Ir para o conteúdo principal

SCRUM

 

scrum.png

O que é Scrum?

Scrum é uma framework criada por Ken Schwaber e Jeff Sutherland no início dos anos 90. É utilizada para gerenciar o trabalho em produtos complexos. Scrum não é um processo, técnica ou método definitivo e, sim, uma estrutura na qual se pode empregar vários processos e técnicas. O Scrum deixa claro a eficácia relativa do gerenciamento de produtos e das técnicas de trabalho para que se possa melhorar continuamente o produto, a equipe e o ambiente de trabalho.

Scrum na GDev

O nosso desafio é ajudar mais de 60 pessoas, divididas em 10 times, a trabalhar de forma auto organizada. Para isso existem papéis, artefatos e eventos que auxiliam nessa organização.

Papéis

Product Owner (PO)

Cada time possui 01 (um) Product Owner que priorizam as demandas que entraram na Sprint, esclarece as dúvidas do time com relação ao projeto, acompanha o processo de implantação e publicidade do software produzido.

Scrum Master

Cada time possui 01 (um) Scrum Master, que atua como líder servidor e é responsável por manter o Scrum fluido. Compreender e orientar os frameworks e/ou metodologias adotadas pela GDEV, ajudar o PO na construção das user stories e ajudar o time a alcançar os objetivos levantados nas retrospectivas são suas responsabilidades

Time de desenvolvimento

Os times de desenvolvimento tem tamanhos diferentes, habilidades diferentes e formas diferentes de ver o mundo. Cada projeto priorizado leva em consideração qual o time mais alinhado a proposta de solução.


Artefatos

Product Backlog

É uma lista com a priorização das funcionalidade desenvolvidas e validadas no processo de ideação.

Sprint Backlog

É uma lista com as funcionalidades que o time se comprometeu a entrega em 10 dias úteis, que é o tempo padrão de duração da sprint de todos os times.


Eventos

Sprint

É o momento em que um incremento potencialmente utilizável é produzido por um Time de Desenvolvimento. Tem duração fixa de 10 dias úteis para todos os times.

Sprint Planning

É o momento em que o time de desenvolvimento, Product Owner e Scrum Master definem qual é o objetivo da Sprint, quais funcionalidades serão desenvolvidas pelo time de desenvolvimento, e a votação de complexidade. Tem duração média de 4 horas.

Daily Scrum

Reunião diária que tem como objetivo alinhamento das atividades em execução dos times. Essa reunião não pode passar de 15 minutos e deve começar pontualmente às 8h.

Sprint Review

É o momento em que a GDEV apresenta para os clientes o que foi produzido na última Sprint. A cada 10 dias úteis trazemos o cliente para perto, para ele acompanhar o desenvolvimento do projeto. Não abrimos mão do nosso cliente durante o processo de construção do produto.

Sprint Retrospective
É o momento em que o Time de Desenvolvimento, Product Owner e Scrum Master dedicam a melhoria contínua. Nesse evento é observado o que foi bom é deve ser mantido, o que foi ruim é deve ser melhorado e o que são propostas de melhoria para a próxima Sprint. É o momento mais importante para GDEV.