Ir para o conteúdo principal

Guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios - Guia BABOK®

https://books.google.com.br/books?id=wZvSEEg39N4C&printsec=frontcover&dq=babok&hl=en&ei=byNtTaiTJMSltwfFjoXDBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false                                                                                                             http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/5300/GABRIEL+BAUERMANN-Monografia_.pdf;jsessionid=C15EB92F6BA7489A6F72C06B9176E601?sequence=1                                                           https://analisederequisitos.com.br/guia-babok-2-edicao/

O que é o BABOK®?

Com o intuito de orientar e documentar o trabalho do analista de negócios, e para servir de fonte de consulta e guia dos profissionais de análises de negócios, o Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA) publicou o Guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios (Guia BABOK®), está atualmente na versão 2.0, é um padrão para a prática de análise de negócios globalmente reconhecido. O Guia descreve as Áreas de Conhecimento da análise de negócios, suas atividades e tarefas associadas e as habilidades necessárias para que sua execução seja efetiva. 

Analista de Negócios, cargo ou papel?

Segundo o Guia BABOK®, o Analista Negócio é qualquer pessoa que exerça atividades de Análise de Negócio, não importando qual seja seu cargo, função ou papel.A Análise de Negócio não incluem apenas as pessoas com o cargo Analista de Negócio, ela também pode incluir outros profissionais, tais como: Analista de Sistemas, Analista de Requisitos, Engenheiro de Sistemas Corporativo, Analista deProcesso, Analista de Produto, Gerente de Produto, Product Owner (SCRUM), Arquiteto de Solução Corporativa, Consultoresde Gestão ou qualquer outra pessoa que execute as tarefas descritas no Guia BABOK®, incluindo aqueles que exercem também disciplinas relacionadas, tais como Gerenciamento de Projeto, Desenvolvimento de Software, Garantia de Qualidade, entre outros.

Saviani (1998) destaca que um analista de negócios deve ter algumas características inatas e precisa adquirir outras, elencando-as desta forma: 

  • Criatividade, pois precisa descobrir caminhos e soluções criativas, racionais, econômicas e práticas para os problemas e necessidades propostos; 
  • Inteligência emocional, de forma a lidar da melhor forma possível com seus relacionamentos pessoais e profissionais, assim como manter o equilíbrio sob a constante pressão, comum no seu dia-a-dia; 
  • Bom senso, para que possa nortear suas decisões e atitudes pelo o que é melhor a ser feito, independentemente de qualquer pressão, dúvidas ou dificuldades que suas decisões possam causar;
  • Liderança, pois deve ser respeitado e ser visto como alguém que contribui de forma positiva para a organização – precisa se fazer ouvir;
  • Extroversão, pois um profissional com sua importância e não poderá ser tímido ou introvertido, uma vez precisa interagir com usuários, clientes, executivos e demais profissionais das organizações. 

Além destas características, Saviani (1998) ainda cita a importância do domínio de tecnologias, empatia e também o domínio do idioma. Esta última característica embora pareça trivial, é muito importante, pois como dito anteriormente, é um profissional que necessita se relacionar com muitas pessoas, as vezes executivos importantes. 

Um “Framework” para Análise de Negócio (BABOK®)

Seis áreas de conhecimento foram definidas no BABOK® assim como as atividades de cada área:

  1. Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios
  2. Elicitação
  3. Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos
  4. Análise Corporativa
  5. Análise de Requisitos
  6. Avaliação e Validação da Solução
Para cada atividade, são descritas as tarefas e habilidades necessárias para executá-la, assim como as técnicas comuns para a realização das tarefas. Para cada tarefa são listados e explicados os artefatos de entrada assim como os artefatos que são produzidos nestas. Não há um fluxo ou ordem de tarefas, embora existam tarefas que utilizem artefatos produzidos em outras atividades. O BABOK 2.0 apresenta também um capítulo onde são detalhadas as competências necessárias do analista de negócios (BABOK, 2011), sendo assim, O BABOK 2.0® pode ser utilizado como um framework, conforme abaixo:

image-1655173913355.png

Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios

(Business Analysis Planning and Monitoring)

Esta área de conhecimento é responsável por caracterizar e detalhar a forma como os analistas de negócio  determinam a sequência de atividades ou interações que serão seguidas durante a análise de negócios.

Compete ainda à essa área de conhecimento a identificação de stakeholders, definição de técnicas e métodos de análise de negócio, e o plano para o gerenciamento e matriz de rastreabilidade de requisitos de negócio e de sistema.

Elicitação

(Elicitation)

Essa área de conhecimento da análise de negócios tem como principal responsabilidade definir a forma com a qual os analistas de negócio deverão interagir com os stakeholders durante as atividades de identificação dos problemas e requisitos de negócio.

Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos

(Requirements Management and Communication)

Estabelece a dinâmica de de gerenciamento de divergências que possam ocorrer entre a equipe do projeto e os stakeholders, sejam originadas por conflitos entre regras de negócio, inviabilidades ou alteração de requisitos, cobertura de escopo, ou outros que pontualmente podem ocorrer.

O objetivo é garantir a proximidade e a integração entre o time do projeto e as partes interessadas, incluindo além dos stakeholders, também os patrocinadores, eventuais consultores, key-user de negócio, ou qualquer outro ator significativo para projeto ou para o negócio analisado.

Análise Corporativa

(Enterprise Analysis)

Caracteriza a maneira como os analistas de negócio faram a identificação dos problemas e das necessidades do negócio,  de que forma serão realizados os entendimentos, o detalhamento de requisitos e regras de negócio, e a especificação da proposta solução para o problema de negócio

É ainda essa área do conhecimento que elabora o business case (em português: caso de negócio), realiza o estudo e a análise de viabilidade da solução para o negócio e para o produto, e especifica o escopo final da solução.

Análise de Requisitos

(Requirements Analysis)

Determina como os analistas farão o levantamento, e principalmente a priorização dos requisitos fornecidos (ou identificados indiretamente) pelos stakeholders e outros envolvidos no problema de negócio.

Estabelece ainda ações que permitam garantir a consonância e sintonia entre o time técnico de execução do projeto, analistas de negócios e requisitos, e as partes interessadas.

Avaliação e Validação da Solução

(Solution Assessment and Validation)

Dispõem a maneira como os analistas deverão analisar, de forma individual cada uma das concepções de solução propostas, avaliando a viabilidade para o negócio, a coerência da solução proposta e sua eficácia na resolução do problema de negócio original, ou então sua redução e limitação.