Ir para o conteúdo principal

PROJETO BIOHACKATHON - Edição 1

 Nome do Órgão - Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação

Nome do município/UF - Porto Velho, Rondônia

Nome do Gestor da Unidade: Delner Freire 

Equipe Técnica responsável pela elaboração:

Claudio Antonio Rodrigues Leal

Luana Braz de Oliveira

Rosemeire Vidal

RESUMO DO PROJETO

A modernização pública e a transformação digital são anseios cada vez maiores da sociedade brasileira, exigindo grande investimento por parte do Governo. E por meio do desenvolvimento de softwares e expansão da infraestrutura tecnológica, as unidades de TI do Estado têm trabalhado arduamente para construção desse ambiente público cada dia mais digital e simplificado desejado pela população.

E visando potencializar ainda mais esse movimento de simplificação e modernização pública, o Governo do Estado realizará o BIOHackathon (maratona de programação sustentável) em Julho de 2021 durante 3 dias corridos. O evento propõe gerar integração, inovação, simplificação e transformação digital entre os servidores de TI do estado, assim como, servidores das mais diversas áreas que envolvem a administração pública.

Objetivamos transformar ferramentas criadas e usadas na SETIC em um pacote de facilidades reutilizáveis por todos os sistemas do estado, buscando evitar retrabalho em projetos isolados, simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas e aumentar a integração entre os sistemas, proporcionando assim uma experiência digital mais fluída e simplificada para o cidadão rondoniense e servidores públicos.

JUSTIFICATIVA

Biohackathon é um evento de Maratona de Programação que busca realizar a melhoria dos sistemas ofertados pela SETIC de forma sustentável a nível de aproveitamento de recursos já dispensados na construção de soluções tecnológicas, ao tempo em que possibilita a área de tecnologia da informação ser mais participativa na realização de soluções compartilhadas, através de integração, inovação, simplificação e transformação digital entre as áreas e servidores de TI como um todo dentro do Estado de Rondônia

Visando melhorias nos serviços, disponibilização de seus recursos, atendimento ao cidadão e economicidade ao Estado, a SETIC compartilha de seu projeto “BIOCODE” (Pacote Sistemas desenvolvidos pela SETIC, e que, estão disponíveis para as demais secretárias), para que sejam trabalhadas propostas de melhorias durante o evento.

Nesse contexto além de divulgação para demais unidades que por ventura possam não ter ainda conhecimento, trazemos uma pesquisa realizada no mês de março de 2021, com uma amostragem em 8 unidades da Administração Estadual, atingindo um número de 58 participantes, que visou identificar a viabilidade de execução desse projeto através dos índices mostrados abaixo:

  1. Opinião dos participantes referente ao conhecimento da lista Biocode, na mesma questão foi possível aos participantes a inserção de sistemas utilizados que não constam na lista e que os participantes utilizam:

FIGURA 1.png

Conforme o gráfico acima, o sistema SAURON representa um percentual de utilização de 59,34%, logo em seguida temos o Meu Acesso com apenas 18,68%. Apesar do SAURON estar relativamente bem colocado e conhecido, a ausência de outras soluções da BIOCODE volta a justificar um evento que as coloque em evidência, permitindo assim que todos as conheçam e possam usufruir do seu valor para potencializar a transformação digital em cada unidade.

  1. Opinião dos participantes quanto a adesão ao evento Biohackathon:

FIGURA2.png

Foi possível verificar uma adesão significativa de 87,93%, contra apenas 12,07% que não demonstraram interesse na adesão. Este resultado confirma os posicionamentos de alguns participantes, referente a se sentirem atuantes e participativos em assunto em comum a TIC.

3. Opinião dos participantes quanto ao conhecimento de evento na modalidade de maratona (Hackathon) de programação:

FIGURA3.png

Os dados mostram 53,45% são conhecedores do evento Hackathon e 46,55% desconhecem. Temos um percentual divididos, porém, foi possível perceber através de comentários e feedback o interesse em conhecimento e participação no evento.

Na amostragem é possível verificar a importância e valor da realização do evento Biohackathon.

