Ir para o conteúdo principal

REGULAMENTO

 

    1. Do objeto do regulamento

    O BioHackathon promovido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC, tem como objetivo gerar a integração entre as TI´s do estado e através deste trazer melhorias e inovações dentro dos sistemas e ferramentas denominadas Pacote de Facilidades Reutilizáveis BIOCODE.

    Este documento contem informações básicas e regras gerais sobre o funcionamento do Desafio. Todas as regras e disposições se aplicarão durante a realização do BioHackathon, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2021, a ser realizado na Escola Major Guapindaia.

    Todas as regras mencionadas nos itens descritos a baixo são de observância pelos participantes e poderão ser alteradas pela organização sem prévio aviso, tornando-se obrigatório a partir de sua disponibilização nos meios de comunicação oficiais do evento.  Ao se inscrever para a participação do BioHackathon, o participante declara expressamente que leu, compreendeu e concorda com os termos e condições que regerão o evento, especialmente os constantes deste regulamento.

    1. Do Código de Conduta

            2.1 Queremos transformar o local em um ambiente de integração e inovação entre as TI’s participantes. Assim, é importante que os participantes comuniquem quaisquer incidentes e incômodos ocorridos durante o evento.

            2.2 Nosso BioHackathon é dedicado a fornecer um ambiente seguro e confortável, e uma experiência sem assédio para todos, independente de: gênero; idade; raça; nacionalidade; Ter participado previamente de um Hackathon ou não; Ter experiência em computação/programação ou não.

          2.3 Assim, reforçamos que não iremos tolerar nenhuma forma de assédio em nosso evento, sendo: Ferir Fair Play; Causar tumulto ou confusão; Comentários ofensivos; Xingamentos verbais; Intimidação; Contato físico ou abordagem indesejada.

            2.4 Incidentes e transgressões considerados passíveis de atenção deverão ser resolvidos com parcimônia e de forma soberana pela equipe de organização, seja (candidato(a), mentor(a) ou jurado(a)). Se ocorrerem casos que a violação extrapola a ação da organização, será encaminhada para a entidade tomadora de decisão mais adequada.

           2.5 Não será permitido pedir apoio a qualquer pessoa fora do evento durante o Desafio do BioHackathon. 

           2.6 Não será permitido se ausentar durante as etapas da competição (deverá manter sempre ao menos três representantes da equipe no local.

         2.7 Todos os envolvidos no evento, bem como as soluções e projetos criados no BioHackathon, estão igualmente sujeitos à política anti-assédio. Todos os participantes são obrigados a concordar com o seguinte Código de Conduta uma vez que decidam participar do BioHackathon.

         2.8 Agradecemos a todos por sua ajuda em manter o evento acolhedor, respeitoso, amigável e seguro para todos os envolvidos.

        3. Da Propriedade intelectual

            3.1 As soluções criadas devem ser inéditas.

           3.2 A responsabilidade legal das soluções criadas é das equipes, assim como os deveres da Propriedade Intelectual, inclusive eventual registro para a proteção dos seus direitos em órgãos competentes.

           3.3 O Participante, ao submeter sua inscrição, declara-se ciente e aceita que a Propriedade Intelectual gerada por meio ou a partir de qualquer ideia ou solução apresentada no BioHackathon é de uso e titularidade compartilhada entre a SETIC, que propôs o desafio, e o Participante, sendo que este concede e transfere ao Proponente, de forma não-exclusiva, quaisquer direitos decorrentes de suas ideias, a qual poderá utilizar-se da Propriedade Intelectual a qualquer momento para fins não-comerciais.

          3.4 Ao se inscrever no BioHackathon, o Participante concorda que qualquer funcionalidade dos respectivos projetos, bem como os próprios projetos desenvolvidos durante a participação não ofendem, transgridam ou violem quaisquer direitos de terceiros, especialmente direitos de Propriedade Autoral, intelectual; nem tão pouco são de qualquer forma ilegais ou ilícitos.

          3.5 Os participantes deverão respeitar direitos de terceiros, em especial direitos autorais e direitos de propriedade intelectual. A recomendação é a utilização de licenças livres na construção de seus protótipos.

