Ir para o conteúdo principal

Modelagem

O modelo adotado para a elaboração do Data WareHouse Servidor Público foi o esquema estrelas (Star Schema) por Dr. Ralph Kimball. O Diagrama abaixo faz alusão a representação geral das informações de servidores públicos, classificado em Fatos (eventos, ocorrências) e dimensões (agrupamento, categorizações).

image-1598407530642.png

Modelo Entidade Relacionamento - MER versão 1.0

Legendas 

FT  - Tabela Fato: A tabela fato armazena o que ocorreu, é o fato propriamente dito, por isso ela tem esse nome, porque é o fato ocorrido. A tabela fato está sempre ligada a duas ou mais dimensões, não existe tabela fato com menos de duas dimensões.

DIM - Dimensões: Dimensão, também chamado de qualificador, descreve o fato ocorrido, ela contém as características do evento. Por exemplo, quando eu faço uma venda, quero saber por onde a venda foi feita, que produto foi vendido ou para quem.

SK - Surrogate Key: Surrogate Key é uma Primary Key na dimensão. É uma chave artificial auto incremental, ou seja, toda vez que ela é chamada, adiciona um número e vai somando.

NK - Natural Key: Natural Key é a Primary Key daquele dado na origem ou legado, é o que você vai usar para identificar de onde aquele dado veio.

dt_inicio_carga: Instante a qual a ferramenta de ETL (Extração, Carregamento e Transformação) iniciou a mineração dos dados. Muito comum em dimensões do tipo Slowly Changing Dimension (SCD) 2.

dt_fim_carga: Instante a qual a ferramenta de ETL (Extração, Carregamento e Transformação) encerrou a mineração dos dados. Muito comum em dimensões do tipo Slowly Changing Dimension (SCD) 2.

ativo - Utilizado quando determinado registro o mesmo registro sofre a ação de atualização, tornando determinado registro inativado. Muito comum em dimensões do tipo Slowly Changing Dimension (SCD) 2.