Ir para o conteúdo principal

PROJETO BIOHACKATHON - SEGUNDA VERSÃO

 

PROJETO BIOHACKATHON - Versão II

DATA: 14/05/2021

REVISORES: CLAUDIO LEAL E LUANA OLIVEIRA

 

 

Nome do Órgão - Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação - SETIC

Nome do Município/UF - Porto Velho, Rondônia

Nome do Gestor da Unidade: Delner Freire 

 

Equipe Técnica responsável pela elaboração:

Claudio Antônio Rodrigues Leal

Luana Braz de Oliveira

Rosemeire Vidal

 

1.RESUMO DO PROJETO

A modernização pública e a transformação digital são anseios cada vez maiores da Sociedade Brasileira, exigindo grandes investimentos por parte do Governo Federal e Estaduais. É, por meio do desenvolvimento de softwares e da expansão da Infraestrutura Tecnológica que as unidades de TI vem trabalhado arduamente para construção desse ambiente público cada dia mais digital e simplificado, sempre tão desejado pela população.

Visando potencializar ainda mais esse movimento de simplificação e modernização pública, o Governo do Estado de Rondônia realizará o BioHackathon (Desafio de Programação Sustentável, com 48horas ininterruptas) em Agosto de 2021.

O Evento objetiva gerar Integração ao focar nas equipes de TI’s do Governo do Estado e nas convidadas TCERO, ALERO e TJRO, Inovação por se permitir trazer para um evento a temática do BioHackathon e a melhoria de sistemas criados ou em uso pela SETIC, Simplificação por tornar possível essa ampla troca de conhecimento entre  as TI’s e  proporcionar a Transformação Digital entre os servidores de TI do Estado, assim como, servidores das mais diversas áreas que envolvem a administração pública.

E ainda, transformar ferramentas criadas e usadas na SETIC do seu pacote de facilidades em ferramentas reutilizáveis por todos os entes do Governo do Estado, buscando evitar retrabalho em projetos isolados, simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas e aumentar a integração entre os sistemas, proporcionando assim uma experiência digital mais fluída e simplificada com resultados mais efetivos para servidores públicos e para o cidadão rondoniense.

2.JUSTIFICATIVA

O BioHackathon é um Desafio de Programação Sustentável que busca realizar a melhoria dos sistemas ofertados pela SETIC de forma sustentável a nível de aproveitamento de recursos já dispensados na construção de soluções tecnológicas, em tempo que possibilita a área de tecnologia da informação ser mais participativa na realização de soluções através de compartilhamento, integração, inovação, simplificação gerando transformação digital entre as áreas e servidores de TI como um todo, dentro do Estado de Rondônia

Visando melhorias nos serviços, disponibilização de seus recursos, atendimento ao cidadão e economicidade ao Estado a SETIC compartilha de seu projeto “BIOCODE” (Pacote de Facilidades) ferramentas e sistemas desenvolvidos na SETIC, e que, estarão disponíveis para as demais Secretárias), para que sejam trabalhadas propostas de melhorias durante o evento.

Nesse contexto, além de divulgação para demais unidades que por ventura ainda não tem conhecimento, trazemos uma pesquisa realizada no mês de março de 2021, com uma amostragem em 8 unidades da Administração Estadual, atingindo um número de 58 participantes, que visou identificar a viabilidade de execução desse projeto, demonstrado abaixo:

1.JPG

Questionamentos e Posições:

  1. Opinião dos participantes, referente ao conhecimento da lista BIOCODE, na mesma questão foi possível aos participantes a fazerem a inserção de sistemas utilizados por eles e que não constavam na lista:

 

Conforme o gráfico acima, o sistema SAURON representa um percentual de utilização de 59,34%, logo em seguida temos o Meu Acesso com apenas 18,68%.  Apesar do SAURON estar relativamente bem colocado e conhecido, a ausência de outras soluções da BIOCODE volta a justificar um evento que as coloque em evidência, permitindo assim que todos possam conhecer e possam usufruir do seu valor para potencializar a transformação digital em cada unidade.

  1. Opinião dos participantes quanto à adesão ao evento BioHackathon:

2.JPG

Foi possível verificar uma adesão significativa de 87,93%, contra apenas 12,07% que não demonstraram interesse na adesão. Este resultado confirma os posicionamentos de alguns participantes, referente a se sentirem atuantes e participativos em assunto em comum a TIC.

