Ir para o conteúdo principal

Análise de Negócio EMATER - Sistema de monitoramento de Assistência Técnica e Extensão Rural


Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação
Data da Elaboração 03/2020
Última atualização 04/10/2022
Responsável pelo estudo Maico Moreira
Equipe do estudo Equipe Rocket
Alvo Projeto
Objetivo Estudo para viabilidade de Software
Observações
 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

 

DETIC: Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação

EMATER: Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia 

SCGA: Sistema da Corregedoria Geral da Administração

EPR: Estado para Resultado

SIGATER: Sistema de Gerenciamento de Ater

1. FINALIDADE DO RELATÓRIO E CARACTERIZAÇÃO DO CLIENTE

Subsidiar as Secretarias, Superintendências e Autarquias do Estado de Rondônia, na identificação das problemáticas do âmbito organizacional, planejamento e construção de sistemas para a melhoria contínua das atividades desenvolvidas pelo servidor público a sociedade.

Nesse contexto, informamos que a EMATER presta assistência técnica e extensão rural para produtores, com foco em pequenos produtos que estão em situação de vulnerabilidade financeira. Trabalha para o desenvolvimento e evolução da qualidade, da produção e da produtividade, tanto para a área animal e vegetal, com o objetivo de evoluir a renda das famílias produtoras, com as vertentes do Crédito rural, Política para mulheres, Política para jovens, Saúde preventiva e verticalização da produção, bem como com o licenciamento, Cadastro Ambiental Rural, Outorga, Conservação da água, do solo e Regularização ambiental.

2. DIAGNÓSTICO ATUAL

Atualmente a organização conta com o sistema SIGATER que lhes fornece monitoramento de ATER, prestando serviços similar aos sistemas que estão pedindo para a GDEV, no entanto, a entidade precisa que o sistema evolua em algumas atividades de monitoramento.

O sistema é terceirizado e no contrato não foi incluso o direito sobre o código fonte. Atualmente se paga 10 mil por mês para que o sistema continue em funcionamento na EMATER.Todas as EMATER's tem sistemas de monitoramento, e constam nessa base de dados para a execução das atividades compreendidas em visitas técnicas. O SENAR tem um sistema que eles se predispuseram a ceder para a EMATER.

ANATER está produzindo um sistema que lhes atenderia, no entanto, não tem prazo para ser entregue.

3. PROBLEMAS IDENTIFICADOS

A dificuldade que a Emater passar, registrar o local, data, horário onde o técnico está prestando a assistência e fornecendo recomendações técnicas, de forma a qual eu consiga evitar tentativa de fraudes.

A organização precisa acompanhar a real execução das ações planejadas e pactuadas pelos técnicos, pois, preciso evitar tentativas de fraude.Prestação de contas a cada dois meses e preciso ser efetivo para conseguir promover desenvolvimento no estado. A partir do momento que eu consiga ser mais efetivo, conseguirei mais investimentos. Levantamento e análise da área de produção, atores envolvidos e monitoramento.

Atualização mediante um painel de monitoramento dos dados e resultados para acompanhamento, preciso acompanhar o decorrer do processo de crédito rural, pois dependem de laudos de supervisão, e alguns técnicos perdem o prazo dos laudos e consequentemente a EMATER e os produtores perdem muito dinheiro com isso.

A ineficiência de um monitoramento através de ferramentas tecnológicas de acompanhamento das ações de ATER, causa um prejuízo econômico diretamente as propriedades atendidas da Agricultura Familiar.

4. RISCOS

- Atualmente os dados são por indução/declaratório;
- Dados irreais acabam alimentando políticas públicas;
- ineficiência campanhas anuais;
- Produtores resistente na coleta de informações;
- Fraude de visitas técnicas realizadas pelo extensionista;
- Impacto financeiro na arrecadação;
- Controle de equipe eficaz.

5. ALTERNATIVA DA INSTITUIÇÃO

Iniciar o processo de modernização de monitoramento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, a fim de termos mais eficiência, eficácia e efetividade no agronegócios da agricultura familiar, usando fatores internos de produção, principalmente e, de forma complementar, os fatores externos, visando o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento humano, a recuperação do passivo ambiental, o aumento da produtividade com redução de custos e melhoria da qualidade da produção, pela disponibilidade de recursos e conhecimento tecnológicos.

6. PROPOSTA DO TIME

- Uma oficina em gerenciamento e elaboração de processos;
- Mapeamento e desenho dos fluxogramas da unidade;
- Identificação das atribuições da equipe operacional;
- Desenvolvimento do sistema devido a possível perda de arrecadação nas emissões de e melhor eficiência nos controles.