Ir para o conteúdo principal

Documentações e ferramentas

Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação

Última Alteração

Versão

Product Owner

Ádila Cristina Lima Lopes Pires



Cliente:

FHEMERON

22/10/2022

1.0

Ponto Focal na FHEMERON: Dra. Ana Carolina Gonzaga

Objetivo:

Documentar o desenvolvimento do sistema SIHRO




1. INTRODUÇÃO

O ambiente de desenvolvimento de projetos e processos é instável e variável. Sendo assim, a gestão administrativa deve ser eficiente e obter o controle máximo da situação é fundamental.

Manter uma documentação adequada do processo de desenvolvimento permite uma gestão administrativa mais segura, eficiente e ciente quanto aos riscos e deslizes a serem evitados na execução do projeto, processo operacional ou procedimento de segurança.


2. JUSTIFICATIVA

Atualmente o Sistema Integrado da Hemorrede de Rondônia - SIHRO, vem sendo desenvolvido com a finalidade de realizar a Gestão do Ciclo do Sangue, a fim de consolidar a hemorrede (FHEMERON) como forma de estabelecer um padrão de excelência na medicina transfusional dentro do Estado de Rondônia.


3. OBJETIVO



4. RESULTADOS

4.1 EAP - Estrutura Analítica do Projeto


https://miro.com/welcomeonboard/TTdYclZrdG9henUzUWRPc0lyQmREcGZpUGpTZExhcVJGYUxQQjlJQVdIbExLN2hXMXQ0dk5xUFhtd04zZHhhS3wzMDc0NDU3MzY0NjA3MzEwNTAxfDI=?share_link_id=275013503362


4.2 Levantamento de Processos do Sistema

O objetivo deste BI é ilustrar de forma lúdica a estimativa de processos do SIHRO, dentre esses o que já foi desenvolvido e o que ainda falta desenvolver. O BI detalha os processos por estimativa de sprints para uma melhor visão do tempo que demandará para finalizar o desenvolvimento do sistema, assim como demonstra o dashboard abaixo.


4.3 Levantamento da migração de dados do Hemovida para o SIHRO

Diante a possibilidade de implantar uma parte do sistema SIHRO (entrada e saída de doadores (Recepção, Pré-Triagem, Triagem, Coleta, Consultório Médico e Controle de Qualidade)), foi solicitado pela FHEMERON a migração dos dados cadastrais dos doadores, do banco do HEMOVIDA para o banco do SIHRO. Todavia, durante o processo de migração, o time Guardiões das Galáxias, responsável pelo desenvolvimento do sistema, se deparou com alguns impedimentos. O detalhamento do processo de migração está disponível no link abaixo.

https://www.canva.com/design/DAFMhd-_1mQ/NZTVpgwBYZPb2qK4QoofDg/view?utm_content=DAFMhd-_1mQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton


4.4 Levantamento dos módulos desenvolvido 

Atualmente temos desenvolvimento e disponível na base de produção, os módulos:

  • Recepção;
  • Pré-Triagem;
  • Triagem;
  • Coleta;
  • Consultório médico (uma etapa);
  • Controle de Qualidade (Hemograma).

Os módulos supracitado estão prontos para serem implantados, todavia ainda é necessário realizar o teste do sistema em produção.


4.5 Desenvolvimento de um Worker  Service

Com o objetivo de garantir que os registros dos dados no SIHRO serão enviados para o hemovida mesmo que ocorra alguma instabilidade de internet, o servidor Cleber Juliano junto com o time Guardiões, desenvolveu a ferramenta Worker Service . De forma simples, o serviço consiste na automação do envio de dados a cada segundo, do SIHRO para o HEMOVIDA. 

Outubro Rosa Banner Paisagem Rosa .pngImagem ilustrativa do worker service


4.6 Treinamento realizado

Com o intuito de capacitar os servidores da fhemeron a utilizar o sistema, foi realizado pela segunda vez um treinamento com os servidores de cada setor.

O treinamento aconteceu no período da manhã e tarde nos dias 08, 09, 11, 12, 15 e 17/08 do corrente ano. Foi realizado lista presença e todos que participaram, assinaram a lista.

Observação: A lista de presença está com o gerente de projetos Charles Xavier.

4.7 Testes a serem realizados para implantar o sistema 

Para realizar a implantação do sistema, é necessário primeiramente realizar os testes em produção, sendo:

  • Testar todos os fluxos realizando uma doação real na base de produção;
  • Testar a rede de internet local na fhemeron (importante ter o acompanhamento de um técnico da INFOVIA). Para realizar este teste, será necessário realizar um processo de doação em produção, durante este processo será necessário derrubar a INFOVIA e verificar se a outra rede de internet da fhemeron conectou automaticaticamente;
  • Testar o worker service  para se certificar que ele está funcionando corretamente.


4.8 Implantação do Sistema

O PO do produto deve garantir que todas as etapas desenvolvidas e testadas estão no ambiente de produção.

Deverá ser implantado dos módulos citados no item 4.4.

O PO deverá acompanhar presencialmente na FHEMERON o processo de implantação, bem como auxiliar os servidores da FHEMERON no uso do sistema. Minha sugestão é levar um membro do time para auxiliar nesse acompanhamento procedimento e deixar os demais de sobre aviso durante o processo de implantar.


4.9 Formalização da implantação

Após os testes e implantação do sistema, será necessário realizar a formalização via processo no SEI, o gerente de Projetos poderá contribuir com a elaboração deste documento.


4.10 Acompanhamento pós implantação

Após a implantação, será necessário que o PO do produto faça o acompanhamento junto ao cliente. É importante que pelo menos o PO e um técnico da Infra fique full time na Fhemeron por pelo menos  3 dias consecutivos, para acompanhar o desempenho do sistema e auxiliar os servidores da FHEMERON no uso do sistema.


4.11 Criação do formulário de chamado

O PO deverá criar os formulários de chamado de bugs do SIHRO. O gerente da GUX poderá auxiliar no caso de dúvidas.


4.12 Orientação para abertura de chamados

O PO do produto deverá orientar os usuários do sistema quanto a possibilidade de bugs. Caso seja detectado algum bug no sistema o usuário deverá abrir um chamado relatando tal situação. o PO Deverá repassar o link de atendimento de chamados do GLPI.


4.12 Módulos a serem desenvolvidos

  • Gestão de Processamento (em desenvolvimento)
  • Central sorológica (20% concluído);
  • Laboratório de Sorologia;
  • Laboratório de Imunohematologia;
  • Agencia Transfusional;
  • Consultório médico (10% concluído);
  • Gestão de Serviço Social;
  • Gestão de Qualidade;
  • Hospitais - Solicitação de Hemocomponentes (essa será um plus, ainda deve ser analisado).


4.13 Rodmap no JIRA

Todas as versões do sistema já estão criadas dentro do JIRA, é necessário apenas ir atualizando as datas conforme for necessário.

É necessário criar os épicos, pois atualmente só foram criados os épicos:

  • Entrada e saída de doadores (finaliza nessa sprint dia 10/11);
  • Tratar amostras de sangue (soroteca);
  • Realizar Hemograma (finaliza nessa sprint dia 10/11);
  • Gerir Processamento da Bolsa de Sangue (previsão de término março 2023);

4.14 Backlog

É necessário criar os backlogs dos demais módulos para melhor planejamento.


5. CONCLUSÃO

Considerando o cenário exposto acima, conclui-se que essa documentação é suficiente para subsidiar os próximos passos para a implantação do sistema.