Ir para o conteúdo principal

Fluxo de Projetos de Desenvolvimento de Novos Softwares (MIRO)

A ferramenta oficial para Gestão dos Projetos de Software na SETIC é o Jira. Abaixo segue o Miro com o fluxo de projetos que irão desenvolver novos softwares:

O fluxo de gerenciamento de projetos de novos softwares consiste em 7 fases: Iniciação, Fase de Negócio, Ideação do produto, Fase de Desenvolvimento, Implantação, Lançamento e Monitoramento.

FASE DE INICIAÇÃO

Nessa fase nós podemos receber a solicitação de projetos por outros órgãos ou podemos captar novos projetos.  Recebendo solicitações de novos projetos, realiza-se a identificação por meio do requerimento recebido via SEI. Em seguida essa solicitação será adicionado na planilha de demandas da COGE, que pode ser acessada clicando aqui

Caso o projeto precise ser captado, haverá necessidade de preencher o modelo de projeto de captação, que pode ser consultado aqui, e posteriormente atualizar o portfólio de demandas reprimidas de projetos. É importante ressaltar que essa primeira etapa de conjunto de atividades é responsabilidade da Gerência de Projetos, da COGE.

image.png

A partir desse momento teremos com conjunto de tarefas que é "Priorizar Projetos", em que por meio do Gabinete, serão selecionados os projetos que serão desenvolvidos. É importante ressaltar que nessa fase há o primeiro contato com o cliente para realizar a análise de negócio. Também acontece o Check-up pré-implantação, que consiste em uma visita técnica realizada pela CODE, COGE, COINFRA e CAGD, para validar se órgão solicitante do projeto tem estrutura técnica para receber o software que será implementado. Por fim, será apresentado ao gabinete da SETIC a análise de negócio junto com o relatório de visita para a aprovação do projeto, sendo aprovado, seguimos para o conjunto de tarefas de "Planejamento do Projeto".

image.png


Nesse conjunto de Planejamento será construído o Termo de Abertura de Projeto (TAP), o Escopo (Canvas), Estrutura Analítica do Projeto (EAP), Matriz RACI, e simultaneamente será formulado a Matriz de Risco e Análise Normativa para aquele projeto aprovado pelo gabinete da SETIC.  Toda a documentação supracitada é de responsabilidade da Gerência de Projetos, da COGE.


image.png


Para finalizar a fase de iniciação acontecerá o Evento de Abertura (We Talk), organizado, pelo Gerente atribuído ao projeto, a fim de alinhar com o stakeholders internos, em primeira instância, sobre a documentação do projeto, que dará norte para a criação do produto. Em segundo lugar, será apresentado ao cliente toda a documentação criada, sendo aprovado seguimos para oficializar o plano de projeto, que consiste em documento dizendo que seguiremos estritamente o que foi elaborado no Planejamento do projeto. Caso não seja aprovado, reiniciaremos a fase de Planejamento, a fim de adequar conforme necessidade dos Stakeholders. Por último, será firmado o termo de cooperação entre os dois órgãos, em que o modelo pode ser consultado aqui.

FASE DE NEGÓCIO


image.png

Na fase de Negócio, responsabilidade da Gerência de Processos da COGE, há criação do Backlog pelo Product Owner do projeto, a fim de otimização de processo. Sendo Assim o backlog é criado a partir da documentação formulada na fase de iniciação, o backlog é priorizado junto com o cliente, para que se inicie o conjunto de tarefas do "Planejamento". Posteriormente o PO alinha com o gerente de projetos quanto ao backlog, e estando aprovado, cria-se a sprint backlog e dá inicio ao desenvolvimento.

Após o processo ser mapeado e otimizado tem-se a review com a participação dos stakeholders internos e externos, a fim de seguir para a próxima fase. Vale ressaltar que essa fase é cíclica porque o processo vai se repetir até todo o processo ser mapeado e otimizado, atingindo o Definition of Done (DoD).

FASE DE IDEAÇÃO DO PRODUTO



image.png

A Fase de Negócio tendo por encerrada, inicia-se a ideação do produto, em que o Product Owner e Development Team, atribuidos ao projeto pela CODE,  é responsável por conduzir.

Junto com o cliente o PO vai analisar os riscos e a priorização feita para o cliente para que inicie o planejamento da ideação, que é feito com os stakeholders do projeto. A ideação tem como objetivo chegar na "Definição do produto" para que os features sejam criados, e posteriormente priorizados novamente, com o que agrega mais valor para o cliente.

FASE DE DESENVOLVIMENTO

image.png


Em seguida temos a fase de desenvolvimento do produto, também ciclica, pois vai se repetir até que o produto esteja finalizado pela CODE. Sendo assim, seguirá o mesmo ciclo da fase de negócio.

FASE DE IMPLANTAÇÃO


image.png

Essa fase somente inicia-se quando temos um Mínimo Produto viável (MVP), que seja implementado na organização do cliente. Portanto, simultaneamente acontece a criação do manual de como utiliza-se o software, e também aplica a capacitação aos servidores da organização, seguindo um cronograma acordado com o cliente. Tal treinamento é responsabilidade do PO do projeto.

Após a capacitação realizada, será validado se precisa disponibilizar a mesma na Escola de Governo (AVA), para consultas posteriores. Caso não seja necessário, essa etapa finaliza, caso contrário é elaborado o material de estudo, junto com a ASCOM e o treinamento é publicado.

image.png

Também será estudado toda a regulamentação do projeto, junto com a regra de negócio da plataforma a ser utilizada, logo, terá a minutação do decreto/ou portaria construído pelo time de Gerência de Projetos e Stakeholders.

Assim que o decreto/ou portaria é publicado no Diário Oficial da União (DIOF), será feito a implementação do sistema no local da organização do cliente, e também será integrado ao GLPI os serviços que são gerados, para suporte técnico. Nessa fase contaremos com o apoio da COINFRA, CODE e CAGD.

Para finalizar a fase de Implantação, temos o conjunto de tarefas de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em que será registrado a primeira etapa de desenvolvimento do produto e a última.

FASE DE LANÇAMENTO

image.png

Finalizado a fase de Implementação há o Lançamento do Software criado, que segue o fluxo acima. Essa fase é de responsabilidade da Gerência de Projetos, em que também ficará responsável por coletar o Feedback do projeto com os clientes do projeto afim de criar o relatório final, que dará o projeto por encerrado (assinado pela SETIC e pelo cliente). Esse relatório também servirá como base para melhorias para os próximos projetos, reduzindo anomalias que dificultem o atingimento da meta do projeto.

FASE DE MONITORAMENTO

Essa última fase do projeto consiste em um acompanhamento de métricas para poder encerrar o projeto, que também será acompanhado pela CAGD.

image.png