  1. Opinião dos participantes quanto ao conhecimento de evento na modalidade de maratona (Hackathon) de programação:

3.JPG

Os dados mostram 53,45% são conhecedores do evento Hackathon e 46,55% desconhecem. Temos um percentual dividido, porém, foi possível perceber através de comentários e feedback o interesse em conhecimento e participação no evento.

Na amostragem é possível verificar a importância e valor da realização do evento BioHackathon.

O evento irá proporcionar aos servidores conhecimentos com as ferramentas utilizadas pela SETIC, buscando interação e evitando retrabalho em projetos isolados, simplificando e acelerando o processo de desenvolvimento de sistemas das TI’s, proporcionando assim uma experiência digital mais fluída e simples para os servidores públicos.

O formato do evento foi escolhido por proporcionar a reunião de desenvolvedores e outros profissionais relacionados à área de programação, com intuito de num curto espaço de tempo, criarem soluções inovadoras para sistemas e problemas propostos. Dessa forma, promove-se o engajamento dos participantes e nesse caso, em especial, onde todos atendem a objetivos “comuns” às necessidades do Governo do Estado e por via de regra ao cidadão, sendo também uma ótima maneira de incentivo e promoção de uma cultura digital mais dinâmica, divertida e informal, ao mesmo tempo em que os participantes aprendem coisas novas e criam laços de colaboração entre os colegas.

3.OBJETIVO GERAL

O objetivo do evento é fazer com que os envolvidos tenham uma experiência de interação com soluções tecnológicas ofertadas pela SETIC e proporcionar uma aproximação das unidade de TI’s  do Governo do Estado, resultando em uma rica experiência profissional para simplificar e acelerar processos de desenvolvimento, aumentar a integração entre os sistemas e pessoas, proporcionando uma experiência digital mais fluída para os cidadãos e servidores públicos do Estado de Rondônia.

3.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Solucionar problemas nos sistemas da BIOCODE em curto espaço de tempo;
  • Gerar confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC;
  • Proporcionar  co-participação entre às TI’s setoriais nas soluções da BIOCODE;
  • Melhorar o relacionamento entre as unidades setoriais de TI’s;
  • Aprimorar os sistemas já desenvolvidos pela SETIC;
  • Despertar e fortalecer a cultura digital no Governo do Estado;
  • Promover o conhecimento geral de ferramentas reutilizáveis da SETIC;
  • Simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas;
    • Gerar integração, inovação, simplificação e transformação digital entre os servidores de TI do Estado;
  • Realizar a inscrição de até 100 participantes;
  • Executar os projetos aprovados durante o evento.

 

4.PÚBLICO ALVO / BENEFICIÁRIOS

Os participantes serão compostos por servidores do Poder Executivo Estadual, Poder Judiciário, Poder Legislativo Estadual e Tribunal de Contas do Estado, especialmente oriundos de unidades de tecnologia da informação.

Público alvo direto: Servidores públicos estaduais, do legislativo  e judiciário.

Público alvo indireto: Usuários dos sistemas que receberão melhorias e a sociedade através de um atendimento online mais atualizado.

 

5.METODOLOGIA 

A metodologia do Evento foi descrita visando apresentar o Roteiro Oficial do Evento para o parceiro Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura - SEDI, com o amplo nível de detalhamento, como descrito a seguir

  • Da Proposta de Local para o Evento BioHackathon - EEEM Major Guapindaia

Essa proposta leva em consideração a necessidade de se utilizar uma área com boa localização geográfica, espaçamento físico interno, auditório para aproximadamente 400 pessoas, refeitório, segurança e estacionamento, dentre outras características:

  • Área Climatizada; 
  • Espaço para 100 pessoas com espaçamento social;
  • INFOVIA.

 

E.E.E.M MAJOR GUAPINDAIA

4.JPG

 

  • Da data e horário do Evento  

Data

Horário

Descrição

 

 

 

 

 

 

27/08

10h – 11h

Recepção dos participantes

12h - 13h

Solenidade de Abertura

13h

Almoço  

14h – 17h

Ideação e Mentoria

17h

Coffee Break 

18h - 20h

Ideação e Mentoria

20h20min – 20h40min

Palestras – 20min.