O evento irá proporcionar aos servidores conhecimentos com as ferramentas utilizadas pela SETIC, buscando interação e evitando retrabalho em projetos isolados, simplificando e acelerando o processo de desenvolvimento de sistemas das TI’S, proporcionando assim uma experiência digital mais fluída e simples para os servidores públicos.

O formato do evento foi escolhido por proporcionar a reunião de desenvolvedores e outros profissionais relacionados a área de programação, com intuito de num curto espaço de tempo, criarem soluções inovadoras para sistemas e problemas propostos. Dessa forma promovendo o engajamento dos participantes e nesse caso em especial, onde todos atendem a objetivos em comum às necessidades do Governo do Estado e ao cidadão, sendo também uma ótima maneira de incentivo e promoção de uma cultura digital mais dinâmica, divertida e informal, ao mesmo tempo em que os participantes aprendem coisas novas e criam laços de colaboração entre os colegas.

OBJETIVO GERAL

O objetivo do evento é fazer com que os envolvidos tenham uma experiência de interação com soluções tecnológicas ofertadas pela SETIC e proporcionar uma aproximação das unidade de TIs  do estado, resultando em uma rica experiência profissional para simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento, aumentar a integração entre os sistemas e pessoas, proporcionar uma experiência digital mais fluída para os cidadãos e servidores públicos do estado de Rondônia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Solucionar problemas nos sistemas da BIOCODE em curto espaço de tempo;

  • Gerar confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC;

  • Proporcionar  coparticipação entre às TI’s setoriais nas soluções da BIOCODE;

  • Melhorar o relacionamento entre as unidades setoriais de TI’s;

  • Aprimorar os sistemas já desenvolvidos pela SETIC;

  • Despertar e fortalecer a cultura digital no Governo do Estado;

  • Promover o conhecimento geral de ferramentas reutilizáveis da SETIC;

  • Simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas;

  • Gerar integração, inovação, simplificação e transformação digital entre os servidores de TI do estado;

  • Realizar a inscrição de até 100 participantes;
  • Executar os projetos aprovados durante o evento.

 

PÚBLICO ALVO / BENEFICIÁRIOS

Os participantes serão compostos por servidores do Poder Executivo Estadual, Poder Judiciário, Poder Legislativo Estadual e Tribunal de Contas do Estado, especialmente oriundos de unidades de tecnologia da informação.

Público-alvo beneficiados diretamente: Servidores públicos estaduais e judiciário.

Público-alvo beneficiário indiretamente: Usuários dos sistemas que receberão melhorias e a sociedade através de um atendimento online mais atualizado.

 

METODOLOGIA

 

A metodologia do Evento foi descrita visando apresentar o Roteiro Oficial do Evento para o parceiro Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura - SEDI, com o amplo nível de detalhamento, como descrito a seguir

 

  1. Da Proposta de Local para o Evento BioHackathon - E.E.E.M Major Guapindaia

Essa proposta leva em consideração a necessidade de se utilizar uma área com boa localização geográfica, física, ampla capacidade de oferta de alimentação, segurança e estacionamento, dentre outras características:

  • Área Climatizada; 
  • Espaço para 100 pessoas com espaçamento social;
  • Infovia.

E.E.E.M MAJOR GUAPINDAIA

Planta Major Guapindaia Julien.JPG

     2. Da data e horário (sugeridos) do Evento  

    DIA

    HORÁRIO

    ATIVIDADE

    28/07/2021

    11h às 12h

    Cerimonial de Abertura - Biohackathon

     

    13h às 18h

    Ideação e Mentoria

     

    19h às 24h

    Prototipação e Validação

    29/07/2021

    01h às 12h

    Prototipação e Validação

     

    13h às 15h

    Pitch

     

    16h às 24h

    Codificação

    30/07/2021

    00h às 07h

    Codificação

     

    08h às 10h

    Armazenagem Códigos GITLAB

     

    10h às 12h

    Premiação

     

    12h às 13h

    Encerramento

    1. Das Inscrições   

    O evento terá 100 vagas individuais para inscrições de servidores do Poder Executivo Estadual, Poder Judiciário, Poder Legislativo Estadual e Tribunal de Contas do Estado por meio da URL eventos.sistemas.ro.gov.br e sem cobrança de taxa de inscrição. As inscrições serão na modalidade on-line e ocorrerão com até 15 dias de antecedência ao início do Evento. 

