Ir para o conteúdo principal

Recepção

CABEÇALHO

Projeto Fhemeron

Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação

Última Alteração

Versão

Time:

Dark Souls



Cliente:

Ana Carolina Gonzaga de Melo (Técnica do Hemocentro Coordenador)


1

Analista de Negócios


Analista de Negócios




Analista de Negócios




Analista de Negócios



LISTA DE SIGLAS

FHEMERON - Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – FHEMERON


ÍNDICE:

1. INTRODUÇÃO

2. DOADORES NA RECEPÇÃO 

     2.1 Tipo de doação

     2.2 Tipo de doador

     2.3 Gênero do doador

     2.4 Faixa etária

3. TRIAGEM CLÍNICA

     3.1 Inaptidão na triagem

     3.2 Dados

4 - TIPOS DE COLETA

5. TIPOS DE INTERRUPÇÃO NA COLETA

6 - DADOS ESTATÍSTICOS - TÍPOS DE ATENDIMENTO RECEPÇÃO

7 - ESTATÍSTICA




1. INTRODUÇÃO

Trata-se de um compilado de informações a respeito de dados estatísticos atualmente retirados pelo sistema Hemovida.

A utilização do sistema para geração de relatórios estatísticos (mensais) para fins de faturamento e informações reportadas ao HEMOPROD- AGEVISA, bem com a utilização dos dados para geração de indicadores de enfermagem e médicos, utilizados para uma melhora constante dos processos dos setores.

 

2.  DOADORES NA RECEPÇÃO

Durante a recepção do voluntário, é registrado por meio do sistema, algumas informações importantes, para fins de relatórios e dados estatísticos, tais como: Tipo de doação; Tipo de doador; Gênero de doador e Faixa etária.

 

2.1 Tipo de doação

O dado é coletado levando em consideração os tipos de doação por voluntários, sendo elas espontânea (doação voluntária- feita por pessoas motivadas para manter o estoque do hemocentro) ou doação de reposição (doação direcionada- feita por pessoas motivadas pela família, empresas, amigos de pacientes para doação a fim de repor o estoque ou por pessoas motivadas pela vontade de atender à necessidade de transfusão de um determinado paciente). Os dados para registros estatísticos estarão divididos entre doadores Aptos (doadores que estão habilitados para realização de doações) ou Inaptos (doadores que apresentam alguma inconformidade durante o processo de doação de sangue ou da bolsa). 

Para fins de contabilização, deverá ser realizada a soma das doações espontâneas e doações de reposição (levando em consideração a somatória dos doadores Aptos e Inaptos), obtendo um total preciso de todas as doações realizadas pelo Hemocentro.

 

2.2 Tipo de doador

Os voluntários estarão distribuídos no sistema como: 1° doação do doador ou doador de repetição, levando em consideração o gênero de cada doador.

A contabilização dar-se-á pela soma entre o doador de 1° vez (Masc. + Fem.) e o doador de repetição (Masc. + Fem.), totalizando o mesmo quantitativo dos dados extraídos pelo tipo de doação.

 

2.3 Gênero do doador

Será registrado o gênero do doador: feminino ou masculino. Estarão distribuídos entre aptos e Inaptos dentro de cada gênero.

Para fins de cálculos será realizada a soma entre os doadores do gênero feminino (aptos e inaptos) e os doadores do gênero masculino (aptos e inaptos). A soma totalizará o mesmo quantitativo dos registros anteriores: tipo de doação e tipo de doador.

 

2.4 Faixa etária

Também serão identificados as faixas etárias dos voluntários, distribuídos entre aptos e inaptos. Atualmente as faixas etárias estão classificadas entre: 16 e 17 anos (menores de idade, do qual precisam estar acompanhados de um responsável), 18 a 29 anos e acima de 29 anos.

O total de doadores se dá pela soma de todas as faixas etárias, incluindo os aptos e inaptos.

Foi pontuado pela Enfermeira Irenir (responsável pelo setor) a necessidade de haver a inclusão de mais duas faixas etárias para registros, dos quais seriam: 30 anos à 49 anos e 50 anos à 69 anos.


3. TRIAGEM CLÍNICA

A triagem clínica de doadores de sangue tem o objetivo de proteger tanto os doadores de sangue, quanto os pacientes que vão receber a transfusão, este procedimento consiste na avaliação da história clínica e epidemiológica do doador, do estado atual de saúde, dos hábitos e comportamentos do candidato à doação para determinar se ele está em condições de doar o sangue.

A Triagem Clínica é uma fase do ciclo do sangue, na qual o candidato à doação será avaliado criteriosamente quanto ao seu comportamento e estado de saúde, também é realizada uma anamnese (consiste no histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico) essa triagem é passo fundamental na determinação de um ciclo do sangue de qualidade para o receptor e também, preserva a integridade física do doador em potencial.

 

3.1 Inaptidão na triagem

Caracterizar os candidatos quanto ao gênero e analisar a prevalência dos critérios de inaptidão, conforme relacionados no gráfico abaixo:

Obs: Os doadores que não se enquadram em nenhuma das opções de inaptidão, durante a entrevista, serão classificados como “doadores aptos”, e serão encaminhados para a Coleta.


3.2 Dados

Para contabilização do total de doadores encaminhados ao setor da coleta é realizado o cálculo do total de doadores atendidos na triagem subtraído pelo total de inaptidão na triagem. O número de desistentes na coleta é subtraído pelo total de doadores encaminhados à coleta, resultando na totalização final de doadores por bolsas.



4. TIPOS DE COLETAS

São contabilizados os tipos de coletas, a partir da soma do número de coletas de sangue total no Fhemeron, mais o número de coletas externas, mais a soma do número de coletas por aférese. Os cálculos estão distribuídos por gênero feminino e masculino. A soma total das três coletas citadas é equivalente ao número de doadores/bolsas (compatíveis para uso e estoque), não sendo contabilizados o número de doadores desistentes nem o número de doadores inaptos, rastreados na triagem.


5. TIPOS DE INTERRUPÇÃO NA COLETA

Nos tipos de interrupções na coleta, são contabilizadas as causas das interrupções, sendo elas: inacessibilidade de veia/ dificuldade de punção venosa e o volume insuficiente ou não conforme, distribuídos por gênero: masculino e ferminino.


6. DADOS ESTATÍSTICOS- TIPOS DE ATENDIMENTO RECEPÇÃO

São apresentados os tipos de atendimento realizados a partir da recepção, tais como: Consulta de enfermagem (consultas avulsas da enfermagem), inaptidão hematológica (o dado é extraído, a partir do dado da Inaptidão na triagem- “anemia”), inaptidão clínica (o dado é extraído a partir da soma de todas as causas de inaptidão subtraindo pelo número de inaptidão-“anemia”), doador atendido na triagem (a soma de todos os doadores atendidos na recepção) e os doadores inaptos (a soma de todos os doadores que apresentaram inaptidão na triagem).


7. ESTATÍSTICA

É apresentado um resumo dos dados gerais do relatório como um todo. Total de bolsas Fhemeron + coleta externa (é um dado extraído a partir da soma do total de bolsas da Fhemeron + coleta externa, subtraídos pelo número total de tipos de interrupções na coleta), mais a soma do total de bolsas por aférese, total de desistências, e a soma da inacessibilidade de veia com o volume insuficiente.