20h40min – 22h

Ideação e Mentoria

22h

Jantar

23h- 24h

Ideação e Mentoria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28/08

01h – 03h

Ideação e Mentoria

03h

Animador – 15min.  - Coffee Break

03h15min – 06h30min

Prototipação e Validação

06h30min – 07h30min

Café da manhã

07h30min - 11h

Prototipação e Validação

11h - 12h 

Almoço

13h – 17h

Codificação

17h

Coffee Break

18h - 21h

Codificação e Mentoria

21h

Jantar

22h – 22h20min

Palestra – 20min.

22h30min – 24h

Codificação

 

 

 

 

 

 

29/08

01h – 03h

Codificação

03h

Animador – 15min.

03h15min – 06h

Armazenagem de Códigos no GITLAB

06h

Café da Manhã

07h - 09h

Momento PITCH

09h – 11h

Premiação

11h30min – 12h

Coffee Break

12h – 13h

Solenidade de Encerramento

 

  • Das Inscrições 

O evento terá 100 (cem) vagas individuais para inscrições de servidores do Poder Executivo Estadual, Poder Judiciário, Poder Legislativo Estadual e Tribunal de Contas do Estado por meio da URL: eventos.sistemas.ro.gov.br e sem cobrança de taxa de inscrição.

As inscrições serão na modalidade on-line e ocorrerão com até 15 dias de antecedência ao início do Evento. Durante a inscrição, os participantes deverão assinar um Termo de Confidencialidade e Participação. A seguir, apresentamos pontos importantes que constarão no termo:

 1) O participante concederá ao Governo do Estado o direito de reprodução parcial ou integral, edição, adaptação, tradução para qualquer outro idioma, publicação, transmissão, emissão, distribuição e comunicação ao público por quaisquer meios e em quaisquer formatos de:

2) Nome, imagem, vídeo e voz, que poderão ser gravados durante o período de participação neste evento, a critério da equipe organizadora; 

3) Divulgação do escopo, conteúdo e funcionalidades dos projetos vencedores;

4) Os participantes vencedores ou qualquer dos participantes não terão direito ao recebimento de quaisquer valores, seja a que tempo e/ou a que título for, em virtude de qualquer forma de utilização, divulgação e reprodução do produto desenvolvido. 

5) Os participantes deverão declarar, ainda, que qualquer funcionalidade dos respectivos projetos, bem como os próprios projetos desenvolvidos para a participação neste evento, não ofendem ou venham a transgredir quaisquer direitos de terceiros, especialmente direitos de propriedade intelectual, e que não são ofensivos, injuriosos, difamadores, nem são de qualquer forma ilegais ou ilícitos.

Após o período de inscrição, os grupos serão criados pelos organizadores do evento de forma randômica, pois os projetos deverão ser desenvolvidos em grupo. A divisão das equipes será proporcional à quantidade de participantes, prevalecendo sempre a maior quantidade de grupos. Será permitida participação remota em formato de rodízio de até 40% dos membros da equipe, no entanto, acima dessa porcentagem estabelecida, tem-se como regra que durante todo o evento será necessário que pelo menos 03 membros de equipe estejam no local do desafio para que toda a equipe não seja desclassificada. 

As soluções poderão usar quaisquer tecnologias desejadas pela equipe, sem restrição alguma ou linguagem padrão a ser utilizada. No entanto, a implantação da solução em ambiente de produção ficará sob responsabilidade da SETIC após o evento, para que nenhum problema inesperado ocorra com os produtos que já estão em produção. A proposta de solução a ser desenvolvida será livre, desde que limitada ao escopo de atuação da BIOCODE.

 

  • Da Proposta de Alimentação durante o Evento

Data

Tipo de Alimentação

27/08/2021

Coffee-break, Jantar

28/08/2021

Café da manhã, Coffee-break, Almoço, Coffee-break, Jantar

29/08/2021

Café da Manhã, Coffee-break

 

  • Do Uso de Computadores no evento

O evento não irá disponibilizar computadores ou similares, cada participante  deverá portar seu próprio equipamento: PC, notebook, outros. O evento garantirá rede elétrica estabilizada. (110/220 volt).

5.6.     Do Julgamento e Desclassificação

A pontuação de julgamento será auferida a partir da avaliação do Pitch levando em consideração os seguintes critérios:

- Grau de inovação;

- Usabilidade;

- Qualidade da solução;

- Originalidade;

- Tecnologia empregada;

- Experiência do Usuário.

