Estudo de integração do SIHRO com o Software da Architec Plus

2. Raaby Liandry de Souza Teixeira

3. Welington Carvalho Gadelha

4. Henrique dos Santos Oliveira

1. Gerente de Desenvolvimento:

2. Janderson de Castro Thomaz

1. Product Owner:

2. Maria Luiza Coelho Guimarães

3. Scrum Master:

4. Junior

Alvo

Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia - SIHRO

Analisar a viabilidade de integração do Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia - SIHRO. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo de caso, de como realizar integração com a máquina extratora CompoMatG5 do FHEMERON” presente na Sprint número 88 do time Guardiões.

Documentação correlata (opcional)

Sem documentação correlacional

Sem observações

GLOSSÁRIO:

API - Application Programming Interface

Após a leitura do manual de operações da Máquina CompoMatG5, foi possível visualizar o processo de instalação da mesma, porém, sem informações acerca da integração por meio de API. Foi disponibilizado pelo manual um diagrama acerca da virtualização para a instalação da máquina. Onde é especificado cada processo de instalação, dentre eles, a necessidade da máquina estar conectada a uma lan ou wlan privada e a um computador para instalação do software CompoMasterNetG5.

Figura 1. Modelo de virtualização disponibilizado pelo manual CompoMatG5.

A virtualização ilustrada, sugere que as informações geradas pelas máquinas CompoMatG5 sejam enviadas ao computador e em seguida ao Sistema de Informação do Banco de Sangue. Deve ser averiguado se há uma pasta em rede com os arquivos gerados pela máquina em cada extração e como o time conseguirá capturar e importar ao sistema SIHRO.

A documentação torna explícito o quanto é fundamental que seja criada uma rede privada e que esteja presente apenas o computador que irá gerenciar as máquinas CompoMatG5, conforme a figura abaixo:

Figura 2. Especificação para criação da Lan ou Wlan que suportará as CompoMatG5.

Alguns questionamentos durante o estudo foram levantados, como:

1 - o processo de virtualização já existe no FHEMERON? Caso não tenha, como a equipe realiza o registro do peso e volume?

2- Caso não haja, a equipe de Infraestrutura do FHEMERON possui expertise e recursos para realizar tal operação?

3- Se a virtualização já existir, a CompoMatG5 gera algum arquivo após o processo de extração? Onde é armazenado?

4 -(time) Será necessário o desenvolvimento de aplicação específica para capturar os arquivos armazenados localmente no "servidor'' do FHEMERON?

CONCLUSÃO

Após a análise pelos integrantes do time Guardiões, não foi encontrada na documentação formas de integração direta com a CompoMatG5 via API. No entanto, após realizar a leitura do manual de operações, foi constatado uma possibilidade de integração através da recuperação de arquivos gerados pela CompoMatG5. Onde pode ser realizada uma leitura para que tais dados sejam enviados ao SIHRO. Para que isso ocorra, as dúvidas levantadas neste documento devem ser sanadas para que uma solução seja concretizada.

REFERÊNCIAS

[1] KABI, FRESENIUS. CompoMatG5 Instruções de Operações. 2009. Disponível em: Home - Fresenius Kabi Global (fresenius-kabi.com). Acesso em: 05 out. 2021.