Ir para o conteúdo principal

Fluxo de Gerenciamento de Projetos da CAGD

Abaixo segue o Miro com o fluxo de projetos que são solicitados a CAGD:

Fase de Iniciação

image.png

Na primeira fase o projeto é recebido pela coordenação da CAGD, o requerimento do solicitante é feito pelo SEI. A partir desse momento é atualizado a planilha com as demandas de projetos, podendo ser acessada por aqui. No segundo momento, o projeto do dashboard é priorizado junto ao gabinete da SETIC, afim de partir para a ideação.

Após ser priorizado há o Planejamento do Projeto, que é responsabilidade do Time EVA da CAGD e o Time de Gerência de Projetos (COGE). Nessa mesma etapa há o check-up de pré-implantação, em que há a verificação de base de dados, em que é verificado o mesmo nível de segurança do banco de dados e compatibilidade de criptografia, caso esteja de acordo, o dashboard segue para desenvolvimento, caso não, o time Wall-E é responsável por fazer a transformação de dados. 

Fase de Ideação

image.png

Na ideação existe a priorização pelo PO junto ao cliente, do que será desenvolvido primeiro, e mapeamento dos riscos por parte da Gerência de Projetos. No planejamento da ideação participará o Scrum Master, Product Owner, Analista de Negócios e Stakeholders Externos para realizarem ideação e criarem os features para desenvolvimento.

Fase de Desenvolvimento

 

image.png

 

Na fase de Desenvolvimento terão 3 responsáveis:

  • Time EVA: responsável por criar o backlog de acordo com o escopo do projeto e priorizá-lo com o cliente e dá início ao desenvolvimento por meio dos eventos do Scrum. Ademais, caso exista um relatório similar a solicitação do cliente não é necessário uma prototipação do dashboard, caso contrário, sim.
  • Stakeholders: responsáveis por validar o dashboard e fazer a aprovação para a entrega.
  • ASCOM e Gabinete da SETIC é responsável por divulgar a entrega do dashboard, por meio das ferramentas que forem mais convenientes.
Fase de Monitoramento


image.png

A coordenação da CAGD fará acompanhamento do uso do Dashboard, por meio dos acessos LOG, pelo cliente. Essa fase foi construída afim de encontrar impedimentos sobre o uso do produto por parte do cliente, e também corrigir possíveis bugs.