 

O Pitch a ser apresentado à banca julgadora terá os seguintes tempos:

3 (três) minutos de apresentação pelo representante da equipe;

3 (três) minutos para perguntas dos jurados e respostas do apresentador;

Os três melhores  trabalhos que atenderam aos critérios estabelecidos irão receber pontuação pela banca julgadora,   compondo a pontuação classificatória. Os detalhamento estarão contido nas regras e regulamentos do Evento. Todas as decisões da Comissão Técnica serão soberanas, não cabendo, em qualquer etapa do BioHackathon, seja durante a avaliação ou na efetiva premiação, recursos ou impugnações por partes dos participantes..

 

A composição da banca julgadora:

 

  • Superintendente da SETIC;
  • Diretor Técnico;
  • Coordenadores da SETIC;
  • Representante de Inovação da SEDI;
  • Representante da Casa Civil.

 

A composição dos mentores, será:

 

  • Todos os PO's da CODE;
  • Comissão de Líderes Técnicos da CODE;
  • Comissão liderança técnica da COGE;
  • Mentor de Segurança da Informação;
  • Mentor de Adequação a LGPD;
  • Equipe de DEVOPS.

 

Critérios para a desclassificação:

 

  • Ferir os princípios de Fair Play;
  • Ferir os critérios do regulamento do evento;
  • Causar tumulto ou confusão durante o evento;
  • Pedir apoio para qualquer pessoa fora do evento;
  • Se ausentar durante as etapas da competição (a equipe deverá manter sempre ao menos dois representantes no local do evento);
  • Quebrar o termo de confidencialidade.

              

  1. FLUXO
  • Da abertura do evento BioHackathon

Mestre de Cerimônia

Agradece a presença de todos e passar para os momentos de fala:

Momento - Superintendente SETIC

Momento - Diretoria SETIC

Momento - Superintendente SEDI

Mestre de Cerimônia faz registro dos convidados presentes no Auditório

Secretario Chefe da Casa Civil

Secretario de Estado da Educação - SEDUC

Secretário de Estado de Finanças - SEFIN

Secretario de Estado de Saúde - SESAU

Secretário de Estado de Meio Ambiente - SEFAM

Secretário SESDEC

Comandante PM

Comandante Bombeiros

 

O Mestre de Cerimônia

Solicita que o Diretor SETIC assuma juntamente como seus Coordenadores a abertura dos trabalhos, informando como se processará o Desafio, expondo a todos participantes, à dinâmica do evento.

Exposição da Dinâmica do Evento

São dadas as Boas Vindas a todos os participantes em nome da SETIC e do Governo do Estado.

Nesse momento o Diretor Setic indicará o Coordenador da CODE para conduzir os esclarecimentos necessários a todos os presentes sobre os desafios propostos para o Evento e, como criar melhorias para os itens do Pacote de Facilidades BIOCODE.  

Oficializa-se nesse momento a abertura do BioHackathon - Desafio de Programação Sustentável.

 

  • Das partes do Evento

Nota: (Os horários internos previstos para as atividades como um todo irão sofrer ajustes devido a mudanças por conta da intercalação Coffee Breack, almoço e jantar além de mini eventos de auditório que serão inseridos na agenda do BioHackathon, a ser desenvolvidos no planejamento da próxima Sprint)

Da Ideação e Mentoria

A partir das 14h do dia 27 até as 3 horas (madrugada) do dia 28, será o tempo em que as equipes terão para se dirigem ao seu local de trabalho, instalar seus equipamentos, (sala de aula, laboratório, biblioteca, outros), e começarem a definir com qual item do Pacote de Facilidade Biocode o Time irá trabalhar.

Ao analisarem o sistema escolhido, acessam fontes de informação sobre sua origem, coletam e analisam dados inclusive fazendo uso de brainstorming, entre outras técnicas a fim de definirem um norte a ser seguido baseado em suas convicções.

A partir deste momento único para cada time novas decisões passam a serem tomadas em relação aos passos que devem ser concretizados até a finalização das melhorias propostas, e que, ainda deverão passar por Prototipação, validação dos Mentores.

Os times podem usufruir da expertise de mentores até momento que precede a realização do Pitch.

Do Protótipo e Validação

A partir das 03h (madrugada) do dia 28 se iniciará a etapa de criação dos protótipos e suas validações (Realizada pelos Mentores) do que foi produzido pelo time será até as 11h da manhã.

Da Codificação

Das 13h da manhã do dia 28 até às 03h os times realizam a codificação.