        3.6 Eventuais transgressões serão de responsabilidade exclusiva do participante ou das equipes que copiarem, de forma ilegítima, soluções protegidas por propriedade intelectual.

            3.7 De acordo com a lei 9610/98 que regula a utilização de Bases de Dados, capítulo VII art.87:

    O titular do direito patrimonial sobre uma base de dados terá o direito exclusivo, a respeito da forma de expressão da estrutura da referida base, de autorizar ou proibir:

    I – Sua reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo;

    II – Sua tradução, adaptação, reordenação ou qualquer outra modificação;

    III – A distribuição do original ou cópias da base de dados ou a sua comunicação ao público.

    IV – A reprodução, distribuição ou comunicação ao público dos resultados das operações mencionadas no inciso II deste artigo.

    De acordo com a Lei acima a SETIC criadora dos sistemas e ferramentas que serão disponibilizadas para o evento BioHackathon, sendo idealizadora do evento, autoriza aos participantes a utilização do pacote de facilidades reutilizáveis Biocode para a melhoria e inovação dos mesmos.

          3.8 A Lei dos Softwares (lei 9609/98) dispõe que os programas de computadores são bens sujeitos ao direito autoral. Isso significa que o direito do autor nasce junto com a obra, não sendo necessário qualquer registro para que este possua direitos, sendo assim os diretos autorais dos sistemas e ferramentas do pacote de facilidades Biocode é total e exclusivamente da SETIC (Secretária Estadual de Tecnologia de Informação e Comunicação) Governo do Estado de Rondônia.

          3.9 Ao participar do desafio, uma vez sendo finalistas e/ou premiados, autorizam a utilização, de modo gratuito, definitivo e licença irrevogável, o participante concede a SETIC o direito de discutir, divulgar, e exibir o conteúdo proveniente ou relacionado ao evento, mantendo os devidos créditos pelo uso da sua imagem no BioHackathon, sem que isso lhe implique qualquer tipo de ônus e/ou contrapartida devida pela comissão organizadora.

        4. Da Data e Local    

           4.1 O evento BioHackathon acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2021 (programação detalhada no item 12). O evento dará inicio as 12h do dia 27/05/2021 e finalizara as 12h do dia 29/05/2021.

           4.2 Será realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, localizada na Rua Padre Chiquinho, 2375 - São João Bosco, Porto Velho - RO, 76848-000. Caberá aos participantes a sua própria locomoção ao local do evento.

        5. Da Infraestrutura

            5.1 O evento não irá disponibilizar computadores ou similares

           5.2 Cada participante deverá portar seu próprio equipamento: no mínimo um PC ou notebook e outros, para realização das atividades;

            5.3 O BioHackathon disponibilizará:

    • Rede elétrica estabilizada, no caso pontos de energia. (110/220 volts);
    • Internet dedicada à maratona: via cabo de rede e/ou acesso via Wi-fi;
    • A responsabilidade pelo transporte e segurança de tais equipamento, bem como a utilização dos mesmos durante o evento, fica por conta de cada participante.
    • A equipe organizadora do evento determinará oportunamente a melhor forma de individualizar cada equipamento correspondente ao respectivo participante.
    • Quaisquer normas de segurança ou de identificação de equipamentos deverão ser rigorosamente seguidas pelos participantes;
    • Durante o período de desenvolvimento da solução, ocorrerão ações de mentoria para suporte à construção das soluções e esclarecimentos de dúvidas.

          5.4 Será disponibilizado pela organização a alimentação para os três dias de evento sendo: coffee break, café da manhã, almoço e janta.

         5.5 O local do evento contém banheiros equipados para banho (com chuveiros e demais instalações), se optarem os participantes deverão dispor de pertences para banho.

            5.6 O espaço destinado para descanso será orientado pelos coordenadores do BioHackathon, cabe ao participante decidir se irá trazer seu colchonete, travesseiro, cobertor e/ou lençol para descanso.

        6. Da Comunicação

          6.1 As comunicações da etapa de inscrições entre a Organizadora e os Participantes e/ou Equipes serão realizadas preferencialmente por meios eletrônicos, através da Plataforma e/ou e-mail e site.

