TAP - Termo de Abertura de Projeto (Tupã)

Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação

Última Alteração

Versão

Time:

Tambaquis

11/08/2022

Cliente:

Semayra Gomes (Sesau), Maria Oliveira  (CGAF)

05/07/2022

Product Owner:

Gabriel Santi

Nome do Projeto

Tupã (do tupi-guarani tu'pã ou tu'pana) é um nome de origem mitológica indígena, que significa na língua tupi "o trovão".

Descrição

É uma ferramenta que possibilita o controle do medicamento através do registro de endereçamento do medicamento visando o armazenamento de informações do remédio bem como gera relatório gerenciais e analíticos, faz consulta do medicamento, registra e gerência a quantidade de medicamentos, sinaliza vencimento, garante a distribuição de maneira eficiente. Faz integração do Sauron, E-Estado (Organograma, patrimônio) e Hospub.

Justificativa

Este Centro de Abastecimento Farmacêutica (CAF I) vinculada a Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (GCAF) unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SESAU) possuí dificuldades em gerenciar os medicamentos recebidos dos fornecedores bem como distribuir para os hospitais da capital e do interior através do Hospub sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar, que faz a gestão de medicamento e controle social do SUS, o sistema apresenta informações não fidedignas por falha humana no gerenciamento do estoque, não apresenta área de visualização das unidades para dispensar os medicamentos (as unidades hospitalares fazem o pedido por e-mail), emissão de relatório é realizada por unidade e as informações são tratados em Excel.

As conferências dos medicamentos também são feitas por planilhas no Excel tendo em vista que são verificados um a um. Destaca-se ainda que, não existe suporte técnico para o sistema, pois existe a promessa de substituição desde 2013 pelo E-SUS Hospitalar, projeto piloto mais abrangente com prontuário eletrônico, em teste em alguns estados onde em pesquisa em fóruns apresenta os mesmos problemas que o Hospub, além de falhas nos módulos, retrabalho em inserção e gerenciamento da informação. Assim, solicitamos auxílio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC para desenvolver uma solução que atenda a esta necessidade. Atualmente o sistema atinge Servidores da Saúde, pacientes e cidadãos que precisam de medicamentos. Esse projeto atenderá especificamente a necessidade sendo simples em seu contexto e tendo maior participação do CAF I na sua elaboração.

Objetivo S.M.A.R.T

Gerenciar e rastrear 100% dos estoques de medicamentos desde do recebimento na Central de Abastecimento Farmacêutico até a distribuição ao paciente com previsão de entrega para Dezembro de 2022.

1. Controlar e gerir estoques de medicamentos;
  2. Controlar a distribuição de medicamento comuns conforme a real necessidade da unidade Hospitalar;
  3. Garantir a rastreabilidade dos medicamentos comuns até o paciente;
  4. Garantir relatórios adequados de forma prática;
  5. Atender as unidades hospitalares: CEMETRON, CEPEM, CERO, HB, HRB1, HRE, JP II, LACEN, LEPAC e POC.

Está integrado no Módulo de patrimônio do e-Estado, e-Consumo e SAURON.

Restrição

• Identificado no Simeron que está faltando a saída do medicamento pelo paciente.
  • Estudo para integrar o Simeron com o módulo de Prescrição de Médica e Baixa do Medicamento pela Farmácia do Hospub.

Risco

• Desvio de escopo do projeto;

• Falta de clareza no objetivo;

• Falta de recursos financeiros;

• Alteração de Normativas;

Designação

Producter Owner: Gabriel Santi

Cliente: Maíra Oliveira (SESAU-CAF I)

Time de desenvolvimento:

Raissa Sousa Stodulski

Wagner Moreira Melo

Tiago Henrique dos Santos Bernardo (Desativado)

João Vitor Martins Augusto Tadei (Desativado)

Moisés Santos Rodrigues (Outro Time)

Alan da Silva Souza

Taillon Miguel Gonçalves Neves Raposo

Time de Desenvolvimento: Tambaquis (Iniciou e Finalizou)

Grupos de Entrega

1 - Transferências de Medicamentos Out/2020;

2 - Finalizar os fluxos de solicitações e transferência. Out/2020;

3 - Finalizar os fluxos de atendimento no Centro de Abastecimento do Hospital Out/2020;

4 - Reserva de Medicamentos Out/2020;

5 - Definir um Hospital como piloto Ago/2022;