Da Armazenagem dos Códigos

Os códigos deverão ser armazenados no GitLAB dia 29 entre o horário das 03h às 06h.

 Do Momento PITCH - Apresentação das Melhorias

A partir das 07h do dia 29/08 os times passam a realizar suas apresentações para que a banca julgadora para a identificação das melhores contribuições, levando em consideração os critérios:

  • Grau de Inovação;
  • Usabilidade;
  • Qualidade da Solução;
  • Originalidade;
  • Tecnologia Empregada;
  • Experiência do Usuário.

Da Premiação

A premiação é o auge do evento, é o quanto de dedicação e esforço as equipes participantes se dispuseram a entregar em prol de um objetivo comum.
Considerando ainda que, os times foram agrupados de forma randômica, ou seja, times formados por 5 pessoas diferentes e que necessitam se empenhar ao máximo para superarem suas dificuldades de integração para alcançarem suas metas e resultados.

As 03 (três) Soluções melhores pontuadas serão as vencedoras serão premiadas com 1º, 2º e 3º lugar.

1º Lugar

  • Viagem técnica de 3 dias para conhecer o Porto Digital - Recife - Pernambuco; (translado aéreo de ida e volta para os 5 integrantes da equipe vencedora com saída e chegada em Porto Velho);
  • Custeio de alimentação e hospedagem da equipe, no valor de até R$
    750,00 (três setecentos e cinqüenta reais);

2º Lugar

Bolsa de Capacitação com valor de R$ 900,00 (novecentos reais) para cada
membro da equipe, a ser definido entre:

  • Curso de Scrum;
  • Licença da Plataforma Digital Alura;
  • Pós Graduação em TI.

3º Lugar

Premiação em dinheiro no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais)
para cada membro da equipe.

OBS.: Todos os Vencedores ganharão Certificação de 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar, e para aqueles que foram servidores do Governo do Estado de Rondônia, um dia de folga.

 

Do Anúncio dos Vencedores

O Mestre de Cerimônia chama para o púlpito o Diretor SETIC para revelar os times vencedores de 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar do BioHackathon e entregar as premiações simbólicas.

 

  • Do encerramento do BioHackathon

O Mestre de Cerimônia

Informa o encerramento do evento solene de encerramento ocorre sequencialmente a entrega dos prêmios aos vendedores, com as falas finais:

Superintendente SETIC

Diretoria SETIC

Superintendente SEDI

Coordenação CODE e COGE

  • Das palestras

Serão realizadas palestras ministradas por profissionais tecnicamente habilitados, outras TI’s e parceiros e convidados do BioHackathon, para abordagem de temas ainda a serem definidos pela comissão organizadora. As palestras serão realizadas com o tempo de até 20 minutos, sendo uma na sexta-feira e uma no sábado, horário a ser definido.

  • Momento Animação

Será realizado no sábado e domingo, podendo ocorrer na madrugada ou durante o dia. Momento para descontração e relaxamento dos participantes durante o desafio de programação, o horário será definido junto a comissão organizadora.

  1. ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - EAP

Estrutura Analítica do Projeto tem por objetivo descrever visualmente suas principais fases. No evento BioHackathon esta estruturado em três pilares: Organização, Infraestrutura e Aquisições.

EAP
PLANOS DE ATIVIDADE
PRODUTO 1.BIOHACKATHON
FASES DO CICLO DE VIDA SUB-PRODUTOS 1.1. PLANO ADMINISTRATIVO E DE SUPRIMENTOS 1.2. PLANO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA 1.3. PLANO DEV 1.4. PLANO DE COMUNICA-ÇÃO 1.5. PLANO DE ENCERRA-MENTO
COMPONEN-TES 1.1.1. APROVAÇÃO 1 VERSÃO PROJETO BIO HACKATHON MARATONA DE PROGRAMA-ÇÃO SUSTENTÁVEL 1.1.2. AQUISIÇÃO DE MATERIAL, EQUIPAMEN-TOS , SERVIÇOS 1.1.3.  CREDENCIA-MENTO DESAFIANTES, CONVIDADOS, PESSOAL DE APOIO,  1.2.1. VISITA TÉCNICA - PLANTA BAIXA COM LAYOUT COM DISTANCIA-MENTO SOCIAL, DISTRIBUIÇÃO DE CARGA ELÉTRICA  E LÓGICA 1.2.2. MATERIAL - MOVIMEN-TAÇÃO DE MOBILIÁRIO E EQUIPAMEN-TOS 1.2.3. SEGURANÇA - VIGILÂNCIA 1.3.1. DESENVOVI-MENTO DE SISTEMA PARA CREDENCIA-MENTO E ACESSO AO EVENTO 1.4.1. CERIMONIAL, IMAGEM, CONTEÚDO E IMPRENSA 1.5.1. EMISSÃO DE RELATÓRIOS POR PLANOS DE ATIVIDADE