            6.2 Caberá aos Participantes acompanhar a programação, a evolução, os comunicados, os resultados e eventuais alterações do Evento nos meios disponibilizados.

          6.3 A mídia do evento será realizada pela equipe de comunicação da SETIC (Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação) juntamente com a equipe SECOM (Superintendência Estadual de Comunicação).

             6.4 O participante deve estar de acordo com a disposição de seu/sua:

    1) Nome, imagem, vídeo e voz que poderão ser gravados durante o período de participação do BioHackathon nos 3 (três) dias do evento

    2) Divulgação, por meio de jornais, televisão e Internet, ou em qualquer outro meio de comunicação, sem ônus.

        7. Das Temáticas do BioHackathon

             7.1 Dos Sistemas Biocode

        8. Dos Participantes

            8.1 Da quantidade total e origem

    Serão disponibilizadas 100 inscrições para o evento BioHackathon, sendo essas vagas para os servidores do Poder Executivo Estadual, Poder Judiciário, Poder Legislativo Estadual e Tribunal de Contas do Estado.

            8.2 Da formação das Equipes e ajustes

    Serão 20 equipes com 5 participantes cada, a composição será feita com um membro de cada entidade de forma randômica, fazendo assim com que tenha aproximação entre as TI´s.

            8.3 Será permitida somente uma inscrição por CPF e E-mail.

            8.4 Será permitida a participação remota em formato de rodizio de até 40% dos membros da equipe, no entanto, acima dessa porcentagem estabelecida, tem-se como regra que durante todo o evento será necessário que pelo menos 03 membros da equipe esteja no local do desafio para que toda a equipe não seja desclassificada.

            8.5 O participante deverá estar ciente de que todos os materiais, soluções tecnológicas de qualquer natureza serão criadas e apresentadas pela sua respectiva equipe neste evento, e que os três primeiros lugares do BioHackathon serão premiados ao final. Todos os direitos de propriedade intelectual pertencerão com exclusividade ao idealizador do evento.

         8.6 Este é um evento colaborativo e uma oportunidade para desenvolver novas ideias em grupo. Ao participar do BioHackathon, os participantes se comprometem a:

    • não publicar declarações falsas que possam danificar o BioHackathon, públicos e instituições envolvidas;
    • não publicar anúncios ou solicitações de negócios;
    • que o conteúdo desenvolvido pelo grupo e enviado não contenha qualquer tipo de vírus, outros dispositivos desativadores ou código prejudicial.
    • manter sigilo acerca de toda e qualquer informação recebida da SETIC dos demais participantes ou das empresas indicadas, em virtude da participação no Evento, especialmente informações relacionadas a planos estratégicos, planos de negócios, previsões, informações industriais, informações financeiras, processos internos, procedimentos internos, propostas, produtos, serviços, formulações e matérias primas. Esta obrigação permanecerá válida mesmo após o término do Evento por prazo indeterminado.

            8.7 O participante deve seguir os deveres e recomendações de acordo com o Decreto Nº 25.859 – 6 de março de 2021.

    Capitulo V

    Art.28 - É obrigatório o uso de mascara de proteção facial em qualquer local, principalmente em recintos coletivos, compreendido como local destinado á permanente utilização simultânea por varias pessoas, fechado ou aberto, privado ou público, como também nas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte; ocorrendo o seu descumprimento, acarretara a aplicação de multa, conforme legislação correspondente.

    § 1° A máscara deverá ser vestida no rosto, de forma a proteger nariz e boca.

    § 2° A máscara é de uso obrigatório por todos os profissionais, privado ou público, no âmbito laboral de suas atividades; principalmente em momentos em que o distanciamento não pode ser cumprido, os profissionais mais expostos a contatos, devem utilizar protetor facial ou face Shields, para garantir maior segurança.

       9. Das Inscrições

           9.1 As inscrições serão feitas através do site URL: eventos.sistemas.ro.gov.br, sem cobrança de taxa de inscrição.

           9.2 Ocorrerá com 15 dias de antecedência ao início do Evento.

        9.3 O interessado deverá preencher corretamente todos os campos obrigatórios solicitados no formulário eletrônico de inscrição, que disponibilizará recibo com código de barras da inscrição efetivada. Esse recibo será necessário ser apresentado para a retirada do material do participante.

