Estudo de caso de como realizar a autenticação com o GOV-BR

Data de elaboração 07/12/21

Maria Luiza Coelho Guimarães

1. João Cícero Romão Gomes de Oliveira
  2. Raaby Liandry de Souza Teixeira
  3. Henrique dos Santos Oliveira
Alvo Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia - SIHRO
  • Objetivo estratégico: Visto que o FHEMERON tem um papel de integração com a sociedade civil, existe a necessidade de que o SIHRO seja acessado através de uma plataforma de autenticação que já abrange sistemas governamentais, como o GOV-BR.
Objetivo Analisar a viabilidade de integração do Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia - SIHRO. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo de caso, de como realizar autenticação do doador com o gov-br.” presente na Sprint número 92 do time Guardiões.
Documentação correlata (opcional)

Sem documentação

Observações Sem observações
1.Desenvolvimento

Estimar as ações que deverão ser realizadas para que a autenticação do GOV-BR seja implementada com os dados do doador.

• Implementar botão de acordo com o Design System do Governo Federal (1 ponto)
  • Autenticar no GOVBR utilizando o Nuget da SETIC (3 pontos);
  • Criação de chave pública (liderança técnica - pontuação não estimada);
  • Preenchimento de requerimento ao Ministério da Economia (1 ponto - já realizado pelo time);

1.1. Resultado da Pesquisa

API - Application Programming Interface;

SIHRO - Sistema Integrado da Hemorrede de Rondônia;

NUGET - Gerenciador de pacotes presente no framework .net Core para compartilhamento de código útil entre os desenvolvedores.

A autorização de sistemas para acesso ao GOVBR se dá através do preenchimento do  Plano de Integração solicitando a chave pública ao ministério da economia. Documento tal, que foi preenchido pelo time Guardiões com as informações do SIHRO e repassado à liderança técnica.

Além disso, após a concessão da chave pública, é necessário configurar a chave no seguinte endereço:  administrar as chaves PGP para as credenciais do Login Único. Após realizar os procedimentos supracitados, é necessário seguir os passos para autenticação no GOVBR.

Foi desenvolvido pela liderança técnica da SETIC, um NUGET para autenticação no GOVBR. Tendo como resultado: a redução do esforço para integrar a plataforma do governo federal com os sistemas do Governo do Estado de Rondônia.

image-1638892909621.png

Figura 1. Configure Services do Nuget da SETIC com as informações exigidas para que a integração com o GOVBR funcione.

Deste modo, com as informações fornecidas pelo ministério da economia, será possível preencher os atributos exigidos, como por exemplo: clientId.

2.Conclusão

Apesar do time ter demandado tempo e esforço estudando o Spike desenvolvido por outro time e depois descobrir que o tipo de autenticação especificado não era mais uma realidade, foi vista a documentação do NUGET desenvolvido pela liderança técnica da SETIC, onde o esforço para autenticação será reduzido consideravelmente. O requerimento do ministério da economia foi criado pelo time, com as informações do SIHRO e repassado à liderança técnica. Deste modo, após ser enviado ao Min, da Economia, a liderança técnica será a responsável por criar a chave pública (PGP) e repassar ao time Guardiões,  a fim de garantir a autorização de acesso do SIHRO ao GOVBR.

3.Referências

[1] SETIC. Vingadores - Como integrar Portal do Cidadão com o gov.br. 2021. Disponível em: https://documentos.sistemas.ro.gov.br/books/spikes-estudos-tecnicos/page/vingadores-como-integrar-portal-do-cidadao-com-o-govbr . Acesso em: 03 dez. 2021.

[2] ICCBA. Configuração de Autenticação . 2021. Disponível em: README.md · master · CODE / Nuget / Configuração de Autenticação · GitLab (detic.ro.gov.br). Acesso em: 03 dez. 2021.