 

  1. CRONOGRAMA

Este cronograma tem por objetivo organizar atividades macro e prazos em único lugar para se ter uma melhor visibilidade das tarefas e suas dependências 

CRONOGRAMA DO PROJETO
DESCRITIVO PERÍODO ATIVIDADES
ABR MAI JUN JUL AGO SET
1.   BIOHACKATHON         AGO  
  1.1. PLANO ADMINISTRATIVO E DE SUPRIMENTOS            
    1.1.1 APROVAÇÃO 1 VERSÃO PROJETO BIOHACKATHON MARATONA DE PROGRAMAÇÃO SUSTENTÁVEL X          
    1.1.2. APROVAÇÃO 2 VERSÃO PROJETO BIOHACKATHON DESAFIO DE PROGRAMAÇÃO SUSTENTÁVEL   X        
    1.1.3. AQUISIÇÃO DE MATERIAL, EQUIPAMENTOS , SERVIÇOS     X X    
    1.1.4. CREDENCIAMENTO -  MARATONISTAS, CONVIDADOS, PESSOAL DE APOIO         X  
  1.2. PLANO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA            
    1.2.1. VISITA TÉCNICA - EEEM MAJOR GUAPINDAIA - EQUIPE ALQUIMISTAS X          
    1.2.2. VISITA TÉCNICA - INFRAESTRUTURA - PLANTA BAIXA COM LAYOUT COM DISTANCIAMENTO SOCIAL, DISTRIBUIÇÃO DE CARGA ELÉTRICA  E LÓGICA   X        
    1.2.3. MATERIAL - MOVIMENTAÇÃO DE MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS         X  
    1.2.4. SEGURANÇA - VIGILÂNCIA         X  
  1.3. PLANO DEV            
    1.3.1. DESENVOVIMENTO DE SISTEMA PARA CREDENCIAMENTO E ACESSO AO EVENTO       X    
  1.4. PLANO DE COMUNICAÇÃO            
    1.4.1. CERIMONIAL, IMAGEM, CONTEÚDO E IMPRENSA   X X X X  
  1.5. PLANO DE ENCERRAMENTO            
    1.5.1. EMISSÃO DE RELATÓRIOS POR PLANOS DE ATIVIDADE           X
  1. RESULTADOS ESPERADOS 

A realização do evento tornará possível atingir diversas dores existentes no momento e gerar ganhos inestimáveis a SETIC e setores de TI. Os principais resultados esperados durante o evento serão monitorados através da gestão do desempenho de indicadores que serão realizados antes, durante e depois do evento, esse acompanhamento permitirá aprimorar a tomada de decisão necessária durante o percurso e possibilitará uma visão abrangente que corresponde aos objetivos específicos a serem atingidos durante o evento.

            Segue abaixo os indicadores:

Indicador 1:

Indicador:

Número de projetos propostos para melhoria correspondente ao número de sistemas da BIOCODE.

Objetivo específico :

“Solucionar problemas nos sistemas da BIOCODE em curto espaço de tempo”

“Aprimorar os sistemas já desenvolvidos pela SETIC”.

“Simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas”.

Descrição:

Obter no mínimo uma proposta de melhoria para cada sistema.

Recepcionar e avaliar as propostas de projetos de melhoria para os sistemas disponibilizados.

Como medir:

Número de sistemas disponibilizado / número de projetos aprovados pela comissão

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

100%  dos sistemas disponibilizados com apontamentos de melhorias.

 

Indicador 2:

Indicador:

Número de projetos aprovados e implantados nos respectivos sistemas.

Objetivo específico :

“ Executar os projetos aprovados em ambiente de testes durante o evento”.

Descrição:

Executar as soluções apontadas nos projetos aprovados pela comissão durante o evento.

Como medir:

Número de projetos contendo soluções aprovados / número de projetos aprovados implantados

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

100% das soluções dos projetos aprovados implantados.

