Estudo da viabilidade da autenticação com o gov.br no Sihro

Data de elaboração 05/08/22

Calebe de Araújo Stodulski

1. João Cícero Romão Gomes de Oliveira
  2. Henrique dos Santos Oliveira
  3. Renato Nascimento de Lima
  4. Calebe de Araújo Stodulski
Alvo Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia - SIHRO

O Spike tem o objetivo de obter conhecimento necessário para reduzir o risco de uma abordagem técnica inadequada e entender melhor os requisitos técnicos para aumentar a confiabilidade do time, e então desenvolver e estimar uma feature com assertividade.

Desta forma, considerando a necessidade de identificar a viabilidade de autenticação do Sistema Integrado da Hemorrede do Estado de Rondônia - SIHRO por meio da plataforma do governo federal que já abrange os sistemas governamentais, como o GOV-BR, o Time Guardiões das Galáxias realizou um spike de estudo, descrevendo os principais pontos dessa necessidade.

Documentação correlata (opcional)
Observações Sem observações

1.Desenvolvimento

Estimar as ações que deverão ser realizadas para que a autenticação do sistema SIHRO com GOV-BR seja implementada com os dados do doador.

• Avaliar se compensa realizar a implementação de autenticar através do Gov.Br

1.1. Resultado da Pesquisa

Hoje na aplicação SIHRO é utilizado o sistema de autenticação "SAURON" tanto do lado da aplicação dedicado aos servidores públicos da FHEMERON quanto do lado da aplicação dedicado a população, plataforma “Salve-Vidas".

Considerando  o DECRETO Nº 9.756, DE 11 DE ABRIL DE 2019, que Institui o portal único “gov.br” e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo federal, para atender ao cidadão, entende-se que  a utilização do sistema de autenticação do Gov.Br para o cadastro do doador, através do Salve Vidas é uma opção interessante e viável.

Entretanto, não presumimos a mesma viabilidade de autenticação do sistema SIHRO por meio do Gov.Br para os usuários do sistema SIHRO, servidores públicos da Fhemeron, visto que, o SIHRO possui funcionalidades de emissão de documentos críticos, tais como: Atestado Médico, Emissão de Exames e etc, que consequentemente necessitam de assinaturas. Atualmente essas assinaturas são realizadas através do sistema "AssineAqui", contudo o AssineAqui, opera por intermédio do login do servidor público no sistema SAURON.

Considerando que o servidor público já possui login de acesso ao sistema SAURON, considerando ainda, que o sistema SIHRO possui muitas funcionalidades implementadas e integradas junto ao SAURON, entende-se que não é viável a utilização da autenticação por meio do Gov.Br para a aplicação SIHRO.

Salientamos que o SIHRO possui diversas tratativas que utilizam dados integrados ao SAURON, quando se trata do lado da aplicação, direcionado ao servidor público. Um exemplo é a integração do SIHRO com o sistema Meu Acesso, que também é integrado ao SAURON. No Meu Acesso é realizado a administração de perfis de acesso ao SIHRO.

Anteriormente foi realizado um estudo técnico de como poderá ocorrer implementação com o Gov.Br. O Spike encontra-se disponível no link: Estudo de caso de como... | Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (sistemas.ro.gov.br).

Complementado o spike supracitado, também pode ser consultado o estudo técnico feito pelo time "Vingadores", que já utiliza o "gov.br" como sistema de autenticação da aplicação "Portal Do Cidadão".

2.Conclusão

Devida a grande quantidade de funcionalidades desenvolvidas no SIHRO utilizando o SAURON não se vê viável a utilização do "gov.br" como sistema de autenticação para o lado da aplicação utilizado pelo servidor público, entretanto o "Salve-Vidas" (lado da aplicação destinado a população em geral) não compartilha dessa extrema utilização do SAURON para seu funcionamento, permitindo que possa ser utilizado o "gov.br" no lugar do SAURON no "Salve-Vidas".

3.Referências

Vingadores - Como inte... | Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (sistemas.ro.gov.br)