Ir para o conteúdo principal

Análise de Negócio - Matriz Visão do Problema

DATA: 15/07/2020

ÓRGÃO DO GOVERNO ESTATUAL: Procuradoria Geral do Estado - PGE

DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL/GERENTE/MATRÍCULA: Divisão de Contabilidade

RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO PROJETO: Priscila Alves 


QUESTÕES


FASE 1 - VISÃO CLIENTE

FASE 2 - VISÃO TIME DE NEGÓCIOS

(a ser preenchido durante a análise de negócio)

PROBLEMA

(sintetizar problema)

 

Foi relatado que atualmente o controle de estoque é monitorado e lançado via planilhas no excel, logo, isso gera dificuldades em manter o controle e as baixas dos matérias pois nem sempre as informações são fidedignas o que tem gerado inconformidade ao dar baixa do SIAFEN .

Foi identificado que atualmente não existe uma pessoa responsável pelo processo de bens de consumo, gerando desordem, falta de controle dos bens de consumo e falta de alinhamento entre os envolvidos.

MUDANÇA DESEJADA 

Automação do fluxo de requisição e baixa no SIAFEN, em atendimento a obrigatoriedade da PORTARIA Nº 542/GAB/SEFIN DOE N. 171 de 12.09.2017 e STN nº 548/2015, onde estabelece prazo para reconhecimento, mensuração e evidenciação dos estoques até 1.1.2021 em conformidade com manual de contabilidade aplicado ao setor publico - 8 edição. https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/20122018_CPU_MCASP_8_ed_-_publicacao_com_capa_2vs.pdf

Determinar um responsável pelo projeto buscando padronizar os processos para que haja maior controle dos bens de consumo e dos prazos a serem cumpridos .

BENEFÍCIOS  DA MUDANÇA DESEJADA 

Fornecer informações transparente, fidedignas e tempestivas, facilitando na identificação de: roubo,furto e desperdício  evitando  aquisições e movimentações desnecessárias. Com o objetivo de manter o estoque mínimo necessário para o armazenamento, ajudará principalmente na tomada de decisão dos gestores públicos.   

Coleta de dados fidedignos, agilidade ao atender a solicitação, controle  de entrada e saída de materiais, cumprimento dos prazos estipulados em lei atendendo as práticas contábeis aos padrões internacionais de contabilidade do setor Público

Fonte: Adaptação BABOK 2.0