    Durante a inscrição, os participantes deverão assinar um Termo de Confidencialidade e Participação.

    A seguir, apresentamos pontos importantes que constarão no termo:

     - O participante concederá ao Governo do Estado o direito de reprodução parcial ou integral, edição, adaptação, tradução para qualquer outro idioma, publicação, transmissão, emissão, distribuição e comunicação ao público por quaisquer meios e em quaisquer formatos de:

    - Nome, imagem, vídeo e voz, que poderão ser gravados durante o período de participação neste evento, a critério da equipe organizadora; 

    - Divulgação do escopo, conteúdo e funcionalidades dos projetos vencedores;

    - Os participantes vencedores ou qualquer dos participantes não terão direito ao recebimento de quaisquer valores, seja a que tempo e/ou a que título for, em virtude de qualquer forma de utilização, divulgação e reprodução do produto desenvolvido. 

    - Os participantes deverão declarar, ainda, que qualquer funcionalidade dos respectivos projetos, bem como os próprios projetos desenvolvidos para a participação neste evento, não ofendem ou venham a transgredir quaisquer direitos de terceiros, especialmente direitos de propriedade intelectual, e que não são ofensivos, injuriosos, difamadores, nem são de qualquer forma ilegais ou ilícitos.

    Após o período de inscrição, os grupos serão criados pelos organizadores do evento de forma randômica, pois os projetos deverão ser desenvolvidos em grupo. A divisão das equipes será proporcional à quantidade de participantes, prevalecendo sempre a maior quantidade de grupos. Durante o evento, o grupo deverá restar no mínimo com 3 pessoas e caso reste menos, os outros membros serão redistribuídos entre as equipes. Será permitida participação remota de até 50% dos membros da equipe, no entanto, acima dessa porcentagem estabelecida, tem-se como regra que durante todo o evento será necessário que pelo menos 02 membros de equipe estejam no local do desafio para que toda a equipe não seja desclassificada. 

    As soluções poderão usar quaisquer tecnologias desejadas pela equipe, sem restrição alguma ou linguagem padrão a ser utilizada. No entanto, a implantação da solução em ambiente de produção ficará sob responsabilidade da SETIC após o evento, para que nenhum problema inesperado ocorra com os produtos que já estão em produção. A proposta de solução a ser desenvolvida será livre, desde que limitada ao escopo de atuação da BIOCODE.

    1. Da Proposta de Alimentação durante o Evento

    Data

    Tipo de Alimentação

    28/07/2021

    Coffee-break, Jantar

    29/07/2021

    Café da manhã, Coffee-break, Almoço, Coffee-break, Jantar

    30/07/2021

    Café da Manhã, Coffee-break

    1. Do Uso de Computadores no evento

    O evento não irá disponibilizar computadores ou similares, cada participante  deverá portar seu próprio equipamento: PC, notebook, outros. O evento garantirá rede elétrica estabilizada. (110/220 volt).

    1. Do Julgamento e Desclassificação

    A pontuação de julgamento será auferida a partir da avaliação do Pitch levando em consideração os seguintes critérios:

    - Grau de inovação;

    - Usabilidade;

    - Qualidade da solução;

    - Originalidade;

    - Tecnologia empregada;

    - Experiência do Usuário.

     

    O Pitch a ser apresentado à banca julgadora, terá os seguintes tempos:

    - 3 minutos de apresentação pelo representante da equipe;

    - 3 minutos para perguntas dos jurados e respostas do apresentador;

    Os três melhores  trabalhos que atenderam aos critérios estabelecidos irão receber pontuação pela banca julgadora,   compondo a pontuação classificatória. Os detalhamento estarão contido nas regras e regulamentos do Evento ainda por ser construído. Todas as decisões da Comissão Técnica serão soberanas, não cabendo, em qualquer etapa do BioHackathon, seja durante a avaliação ou na efetiva premiação, recursos ou impugnações por partes dos participantes..

