THINK-PAIR-SHARE
É crença para muitos que reuniões costumam ser cansativas e estressantes, a fim de reduzir esse estresse e cansaço, foram desenvolvidas técnicas de facilitação, onde Scrum Masters tendem a agregar valor como facilitadores.
O surgimento do THINK-PAIR-SHARE
Oriundo das metodologias pedagógicas, e segundo Lyman, F. (1981), o Think-Pair-Share é uma estratégia de ensino colaborativa, utilizada por Professores para ajudar alunos a pensarem e formularem ideias individuais a partir de um tópico ou questionamento, posteriormente definido, junto com um amigo de classe dissertar sobre suas ideias e compartilhar com os demais com um colega da classe/grupo.
Trazendo ao nosso cotidiano, podemos conduzir o Think-Pair-Share como uma técnica de facilitação colaborativa, utilizada por Scrum Masters para ajudar os membros da reunião a pensarem, compactuar ideias e compartilhá-las em grupo.
Entendido, mas como usar tal técnica?
- Busque identificar questionamento/dúvidas relacionadas a reunião;
- Solicite aos participantes a pensarem em respostas para dúvidas em questão, deixe-os pensarem por até 2 minutos (se for de agrado aos mesmos, podem escrever suas respostas em post-its);
- Após pensarem em suas respostas, peça para que formem duplas e expliquem suas respostas uns aos outros, assim compactuando suas ideias em comum. Isso pode durar mais 2 minutos de troca de ideias;
- Por fim, peça que compartilhem suas respostas com todo grupo.
Fazer com que os participantes pensem sobre os assuntos e questionamentos a serem tratados durante as reuniões, discutam e compartilhem suas crenças, pode trazer maior engajamento a partir dos primeiros momentos de reunião.
REFERÊNCIAS
S2TEMSC. Think-Pair-Share and Variations. Disponível em: <https://www.s2temsc.org/uploads/1/8/8/7/18873120/think_pair_share_strategy_and_variations.pdf/> acessado em: 02/09/2020.
Nenhum comentário