 

Indicador 3:

Indicador:

Plano de comunicação divulgado para todos os setores de TI do Estado e Judiciário.

Objetivo específico:

“Promover o conhecimento geral de ferramentas reutilizáveis da SETIC”.

“Despertar e fortalecer a cultura digital no Governo do Estado”.

Descrição:

Trazer visibilidade e conhecimento a todas as soluções disponibilizadas pela SETIC e dos demais setores de TI do Estado, bem como promover a cultura digital.

Como medir:

Número de setores de TI no Estado e Judiciário / número de setores de TI contemplados com informações do evento BioHackathon.

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

100% dos setores de TI com conhecimento da realização do evento.

 

Indicador 4:

Indicador:

Medir o número de participantes que respondeu de forma positiva a pesquisa de satisfação quanto à confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC.

Objetivo específico:

“Gerar confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC”.

Descrição:

Aplicar formulário de pesquisa a fim de captar a percepção dos participantes quanto à confiança nas tecnologias disponibilizadas pela SETIC.

Como medir:

Número total de participantes que responderam o questionamento / número de respostas positivas quanto aos itens abordados na pesquisa referente ao evento.

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

Mínimo de 75% de satisfação dos participantes.

 

Indicador 5:

Indicador:

Medir o número de unidades do executivo, judiciária e legislativo aderentes ao evento.

Objetivo específico:

“Proporcionar co-participação entre às TI’s setoriais nas soluções da BIOCODE”

Descrição:

Realizar a gestão de quantas unidades teve representante participando do evento, objetivando confirmar o índice de adesão ao evento.

Como medir:

Número total de unidades comunicadas oficialmente do evento / Número de matriculados (representantes) de cada unidade.

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

Mínimo de 75% de unidades aderente ao evento.

 

Indicador 6:

Indicador:

Medir o nível de satisfação dos participantes quanto a proximidade dos setores de TI na busca de soluções.

Objetivo específico:

“Melhorar o relacionamento entre as unidades setoriais de TI’s”

Descrição:

Aplicar formulário de pesquisa a fim de obter opinião dos participantes quanto a benefícios de proximidade entre as TI’s.

Como medir:

Número total de participantes que responderam o questionamento / número de respostas positivas para a proximidade entre as TI’s.

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

Mínimo de 75% de participantes com resposta positiva quanto a melhoria de relacionamento setorial durante o evento.

Indicador 7:

 

Indicador:

Medir o número de matrículas efetivadas para a participação no evento.

Objetivo específico:

“Realizar a inscrição de até 100 participantes”.

Descrição:

Realizar a inscrição de 100 pessoas para formarem as equipes que irão participar na proposição de soluções tecnológicas da lista Biocode.

Como medir:

Número total de vagas disponíveis para matrícula / Número de matrículas efetivadas.

Responsável:

Coordenador do evento

Meta:

Mínimo de 90% de vagas preenchidas.

 

Indicador 8:

Indicador:

Alcançar o equivalente a 25 equipes com 4 participantes cada grupo, podendo ser integrantes de unidades diversificadas.

Objetivo específico:

““Gerar integração, inovação, simplificação e transformação digital entre os servidores de TI do estado”.

Descrição:

Organizar o número de inscritos divididos de forma a compor equipes de 4 ((3)) pessoas, podendo ser composto por integrantes de setores diferentes, dessa forma promovendo a interação, troca de conhecimento e expertise, a fim de garantir a transformação digital.

Como medir:

Número total de equipes permitido  / Número de equipes formadas.

Responsável:

Coordenador do evento

Meta:

Mínimo de 90% das equipes formadas.

Dessa forma, será possível deixar o Pacote de Facilidades BIOCODE mais robusto e aplicável à um maior número de clientes, com conteúdo inovador, atual, compatível com que os clientes de TI desejam ao fomentar a economicidade em contratação de software e mão de obra para construir soluções.

