Ir para o conteúdo principal

SETIC - Painel de Gestão da INFOVIA

Gerência de Infraestrutura - GEINFRA-EPR

Cliente: 
Product Owner: David Lucas
Time Responsável: Ordem da Fênix
Atualizado em: 28/06/2019
Versão: 1.0

1. INTRODUÇÃO

O objetivo do estudo de viabilidade é avaliar de um ponto de vista técnico, econômico e organizacional se o projeto é viável. O estudo de viabilidade destina-se ao cliente, e aos desenvolvedores de software. Justifica-se este documento servir as pessoas citadas anteriormente, pelo fato do estudo de viabilidade se dar através da interação entre as partes interessadas, com a finalidade de saber se o sistema irá contribuir para os objetivos da organização, considerando certas restrições, analisar se o sistema poderá ser implementado e também saber caso haja a necessidade de integração entre outros sistemas, se a integração será possível. Espera-se que o documento seja utilizado para consulta referente a confirmação ou não da viabilidade do projeto.

1.1 VISÃO GERAL

Neste estudo de viabilidade serão descritos o objetivo do projeto de um Software solicitado pelo Gerência de Infraestrutura - GEINFRA. O projeto baseia-se na situação de um problema existente, o qual encontra-se descrito como o diagnóstico atual do cliente. Estudou-se outras soluções que atendam o problema e eles estão descritos na seção de Alternativas Propostas. Após a análise entre as vantagens e desvantagens das soluções propostas, seus custos e riscos, chegou-se à conclusão de qual alternativa é mais adequada, descrito na seção Alternativa Recomendada. A conclusão e responsáveis do projeto encontram-se ao final do documento respectivamente.

2. DIAGNÓSTICO ATUAL

O projeto INFOVIA não possui, hoje, um único sistema de gerenciamento, as informações estão em: Planilhas, vários sistemas e em pessoas. As tomadas de decisões feitas hoje são base em achismo, não se tem confiança na qualidade e confiabilidade dos dados, devido a muitas informações não estarem registradas e estarem presas com servidores.

  Atualmente a análise de incidente ou é feita por meio de achismo do mapa estático, ou por meio de diversas visitas in loco aos locais para tentar achar o problema, demandando tempo e pessoal para detectar o que pode ser um possível problema, pois não há como ter certeza ou previsibilidade do que está ocorrendo em torno da extensão de sua fibra ótica.

  Não se consegue gerenciar tais problemas de forma manual ou por meio de planilhas devido ao excesso de dados dispersos em várias planilhas.

  Atualmente há uma ferramenta a qual poderia fornecer esses alertas de forma automática e em tempo real, no entanto, o esforço que a configuração desses padrões de alerta demandaria em torno de dois meses de trabalho de forma exclusiva.

  Atualmente, como não se tem um "contrato" com os clientes, há dificuldade na comunicação e acesso aos servidores responsáveis por receber os técnicos em sua unidade, de forma a qual, quando realizaram uma manutenção na unidade, pode acabar não sendo recebidos devido a ausência dos responsáveis de TI;

  Falta diretrizes e regras para o relacionamento entre negócio e cliente;

  Devido a não se realizar gerenciamento do contrato, e um gerenciamento precário das ações de melhoria e acúmulo de alterações na rede, eles não conseguem gerenciar a vida útil de nossos produtos. Impedindo que eles possam agir de forma preventiva na manutenção e melhoria. Mesmo que o gerenciamento de contrato e alterações na rede fossem bem realizados, tais ações iriam gerar uma enorme quantidade de dados a serem geridos, o que tornaria a atividade quase inexequível.

  Muitas unidades do governo não confiam na segurança da Infovia devido à falta de dados e transparência. A geração dos relatórios necessários é comprometida devido ao fato de outras atividades não conseguirem executar ações de gerenciamento e cruzamento de dados.

  Atualmente, a gestão dos contratos é possível, devido ao pequeno número de contratos a serem gerenciados. No entanto, tendo em vista a expansão da infovia para o interior do estado, o volume de contratos aumentará, tornando a atividade de difícil controle.

3. RISCOS

● Falta de efetividade nas decisões;

● Inoperabilidade de expansão;

● Retrabalho.

4. ALTERNATIVA DA INSTITUIÇÃO

O cliente solicitou a criação de um sistema a DETIC que englobe:

● Realizar o gerenciamento do inventário, pois precisa de tomada de decisão sobre os recursos, como por exemplo a sua realocação;

● A parte operacional da INFOVIA, precisa de um mapa de georreferenciamento para identificar melhor os incidentes;

● Desenvolvimento de um sistema de alertas para realizar o monitoramento constante;

● Precisa gerenciar meus clientes, precisa gerenciar meus contratos de serviços, pois toda minha capacidade de trabalho depende do fornecimento dos serviços contratados

● Precisa realizar o acompanhamento da performance de rede, para ser capaz de identificar de forma preventiva ações de manutenção e melhoria;

● A infovia e seu corpo gerencial precisa de informações em forma de relatório, pois é necessário expandir mercado apresentando meus resultados;

5. PROPOSTA DO TIME

Conclusão da equipe de projetos e processos: Entendemos que os problemas levantados são válidos e devido ao enorme número de dados e sistemas a serem gerenciados, recomendamos que o projeto permaneça no backlog priorizado aguardando para entrar em desenvolvimento;

Os benefícios reais do projeto: serão diminuição do tempo de resposta aos clientes, expansão do mercado e consequentemente investimento na área, assim como, aumento na diversidade de produtos de informação a serem oferecidos, fornecendo transparência para administração pública e informações para tomada de decisão.

image-1606487729259.png