Ir para o conteúdo principal

ZPL tecnologia utilizada para impressão de etiquetas

Data de elaboração 13/07/22
Responsável pelo estudo

Calebe de Araújo Stodulski

Equipe do estudo
  1. João Cícero Romão Gomes de Oliveira
  2. Henrique dos Santos Oliveira
  3. Renato Nascimento de Lima
  4. Calebe de Araújo Stodulski
Alvo Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia - SIHRO
Origem
  • Objetivo estratégico: Visto que na Fhemeron já se são utilizadas etiquetas para fazer a organização e identificação das bolsas e amostras dentro do sistema, sendo assim, o presente estudo procura agregar o conhecimento necessário pra que possa ser criada a funcionalidade da impressão de etiquetas dentro do sistema.
Objetivo

Entender o que é e como funciona ZPL para a implementação da funcionalidade responsável por imprimir as etiquetas dentro do SIHRO. Conforme a User Story: "Eu, Guardiões, preciso realizar um estudo técnico para criação de um código ZPL para impressão de etiquetas" presente na sprint de número 107 do time Guardiões.

Documentação correlata (opcional)

Sem documentação correlacional

Observações Sem observações

1.Desenvolvimento

Imprimir a etiqueta durante a coleta e também permitir a impressão de etiquetas para coleta externa com informações personalizadas a pedido da Fhemeron.

  • Criar botão para impressão de etiquetas na tela de aguardando coleta.
  • Permiti personalização da etiqueta para coletas externas.

1.1. Resultado da Pesquisa

Foi visto a forma que a ZPL funciona e abaixo pode se ver uma imagem que explica de forma bem simpleszpl exemplo.jpg

A imagem mostra o que cada tag/comando da linguagem representa, a linguagem tem uma grande diversidade de comandos, e a gente pode ver a documentação dela em um site que o time encontrou chamado: Labelary. O site é bem completo e permite com que você também possa visualizar uma etiqueta, o que permitiu com que fosse testado as etiquetas geradas no código.

Com os conhecimentos sobre a ZPL o time conseguiu realizar a criação de uma funcionalidade dentro do sistema que permite a criação de etiquetas com o conteúdo sendo personalizável pelo administrador do sistema.

codigo.png

Com essa função chamada GerarCodigo(); as etiquetas são geradas, com os padrões da etiqueta utilizada na Fhemeron e com os dados que forem definidos na parte administrativa do sistema, como: nome do hemocentro, nome do local, data e etc...

etiquetas.png

2.Conclusão

O "Sihro" vai utilizar o ZPL para imprimir as etiquetas dentro da Fhemeron e o "Sihro" ainda permite com que o contéudo da etiqueta seja personalizado pelo próprio pessoal da Fhemeron.

3.Referências

site Labelary: http://labelary.com/