    A composição da banca avaliadora:

    • Superintendente da SETIC;
    • Diretor Técnico;
    • Coordenadores da SETIC;
    • Representante de Inovação da SEDI;
    • Representante da Casa Civil;

    A composição dos mentores, será:

    • Todos os PO's da CODE;
    • Comissão de Líderes Técnicos da CODE;
    • Comissão liderança técnica da COGE;
    • Mentor de Segurança da Informação;
    • Mentor de Adequação a LGPD;
    • Equipe de DEVOPS;

    Critérios para a desclassificação:

    • Ferir os princípios de Fair Play;
    • Ferir os critérios do regulamento do evento;
    • Causar tumulto ou confusão durante o evento;
    • Pedir apoio para qualquer pessoa fora do evento;
    • Se ausentar durante as etapas da competição (a equipe deverá manter sempre ao menos dois representantes no local do evento);
    • Quebrar o termo de confidencialidade;

                    

      7. Fluxo do Evento 

      Da abertura do Evento BioHackathon 

      • Momento - Superintendente SETIC
      • Momento - Superintendente SEDI
      • Momento - Secretario Casa Civil
      • Momento - Diretoria SETIC
      • Convidados (maiores TI's)
      • Secretário SEFIN
      • Secretario SESAU
      • Secretario SEDAM

      Encerrada a abertura, o Diretor SETIC convida os idealizadores Coordenador de Desenvolvimento (GDEV) e da COGE para assumirem com ele a ABERTURA dos trabalhos informando como se processará o Desafio,  expondo a todos participantes a dinâmica do evento.

      • Da Apresentação do Desafio (Exposição da Dinâmica do Evento)

      O Coordenador de GDEV dará as boas vindas a todos os participantes em nome da SETIC e do Governo do Estado.

      Esclarecerá a todos presentes os desafios propostos para o Evento, qual seja, criar melhorias nas ferramentas "x, y, z e  etc..." do pacote de facilidades Biocode para que demais TI's do Estado possam utilizá-las de forma padronizada em suas rotinas, sem ter que empreender esforços para criá-las do zero, com isso economizando tempo e recursos com sistemas já existentes. Destacará ainda a importância da leitura e compreensão por todos de todos participantes sobre os itens do Regulamento do Evento, e para dirimir quaisquer dúvidas os participantes devem  procurar a Comissão Técnica do evento.

      Oficializa-se então, a abertura do BioHackathon - Maratona de Programação Sustentável.

      • Da Ideação e Mentoria

      Na tarde do primeiro dia, com as equipes formadas previamente, cada uma delas define com qual ferramenta Biocode irá trabalhar. Ao analisarem o sistema escolhido, acessam fontes de informação sobre sua origem ,  coletam e analisam dados inclusive fazendo uso de brainstorming,  a fim de definirem um norte a ser seguido  baseado em suas  convicções. A partir deste momento único para cada time novas decisões passam a serem tomadas em relação aos passos que devem ser concretizados até a finalização das melhorias propostas, e  que, ainda deverão passar por validação. Os times podem  usufruir da expertise de mentores durante até a realização do Pitch.

      • Do Protótipo e Validação 

      Durante a noite do primeiro dia e a madrugada do segundo dia e dia ocorre a etapa de Prototipação e a Validação do que foi produzido pelos times que agora buscando ter seus produtos validados. 

      • Do Pitch

      Na tarde do segundo dia os Times passam a realizar  suas apresentações momento Pitch para que uma Banca de Jurados julguem os melhores Pitch's. Os dez times classificados seguem no desafio passando para a fase Codificação, onde os participantes   codificam suas melhorias.

      • Da Codificação e Armazenagem

      Na tarde e noite do segundo dia e madrugada do terceiro dia os times realizam a codificação de suas melhorias, tendo das 8h até às 10 horas do terceiro e último dia para armazenarem seus códigos no  GITLAB.

      • Da proposta de Premiação

       O evento de premiação é o auge do evento, é o quanto de dedicação e esforço as equipes participantes dispuseram, entregaram em prol de um objetivo comum. Considerando ainda que, os times serão agrupados de forma randômica , ou seja, times  formados por pessoas diferentes  e que devem  se empenhar ao máximo  superar suas dificuldades de integração  para alcançar suas metas e objetivos .  

