Ir para o conteúdo principal

Fase 5 - Pré-Lançamento (Pitch)

Para: Coordenadoria de Desenvolvimento(SETIC-CODE), Scrum Teams e demais interessados que:

  1. Sabem que o feedback do cliente é fundamental dentro do desenvolvimento ágil;
  2. Enfrentam certa dificuldade em medir o grau de satisfação do cliente;
  3. Não conseguem avaliar a efetividade e pontos de melhoria das Sprint Reviews.

O Costumer Feeedback (C.F.) é um projeto piloto que tem como principal objetivo implantar o processo de colher os feedbacks dos clientes ao final de cada interação (Sprint) ou entrega. Além da coleta, a adoção do processo permitirá uma análise mais simplificada do grau de satisfação do cliente, permitindo que seja feita uma avaliação quantitativa e qualitativa dos dados fornecidos pelos clientes.

Por isso, a partir da adoção deste, todo Product Owner ou Scrum Master deverá disponibilizar aos clientes um conjunto de instruções seguidos de um link para um formulário eletrônico integrado com nossa plataforma de gerenciamento de fluxo de trabalho, para que os estes possam preencher o questionário a cada Review ou entrega features/funcionalidades.

Todas informações sobre o projeto estão disponíveis no nosso repositório de documentos e pode ser acessado pelo link: https://documentos.sistemas.ro.gov.br/books/costumer-feedback

Procedimento

  1. Ao término de cada reunião, informe ao cliente que em instantes ele receberá o link de um questionário de satisfação e algumas informações que o guiarão no preenchimento.

    DICA: É válido destacar que a entrega só será realizada (para produção) após preenchimento do questionário.

  2. O par com o cliente deverá enviar o link para preenchimento do formulário junto com as seguintes informações:
    • NOME DO PRODUTO (Como registrado no Pipefy, para que o cliente consiga localizar facilmente as informações)
    • TIME RESPONSÁVEL (Havendo mais de um time envolvido, considere o time que apresentou)
    • OBJETIVO DA ENTREGA (Nome da Sprint)
  3. O par deverá encaminhar as informações acima preenchidas junto com o seguinte link para acesso ao questionário: https://portal.pipefy.com/pesquisa-satisfacao

Modelo de Envio para o Cliente

Segue modelo de envio do questionário para o cliente, é interessante a utilização dos canais oficiais do governo para a troca de informações. Neste caso, recomenda-se a utilização do endereço de e-mail corporativo entre as partes.

Caro cliente, conforme alinhado no término da nossa reunião, seguem informações necessárias para preenchimento do questionário de satisfação.

Gostaríamos de destacar que o preenchimento dessas informações é de extrema importância para nós. Permitindo que entendamos onde podemos melhorar e consequentemente oferecermos um produto que atenda as expectativas. Por isso, reforçamos a importância de responder de maneira sincera e estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida no preenchimento.

Ao abrir o questionário, solicitaremos um e-mail para que enviarmos uma cópia do formulário preenchido. Logo depois, a parte inicial do formulário deve ser preenchida da seguinte maneira:

  • NOME DO PRODUTO: Guia de Viagens SETIC
  • TIME RESPONSÁVEL: Marvin e Amigos
  • OBJETIVO DA ENTREGA: Sprint 42 - Descobrir o Sentido da Vida, o Universo e Tudo Mais.

O link para preenchimento do formulário é: https://portal.pipefy.com/pesquisa-satisfacao

Por fim, destacamos que o produto será entregue após o preenchimento deste questionário.

Certos de sua compreensão e disponibilização em nos ajudar,
Desde já, manifestamos nossa gratidão.

Equipe SETIC-CODE.