Ir para o conteúdo principal

Business Process Model and Notation

Conteúdo embasado nos sites:                                                                                                                                      --http://www.iprocesseducation.com.br/                                                                                                      https://www.heflo.com/pt-br/bpm/notacao-bpmn/ https://www.dpo.unb.br/images/phocadownload/dpr/biblioteca/BPMN.pdf https://www.dpo.unb.br/images/phocadownload/dpr/biblioteca/BPMN.pdf 

O que é a notação BPMN?

A notação Business Process Model and Notation (BPMN) é um modelo desenvolvido pela Business Process Management Initiative (BPMI) e integrado ao Object Management Group (OMG) (ABPMP, 2009), e compreende uma representação gráfica simples e clara e de fácil entendimento por pessoas técnicas ou não técnicas. É ilustrado a partir de elementos que simbolizam o fluxo de processos, como por exemplo, atividade, evento, rotinas, mensagens, papéis, entre outros.  Ou seja, a partir desta notação é possível fazer o mapeamento dos processos, permitindo identificar pontos de melhoria para o desenho da situação futura, pois o mapeamento reúne visivelmente os processos, setores envolvidos, documentos e atividades necessários. 

Quais são os elementos da notação BPMN?

Os elementos da notação BPMN estão divididos em 5 tipos:

  1. Objetos de Fluxo (Flow Objects)
  2. Objetos de Conexão (Connecting Objects)
  3. Raias de piscina (Swim lanes)
  4. Artefatos (Artifacts)
  5. Dados (Data)

1. Objetos de Fluxo (Flow Objects)

Existem três tipos de objetos de fluxo:

  • Atividades: Estas são tarefas ou trabalhos a serem realizados no processo. Eles podem ser subdivididos para dividi-los o máximo possível para visualização do início ao fim e são representados por retângulos, podendo ser de diversos tipos: Atividade Humana, Genérica, Tarefa de Execução de Script, Tarefa de Invocação de Serviço ou Subprocesso.

image-1653256136979.png


















    • Eventos: São circunstâncias que ocorrem durante o processo, podendo estar presente no início, intermediário ou fim (encerrando o processo), influenciando o fluxo diretamente. Dentre os eventos, temos eventos Simples, de mensagem, de sinal, de conexão, temporais e de erro. São representados por círculos. 

    image-1653275177410.png


    • Decisores ou Desvios (Gateways): São empregados para controlar a sequência do fluxo, estabelecendo quais os pontos de desvios serão seguidos no processo, podendo dividir o fluxo em vários ou ligá-los. Eles são representados por losangos, e cada um pode conter outros símbolos para representar ações específicas, como segue:

    image-1653276618954.png


    2. Objetos de Conexão (Connecting Objects)

    Os objetos de conexão estabelecem a sequência do processo, ligando o objeto de fluxo a outro. Também são divididos em três tipos:

    • Fluxo de sequência: Esse tipo de conexão indica a ordem em que as atividades serão desempenhadas. São representados por uma seta contínua (linha cheia).

    image-1653510803221.png

    • Fluxo de mensagem: É usado para transmitir o fluxo de mensagem entre dois participantes, ou seja, entre duas pools. São representados por seta contínua tracejada.

    image-1653510862858.png

    • Fluxo de associação: O fluxo de associação é específico para conectar os elementos de artefatos ao diagrama, sendo representado por uma linha pontilhada, podendo ou não apresentar setas em “v”.

    image-1653510901301.png

    3. Raias de piscina (Swim lanes)

    As swim lanes possuem a aparência de piscinas com raias e podem ser analisadas de duas maneiras:

    • Piscinas: Retratam processos e os participantes no processo.  Se dois participantes de negócio não estão fisicamente no mesmo lugar dentro do diagrama, deverão ser representadas em duas piscinas distintas.

    image-1653516101531.png


    • Raias: São subdivisões horizontais ou verticais de cada piscina, sendo utilizadas para estabelecer as atividades em funções ou papéis. As raias auxiliam na sapiência de quem são os responsáveis naquela parte do processo.

    image-1653516968573.png


    4. Artefatos (Artifacts)

    Os artefatos são elementos complementares de anotações, para sinalização visual do processo, porém não influenciam no fluxo do processo. De acordo com o conceito de BPMN, a utilização dos artefatos traz mais detalhe ao diagrama, permitindo inserir informações extras ao processo. Eles podem ser representados de duas maneiras:

    • Anotações: São usados para explicar claramente ou dar informações complementares sobre uma atividade. A anotação é representada por um campo de texto marcado com a borda lateral e pode ou não estar ligada a elementos do diagrama.

    image-1653522144486.png

    • Grupos: O artefato de grupo é um elemento de anotação visual e pode ser usado para sinalizar grupos de atividades, atribuindo-lhes destaque no diagrama. É representado por um retângulo com linha tracejada e bordas arredondadas e não interfere no fluxo do processo.

    image-1653522905326.png

    5. Dados (Data)

    Os dados são utilizados para exprimir informações ou documentos e podem ser representados de duas maneiras:

    • Objetos de dados: São "inputs" para a execução das atividades, demostrando como os dados das atividades podem ser manipulados, requeridos ou produzidos. São representados no diagrama por um ícone de folha de papel.

    image-1653523950328.png

    • Repositório de dados:  Esse tipo de dados mostram o local de armazenamento dos dados, ou seja, em qual base de dados ficam persistentes.

    image-1653524497113.png

    Vantagens da notação BPMN

    A utilização da notação BPMN traz diversas vantagens para a organização, como por exemplo:

    • Apoiar a gestão de processos de negócios.
    • Fornece uma notação intuitiva e fácil compreensão para usuários não especialistas em BPM.
    • Representar a semântica de processos complexos de forma facilmente inteligível e clara.
    • Reduz ruídos de comunicação entre a etapa de design de processos e sua implementação, execução e gerenciamento.
    • Com este nível de entendimento intuitivo, a integração é muito facilitada por outros profissionais envolvidos em BPM, tais como os analistas de negócios, o corpo técnico que executa os processos e também os gestores, que terão acesso aos dados para controlar e monitorar um processo que entendem plenamente.
    • Facilitar a automação de processos.

    Resumindo…

    Como pode-se notar, através da notação BPMN é possível ter uma visão ampla sobre todo o processo, de forma extensa. Por ser uma linguagem de fácil entendimento, integra todos os níveis e profissionais que trabalham em BPM em uma organização para facilitar o gerenciamento de processos, e consequentemente as empresas estarão mais aptas a desenvolver planos de ação para melhorar seus processos.