      Serão premiadas as três equipes ao final do evento, de acordo com os critérios estabelecidos pela banca julgadora ficando definido para:

      1º Lugar

      • Viagem técnica para conhecer o Porto Digital - Recife - Pernambuco;
      • Custeio de alimentação e hospedagem da equipe, no valor de até R$ 5.000,00 (Cinco mil reais);

      2º Lugar

      • Bolsa de Capacitação entre R$ 800,00 a R$3.000,00 para cada membro da equipe;

      A ser definido entre:

      • Curso de Scrum;
      • Licença em Plataforma Digital Alura;
      • Pós-Graduação em TI;

      3º Lugar

      • Premiação em dinheiro no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para cada membro da equipe;
      • Todos os campeões receberão Certificação de 1º, 2º e/ou 3º lugar e folga de um dia de expediente de trabalho;

      Do Encerramento

      O Momento solene de encerramento ocorre sequencialmente entrega dos prêmios aos vendedores com falas finais do Superintendente SETIC, Diretor SETIC, Parceiro Evento.

       

        ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - EAP

        Estrutura Analítica do Projeto tem por objetivo descrever visualmente suas principais fases. No evento Biohackathon esta estruturado em três pilares: Organização, Infraestrutura e Aquisições.

         

        EAP.JPG

        CRONOGRAMA

        Este cronograma tem por objetivo organizar atividades macro e prazos em único lugar para se ter uma melhor visibilidade das tarefas e suas dependências

        Cronograma.JPG

         

        RESULTADOS ESPERADOS 

        A realização do evento tornará possível atingir diversas dores existentes no momento e gerar ganhos inestimáveis a SETIC e setores de TI. Os principais resultados esperados durante o evento serão monitorados através da gestão do desempenho de indicadores que serão realizados antes, durante e depois do evento, esse acompanhamento permitirá aprimorar as tomadas de decisões necessárias durante o percurso e possibilitará uma visão abrangente que corresponde a objetivos específicos a serem atingidos durante o evento.

                    Segue abaixo os indicadores:

        Indicador 1:

        Indicador:

        Número de projetos propostos para melhoria correspondente ao número de sistemas da Biocode.

        Objetivo específico :

        “Solucionar problemas nos sistemas da BIOCODE em curto espaço de tempo”

        “Aprimorar os sistemas já desenvolvidos pela SETIC”.

        “Simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas”.

        Descrição:

        Obter no mínimo uma proposta de melhoria para cada sistema.

        Recepcionar e avaliar as propostas de projetos de melhoria para os sistemas disponibilizados.

        Como medir:

        Número de sistemas disponibilizado / número de projetos aprovados pela comissão

        Responsável:

        Coordenador do evento.

        Meta:

        100% dos sistemas disponibilizados com apontamentos de melhorias.

        Indicador 2:

        Indicador:

        Número de projetos aprovados e implantados nos respectivos sistemas.

        Objetivo específico :

        “ Executar os projetos aprovados durante o evento”.

        Descrição:

        Executar as soluções apontadas nos projetos aprovados pela comissão durante o evento.

        Como medir:

        Número de projetos contendo soluções aprovados / número de projetos aprovados implantados

        Responsável:

        Coordenador do evento.

        Meta:

        100% das soluções dos projetos aprovados implantados.

        Indicador 3:

        Indicador:

        Plano de comunicação divulgado para todos os setores de TI do Estado e Judiciário.

        Objetivo específico:

        “Promover o conhecimento geral de ferramentas reutilizáveis da SETIC”.

        “Despertar e fortalecer a cultura digital no Governo do Estado”.

        Descrição:

        Trazer visibilidade e conhecimento a todas as soluções disponibilizadas pela SETIC e dos demais setores de TI do Estado, bem como promover a cultura digital.

        Como medir:

        Número de setores de TI no Estado e Judiciário / número de setores de TI contemplados com informações do evento Biohackathon.

        Responsável:

        Coordenador do evento.

        Meta:

        100% dos setores de TI com conhecimento da realização do evento.

        Indicador 4:

        Indicador:

        Medir o número de participantes que responderam de forma positiva a pesquisa de satisfação quanto a confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC.