           9.4 Será disponibilizado Termo de Confidencialidade e Participação para assinatura, sendo:

            9.4.1 O participante concederá ao Governo do Estado o direito de reprodução parcial ou integral, edição, adaptação, tradução para qualquer outro idioma, publicação, transmissão, emissão, distribuição e comunicação ao público por quaisquer meios e em quaisquer formatos de:

           9.4.2 Nome, imagem, vídeo e voz, que poderão ser gravados durante o período de participação neste evento, a critério da equipe organizadora;

              9.4.3 Divulgação do escopo, conteúdo e funcionalidade dos projetos vencedores;

              9.4.4 Os participantes vencedores ou qualquer dos participantes não terão direito ao recebimento de quaisquer valores, seja a que tempo e/ou a que título for, em virtude de qualquer forma de utilização, divulgação e reprodução do produto desenvolvido.

               9.4.5 Os participantes deverão declarar, ainda, que qualquer funcionalidade dos respectivos projetos, bem como os próprios projetos desenvolvidos para a participação neste evento, não ofende ou venham a transgredir quaisquer direitos de terceiros, especialmente direitos de propriedade intelectual, e que não são ofensivos, injuriosos, difamadores, nem são de qualquer forma ilegais ou ilícitos.

         9.5 Dos Credenciamentos

           Será realizado 1 (uma) hora antes da abertura do evento dia 27/05/2021 no local do evento, será entregue pela equipe o crachá para os maratonistas, convidados e pessoal de apoio, com suas informações (nome, foto e setor do trabalho), e também uma camisa do BioHackathon.

       10. Do Desafio Proposto para o Evento BioHackathon

    O BioHackathon busca realizar a melhoria dos sistemas da SETIC de forma a se aproveitar os recursos já dispensados na construção de soluções tecnológicas, tornando em uma reutilização sustentável, possibilitando a área da tecnologia da informação ser participativa na solução por meio de compartilhamento de informações, integração, inovação e simplificação de forma a gerar a transformação digital entra as áreas e servidores de TI como um todo, dentro do estado de Rondônia.

    Objetivando melhorias nos serviços, disponibilização de seus recursos, atendimento ao cidadão e economicidade ao Estado a SETIC compartilha o seu Pacote de Facilidades BIOCODE sistemas e ferramentas, e que, estarão disponíveis para as demais Secretarias, para que sejam trabalhadas as propostas de melhorias durante o evento.

    Os temas serão escolhidos pelo próprio time, o que caberá a equipe técnica somente a distribuição do conteúdo sobre qual a função de cada sistema e ferramenta.

    Os sistemas e ferramentas que serão trabalhados durante o desafio, e suas correspondentes descrições constam no item 7.1 Dos sistemas Biocode.

       11. Da Programação para o Evento BioHackathon

    O evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto com o seguinte formato:

    • 27/08 Das 10h da manhã as 24h.

    10h 11h: Recepção dos desafiantes

    Recepção dos participantes será por etapa, para não ocorrer tumulto no ambiente.

    12h: Abertura do evento

    Ocorrerá a abertura do evento junto ao Superintendente da SETIC e SEDI, diretoria SETIC, junto também fazer menção aos parceiros e órgãos presentes.

    A Apresentação dos Mentores e Avaliadores para conhecimento dos participantes a quem irá poder reportar suas ações. Apresentação do desafio proposto, e um breve relato sobre a Biocode, quais sistemas e ferramentas que serão disponibilizadas para os participantes. Apresentação e divisão das equipes, onde foram realizadas de forma randômica no momento das inscrições.

    Momento de reforço das regras e regulamento.

    13h 24h: Ideação e Mentoria

    O desafio começara com a Ideação e Mentoria. As Mentorias serão realizadas conforme as necessidades das equipes, dúvidas serão respondidas pelos PO’s sobre o desafio, sistemas e ferramentas da Biocode.

    18h40min 19h: Palestra

    Ocorrerá uma palestra de no máximo 20 minutos.

    • 28/08 De 01h da manhã as 24h.

    01h 03h: Ideação e Mentoria

    Após a finalização desta etapa será dado início a fase de Prototipação e Validação.

