Ir para o conteúdo principal

CÁLCULO DO VALOR DE MERCADO

FORMA DE MENSURAÇÃO

Foram feitas várias análises, em contratos de Serviços de Apoio à Gestão, Inovação e Transformação de Processos de Negócio, através do portal de compras do governo federal, e todas as contratações tinham a unidade de serviço técnico como cálculo de mensuração dos custos.

Unidade de Serviço Técnico, é uma unidade de mensuração de esforço para a execução de serviços que envolvam prioritariamente esforço humano não mensurável com precisão, ou de difícil mensuração por outras técnicas.

Em princípio, uma UST equivale a um certo período de trabalho humano, mas esta relação logicamente varia de acordo com outros fatores, principalmente o nível de complexidade da atividade e a qualificação necessária ao técnico que executa determinado serviço.

METODOLOGIA DE CÁLCULO

O valor da UST é definido conforme a média entre o valor de UST’s em contratos celebrados de Serviços de Apoio à Gestão Estratégica, Transformação, Manualização, Gestão de Conhecimento e Performance de Processos de Negócio pela administração pública.

Foram consideradas as seguintes referências para comparativo e posterior estabelecimento do valor unitário de UST a ser utilizado pela COGE:

image-1624464273853.png

Nesse contexto, o valor da UST a ser praticado pela COGE é 100,00 R$, o cálculo do preço unitário de cada serviço corresponderá ao quantitativo de USTs de cada um multiplicado pelo valor financeiro de 1 (uma) UST.

FÓRMULA DE CÁLCULO

Definição da Complexidade do Serviço= Média de complexidade de Estórias + Complexidade do PO /  2

Baixa: Menor ou Igual a 3

Média: Entre 4 e 7

Alta: Acima de 8 pontos

Valor de Mercado= Valor da UST * Quantidade de UST do Serviço