        Objetivo específico:

        “Gerar confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC”.

        Descrição:

        Aplicar formulário de pesquisa a fim de captar a percepção dos participantes quanto à confiança nas tecnologias disponibilizadas pela SETIC.

        Como medir:

        Número total de participantes que responderam o questionamento / número de respostas positivas quanto aos itens abordados na pesquisa referente ao evento.

        Responsável:

        Coordenador do evento.

        Meta:

        Mínimo de 75% de satisfação dos participantes.

        Indicador 5:

        Indicador:

        Medir o número de unidades administrativa/judiciária aderentes ao evento.

        Objetivo específico:

        “Proporcionar coparticipação entre às TI’s setoriais nas soluções da BIOCODE”

        Descrição:

        Realizar a gestão de quantas unidades teve representante participando do evento, objetivando confirmar o índice de adesão ao evento.

        Como medir:

        Número total de unidades comunicadas oficialmente do evento / Número de matriculados (representantes) de cada unidade.

        Responsável:

        Coordenador do evento.

        Meta:

        Mínimo de 75% de unidades aderente ao evento.

        Indicador 6:

        Indicador:

        Medir o nível de satisfação dos participantes quanto a proximidade dos setores de TI na busca de soluções.

        Objetivo específico:

        “Melhorar o relacionamento entre as unidades setoriais de TI’s”

        Descrição:

        Aplicar formulário de pesquisa a fim de obter opinião dos participantes quanto a benefícios de proximidade entre as TI’s.

        Como medir:

        Número total de participantes que responderam o questionamento / número de respostas positivas para a proximidade entre as TI’s.

        Responsável:

        Coordenador do evento.

        Meta:

        Mínimo de 75% de participantes com resposta positiva quanto a melhoria de relacionamento setorial durante o evento.

        Indicador 7:

        Indicador:

        Medir o número de matrículas efetivadas para a participação no evento.

        Objetivo específico:

        “Realizar a inscrição de até 100 participantes”.

        Descrição:

        Realizar a inscrição de 100 pessoas para formarem as equipes que irão participar na proposição de soluções tecnológicas da lista Biocode.

        Como medir:

        Número total de vagas disponíveis para matrícula / Número de matrículas efetivadas.

        Responsável:

        Coordenador do evento

        Meta:

        Mínimo de 90% de vagas preenchidas.

        Indicador 8:

        Indicador:

        Alcançar o equivalente a 25 equipes com 4 participantes cada grupo, podendo ser integrantes de unidades diversificadas.

        Objetivo específico:

        ““Gerar integração, inovação, simplificação e transformação digital entre os servidores de TI do estado”.

        Descrição:

        Organizar o número de inscritos divididos de forma a compor equipes de 4 ((3)) pessoas, podendo ser composto por integrantes de setores diferentes, dessa forma promovendo a interação, troca de conhecimento e expertise, a fim de garantir a transformação digital.

        Como medir:

        Número total de equipes permitido  / Número de equipes formadas.

        Responsável:

        Coordenador do evento

        Meta:

        Mínimo de 90% das equipes formadas.

        Dessa forma, será possível uma Biocode mais robusta e aplicável a um maior número de clientes, com conteúdo inovador, atual, compatível com os clientes e fomentando a economicidade em contratação de software e mão de obra para construir soluções.

        MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

                O monitoramento e avaliação deste projeto ocorrerá do momento que antecede ao evento, com e a preparação da estrutura que viabiliza o projeto, durante a ocorrência do evento através do monitoramento dos indicadores e aplicação de pesquisa individual de avaliação de itens importantes para viabilidade do projeto e no final do evento, a fim de obtermos um feedback com espaços para elogios, críticas e sugestões para que possamos monitorar os indicadores e realizar melhorias para futuros eventos.

                 O monitoramento aumenta a eficiência dos processos, facilita a divulgação de resultados para os clientes externos e internos e ajuda a mensurar de forma tangível os resultados obtidos com a realização do evento.

                 O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução, possibilitando a correção de desvios e a retroalimentação do processo de planejamento. O monitoramento se diferencia de um acompanhamento, pois além de realizar a documentação da implantação, identifica os desvios na execução das atividades propostas, fornecendo subsídio para avaliação. Consequentemente, a avaliação possibilita a implantação de ações corretivas para ajustes e replanejamento das atividades.