    As Mentorias serão realizadas conforme as necessidades das equipes, dúvidas serão respondidas pelos PO’s sobre o desafio, sistemas e ferramentas da Biocode.

    03h 11h: Prototipação e Validação

    Nesta fase todo e qualquer erro ou acerto deve ser considerado e também ajustado. Uma vez organizado, o produto poder ser levado a teste e possível validação.

    13h 24h: Codificação

    Codificação do sistema ou ferramenta que a equipe escolheu para desenvolver as melhorias.

    22h 22h20min: Palestra

    Ocorrerá uma palestra de no máximo 20 minutos.

    • 29/08 — De 01h da manhã as 13h.

    01h — 03h: Codificação

    Codificação do sistema ou ferramenta que a equipe escolheu para desenvolver as melhorias.

    03h — 06h: Armazenagem Códigos GTILAB

    Os códigos serão armazenados no Gitlab, após a validação da criação das soluções.

    07h — 09h: Momento PITCH

    As apresentações ocorrerão em volta de no máximo 5 minutos, onde os grupos irão exibir quais soluções foram desenvolvidas.

    09h — 11h: Premiação

    A Avaliação da banca julgadora será conforme os critérios que foram estabelecidos sendo o grau de inovação; usabilidade; qualidade da solução; originalidade; tecnologia empregada; experiência do usuário.

    O Mestre de cerimônia chama para o púlpito o Diretor da SETIC para revelar quais serão as três equipes vitoriosas do BioHackathon e entregar as premiações simbólicas.

    12h -13h: Solenidade de Encerramento

    O evento terminará com a fala do Superintendente SETIC e SEDI, diretoria SETIC e Coordenação CODE e COGE.

    12. Da Avaliação

    O BioHackathon será coordenado por uma Comissão Organizadora que irá convidar e designar mentores e jurados, conforme atribuições descritas a seguir:

        12.1 Da mentoria

    Ao longo do evento, as equipes terão a disponibilidade de mentores de diferentes áreas de expertise, que prestarão auxílio e  orientação aos participantes.  

    Os mentores serão:

    • Todos os PO's da CODE;
    • Comissão de Líderes Técnicos da CODE;
    • Comissão Liderança Técnica da COGE;
    • Mentor de Segurança da Informação;
    • Mentor de Adequação à LGPD;
    • Equipe de DEVOPS.

    Na fase 1, que compreende a apresentação do Canvas e do Storyboard, haverá a avaliação de 4 mentores para cada equipe, pontuando de 0 a 10. Deverá ser priorizada a avaliação cruzada, ou seja, não avaliar a equipe que prestou assessoria ou, quando for possível, escolher através de sorteio.

    Essa fase analisará critérios de resolução de problemas; criatividade; clareza; visão de cenário; colaboração, ética e comunicação e esses critérios não serão avaliados individualmente, apenas subsidiarão a decisão de nota do mentor. Terá a seguinte premiação. 

    Os integrantes da equipe que forem os primeiros a concluir a fase ganharão camisetas personalizadas do evento e os integrantes da equipe que alcançarem a maior pontuação ganharão uma camiseta personalizada do evento e ainda poderão escolher a ordem de apresentação do pitch.  

    A fase 2, que trata do desenvolvimento, não contará para a pontuação.

          12.2  Do Julgamento

    A fase 3 compreende o julgamento, no qual cada projeto ou solução apresentada será avaliada por uma banca julgadora composta por 5 (cinco) jurados, a serem definidos em momento oportuno e devidamente informados um dia antes do início do evento.

    Os convidados pela comissão organizadora farão a análise/avaliação das soluções tecnológicas que foram desenvolvidas pelas equipes.

    A pontuação de julgamento será auferida a partir da avaliação do Pitch, em uma escala de 0 a 4,  no qual 1 representa nenhuma ou mínima aderência ao critério, e 4 representa total ou máxima aderência ao critério, levando em consideração os seguintes critérios:

    • Grau de inovação: o quão o projeto apresentado demonstra originalidade e criatividade, não apresentando apenas uma cópia de outras soluções já existentes em diferentes segmentos; 
    • Usabilidade: o grau de facilidade de uso da interface;
    • Qualidade da solução: É o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue, de maneira que atenda às exigências definidas pelos clientes;
    • Tecnologia empregada: o quão a solução faz uso de tecnologias consideradas disruptivas e que de fato pode oferecer escala ao projeto;
    • Experiência do Usuário: o quão satisfatória é, no que se refere tanto ao funcionamento técnico e à organização estrutural quanto ao valor gerado pelo conteúdo acessado.

