Ir para o conteúdo principal

Dot voting

Por Edson Masami Hiraçaka

 

Aoooooba! Bão?

Antes de tudo, sei que muitos já sabem, mas não custa reforçar, sempre que for escrever algo no computador, salve de tempos em tempos, para não perder o que já foi digitado. Não que isso tenha acontecido comigo neste artigo...

Voltando ao que interessa.

Com a intenção de disseminar a cultura ágil, nós da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC, do Governo do Estado de Rondônia, criaremos alguns artigos de opiniões sobre técnicas de facilitação.

Lembrando que para cada técnica/método existem várias formas de serem aplicadas, o importante é você entender e adaptar ao seu cenário.

Meu nome é Edson M. Hiraçaka, atuo como Scrum Master na SETIC e explicarei um pouco sobre:

dot-voting.png

 

Imagine que você e seus amigos do trabalho estão discutindo sobre o que deve ser feito na quarentena para evitar a propagação do Covid. Somente na conversa, teríamos distrações, conversas paralelas, interrupções e perda de foco.

 

pessoas.png

 

Você como um bom facilitador iria pedir para que anotassem suas ideias em post-its e colassem na parede...

 

per-loov-oXqn2CXC_9Q-unsplash.jpg

 

Ainda está um pouco caótico, certo?

 

Neste momento entra em cena o Dot Voting, ele é uma técnica de priorização colaborativa que ajuda nas discussões em grupo, e tudo que você precisará para aplicá-lo é post-it e adesivos de ponto ou pincel de quadro.

 

postit.png

 

Após todos os assuntos estarem descritos nos post-its, você dará para cada participante uma quantidade de votos, para que eles colem (ou façam uma marcação) no post-it com o assunto que mais lhe interessa.

Não existe um número exato de votos para serem distribuídos, eu particularmente recomento de 3 a 5 votos, lembrando que quanto mais pessoas, o ideal é que sejam distribuídos poucos votos, para não prolongar a priorização.

 

postit2.png

 

Após todos terminarem, faça a contagem e organize os assuntos de forma que os mais votados sejam os primeiros a serem discutidos, mantendo assim o foco da discussão em um item por vez.

Em caso de empate, votem novamente os assuntos em questão. Lembrando que o participante pode colocar todos os seus votos em um único assunto.

postit3.png

Espero que essa explicação tenha sido clara, e que você seja capaz de executar o Dot Voting com facilidade.