                 Durante e ao final do evento os formulários de avaliação, possibilitará um monitoramento através de uma seleção de perguntas aplicadas aos participantes de forma calculada e sistemática. Os conhecimentos adquiridos através das respostas permitirão aos gestores do evento tomar decisões, ajustar o planejado e na composição de uma nova estratégia, e assim, alcançar os objetivos da melhor maneira possível. Da mesma forma que o evento foi elaborado a partir de uma abordagem estratégica, o processo de monitoramento e avaliação de resultados do evento Biohackathon deverá pautar-se em uma abordagem estratégica, ou seja, atividades e ações foram consideradas prioritárias para estruturar a realização do evento, bem como os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis serão monitorados e avaliados.

         

        EQUIPE TÉCNICA

        PESSOAL

        Para o item Pessoal a tabela abaixo indica os quantitativos necessários para que todas as atividades possam ser exercidas de forma plena e desejável.

        Qt.

        Descritivo

        Função

        Responsabilidade

        Observações

        01

        Coordenador Geral

        Coordenação geral do Evento

        Liderar equipes; Planejar agendas;  Avaliar desempenho; Demonstrar motivação; Apresentar soluções criativas; Ponderar opiniões divergentes; outros

         

        01

        Responsável pelo Plano - Administrativo e Suprimentos

         Administrativo e Suprimentos

        Construção do regulamento e sua publicação; cadastramento dos participantes, seu credenciamento e de seus equipamentos; Abrir processo de compras; Outros

         

        01

        Responsável pelo Plano - Infraestrutura e Logística

         Infraestrutura e Logística

        Mapear o ambiente através de visita técnica; Criar layout com todos os espaços; Uso de monitores ou telões; Disponibilizar redes elétrica e de lógica; Réguas elétricas; Realizar transporte de pessoal e material sempre durante o evento; Emite relatório ao final do evento; outros

         

        01

        Responsável pelo Plano - DEV

        DEV

        Construir  sistema de cadastramento de participantes e de registro seus equipamentos; Construir placar on-line para apresentação  dos resultados em tempo real; Emitir relatório ao final do evento; outros

         

        01

        Responsável pelo Plano -  Comunicação

         Comunicação

        Construir marca, logo  do evento; Desenvolver conteúdos para web (Face e Instagran); Dirigir entrevistas; Garantir a produção e visualização de fotos e vídeos; Emite relatório ao final do evento; outros

         

        01

        Facilitador

        Mediação, Facilitação

        Intermediar apresentação de etapas, abertura e encerramento do evento; outros

        SETIC

        08

        Mentor

        Mentoria

        Auxiliar físico ou remoto para os processos de Ideação, Pitch e Validação de Protótipos; outros

        Desejável que seja um  P.O. de DEV

        04

        Jurado

        Júri

        Pessoa encarregada de conferir cada etapa do desafio  guiado por critérios e gabaritos pré-estabelecidos; Exerce desempates;  outros

        Informações constantes no Regulamento do Evento (ainda por ser construído) 

        03

        Fiscal

        Fiscalização

        Auxiliar que atua no cumprimento de todas as regras do evento; Aplica sanções de acordo com o regulamento do evento; outros

         

        10

        Apoio

        Apoio

        Transito de equipamentos, mobiliário, transporte de cargas em veículos; Distribui água, café; Controla medalhas, troféus; outros

         

        04

        Limpeza

        Limpeza

        Equipe que mantém todos ambientes do evento  sempre limpo, cestos de lixo vazios, piso varrido e seco;, outros

         

        02

        Segurança

        Segurança

        Garantir a integridade física dos participantes; Garantir que não hajam furtos;

        Preferencial à paisana

        01

        Equipe de Segurança

        Bombeiros Civis

        Apoio em primeiros socorros

        Preferencialmente com UTI Móvel no Local do Evento

        01

        Equipe de manutenção

        Infraestrutura, computadores, outros;

        Rede lógica e elétrica, configuração mínima para computadores, virus, entre outros;

        100% presente no evento