  1. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O monitoramento e avaliação deste projeto ocorrerá do momento que antecede ao evento, com e a preparação da estrutura que viabiliza o projeto, durante a ocorrência do evento através do monitoramento dos indicadores e aplicação de pesquisa individual de avaliação de itens importantes para viabilidade do projeto e no final do evento, a fim de obtermos feedback com espaço para elogios, críticas e sugestões para que possamos monitorar os indicadores e realizar melhorias para futuros eventos. O monitoramento aumenta a eficiência dos processos, facilita a divulgação de resultados para os clientes externos e internos e ajuda a mensurar de forma tangível os resultados obtidos com a realização do evento. O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução, possibilitando a correção de desvios e a retroalimentação do processo de planejamento. O monitoramento se diferencia de um acompanhamento, pois além de realizar a documentação da implantação, identifica os desvios na execução das atividades propostas, fornecendo subsídio para avaliação. Consequentemente, a avaliação possibilita a implantação de ações corretivas para ajustes e replanejamento das atividades. Durante e ao final do evento os formulários de avaliação, possibilitará um monitoramento através de uma seleção de perguntas aplicadas aos participantes de forma calculada e sistemática. Os conhecimentos adquiridos através das respostas permitirão aos gestores do evento tomar decisões, ajustar o planejado e na composição de uma nova estratégia, e assim, alcançar os objetivos da melhor maneira possível. Da mesma forma que o evento foi elaborado a partir de uma abordagem estratégica, o processo de monitoramento e avaliação de resultados do evento BioHackathon deverá pautar-se em uma abordagem estratégica, ou seja, atividades e ações foram consideradas prioritárias para estruturar a realização do evento bem como os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis serão monitorados e avaliados.

EQUIPE TÉCNICA

PESSOAL

Para o item Pessoal a tabela abaixo indica os quantitativos necessários para que todas as atividades possam ser exercidas de forma plena e desejável.

Qt.

Descritivo

Função

Responsabilidade

Observações

01

Coordenador Geral

Coordenação geral do Evento

Liderar equipes; Planejar agendas;  Avaliar desempenho; Demonstrar motivação; Apresentar soluções criativas; Ponderar opiniões divergentes; outros

 

01

Responsável pelo Plano - Administrativo e Suprimentos

 Administrativo e Suprimentos

Construção do regulamento e sua publicação; cadastramento dos participantes, seu credenciamento e de seus equipamentos; Abrir processo de compras; Outros

 

01

Responsável pelo Plano - Infraestrutura e Logística

 Infraestrutura e Logística

Mapear o ambiente através de visita técnica; Criar layout com todos os espaços; Uso de monitores ou telões; Disponibilizar redes elétrica e de lógica; Réguas elétricas; Realizar transporte de pessoal e material sempre durante o evento; Emite relatório ao final do evento; outros

 

01

Responsável pelo Plano - DEV

DEV

Construir  sistema de cadastramento de participantes e de registro seus equipamentos; Construir placar on-line para apresentação  dos resultados em tempo real; Emitir relatório ao final do evento; outros

 

01

Responsável pelo Plano -  Comunicação

 Comunicação

Construir marca, logo  do evento; Desenvolver conteúdos para web (Face e Instagran); Dirigir entrevistas; Garantir a produção e visualização de fotos e vídeos; Emite relatório ao final do evento; outros

 

01

Facilitador

Mediação, Facilitação

Intermediar apresentação de etapas, abertura e encerramento do evento; outros

SETIC

08

Mentor

Mentoria

Auxiliar físico ou remoto para os processos de Ideação, Pitch e Validação de Protótipos; outros

Desejável que seja um  P.O. de DEV

04

Jurado

Júri

Pessoa encarregada de conferir cada etapa do desafio  guiado por critérios e gabaritos pré-estabelecidos; Exerce desempates;  outros

Informações constantes no Regulamento do Evento (ainda por ser construído) 

03

Fiscal

Fiscalização

Auxiliar que atua no cumprimento de todas as regras do evento; Aplica sanções de acordo com o regulamento do evento; outros

 

10

Apoio

Apoio

Transito de equipamentos, mobiliário, transporte de cargas em veículos; Distribui água, café; Controla medalhas, troféus; outros

 

04

Limpeza

Limpeza

Equipe que mantém todos ambientes do evento  sempre limpo, cestos de lixo vazios, piso varrido e seco;, outros

 

02

Segurança

Segurança

Garantir a integridade física dos participantes; Garantir que não hajam furtos;

Preferencial à paisana

01

Equipe de Segurança

Bombeiros Civis

Apoio em primeiros socorros

Preferencialmente com UTI Móvel no Local do Evento

01

Equipe de manutenção

Infraestrutura, computadores, outros;

Rede lógica e elétrica, configuração mínima para computadores, vírus, entre outros;

100% presente no evento