    O Pitch a ser apresentado à banca julgadora terá a seguinte duração:

    3  (três) minutos de apresentação pelo representante da equipe;

    3 (três) minutos para perguntas dos jurados e respostas do apresentador;

    Em caso de empate, haverá uma votação simples entre os jurados.     

    As decisões da Banca Avaliadora, inclusive no que tange à classificação e à premiação dos Participantes/Equipes, serão soberanas e irrecorríveis, não sendo cabível qualquer contestação dos resultados. 

    Durante o processo de avaliação, os jurados podem aplicar ou não feedbacks a respeito da solução desenvolvida.    

    O evento terá três equipes vencedoras, que serão aquelas que obtiverem maior pontuação na somatória dos critérios de classificação acima mencionados.

     

     

    FASE 1

    PLANEJAMENTO 

    (CANVAS E STORYBOARD)

    FASE 2

    DESENVOLVIMENTO

    FASE 3

    JULGAMENTO

     (PITCH)

    AVALIADORES

    4 Mentores (sorteio ou avaliação cruzada) 

    (0 a 10)

     

     

     

     

    Não há pontuação

    Banca julgadora: 

    5 integrantes;

    5 critérios (0 a 4) 

    PARTICIPANTES

    20 equipes

    20 equipes (exceto os eliminados)

    CRITÉRIOS

    -Resolução de Problemas; Criatividade; Clareza; Visão de cenário; Colaboração e Ética; Comunicação.

     

    ·  Grau de inovação

    · Usabilidade

    · Qualidade da solução

    · Tecnologia empregada

    ·  Experiência do Usuário

     

    (Os critérios serão avaliados individualmente)

    SOMATÓRIO

    Máximo de pontos: 

    4 X 10 = 40

    Máximo de pontos: 

    5 X 20 = 100

    PREMIAÇÃO

    Maior pontuação: Camiseta para os integrantes da equipe e preferência na escolha da ordem de apresentação.

     

    Primeira equipe a concluir a fase 1:

    Camiseta para os integrantes da equipe.

    1º lugar: em definição

    2º lugar: em definição

    3º lugar: em definição

     

    CRITÉRIO DE DESEMPATE

    Sorteio

    Escolha entre mentores e juízes.

          12.3. Critérios para a desclassificação

    • Ferir os critérios do regulamento do evento;
    • Descumprir os termos do  código de conduta
    • Pedir apoio para qualquer pessoa fora do evento;
    • Ausentar-se do local do evento durante as etapas da competição
    • Quebrar o termo de confidencialidade.
    • Desobedecer as regras de prevenção ao CoronaVírus estabelecidas por órgãos regulamentadores.
    • Todos os participante se ausentarem da respectiva sala num mesmo momento. Nesse caso, todos os integrantes da equipe serão desclassificados.

          

      13. Da Premiação

    • As notas finais serão compostas de acordo com a avaliação dos jurados.
    • No dia 29, de acordo com a programação, será realizada a cerimônia de premiação.
    • Todos os prêmios oferecidos aos integrantes da equipe vencedora são pessoais e intransferíveis.
    • Ao final do BioHackathon, os três primeiros colocados receberão medalhas, certificados de participação e as seguintes premiações:

           13.1 1º lugar

    Visita ao Porto Digital – Recife para cada membro da equipe, incluindo passagens aéreas classe econômica e hospedagem em hotel econômico para 03 (três) dias.

           13.2 2º lugar

    Bolsa de capacitação para cada membro da equipe, podendo optar por: Pós-graduação, curso de Scrum ou cursos na área de TI.

           13.3 3º lugar

    Valor em espécie simbólico para cada integrante da equipe.

           13.4 Demais participantes

    Os desafiantes que não comporem o pódio irão receber certificados de participação do evento.