Ir para o conteúdo principal

Speed Dating

Por Gabriel Fernandes de Oliveira

 

Se você conhece do que estou prestes a falar, devo considerar uma pessoa aventureira nos relacionamentos da vida. 

Essa técnica baseia-se em um evento bem interessante de encontros para formação de casais. Meu nome é Gabriel F. Oliveira, atuo como Scrum Master na SETIC, e permita-me contar como tudo surgiu.

 

Burro-shrek.gif

Digamos que teu burrinho está amarrado sob o sol, sem água e sem comida. Precisando formar novas conexões, conhecer novas pessoas. E descobre que existe um evento com a oportunidades de conhecer novas pessoas. Tendo isso em mente, veste a melhor roupa, treina aquele olhar arrebatador e o sorriso sedutor.

Lá tem uma quantidade equivalente de homens e de mulheres. Explicam que as mulheres ficam sentadas, cada uma em seu lugar específico e que os homens vão trocando de mesas até todos, dos sexos opostos, se conhecerem. Para cada encontro têm-se de 3 a 4 minutos - que serão interrompidos por um sinalizador sonoro - para conversarem e ver aquele ou aquela que bateu a química. E assim achar onde poderá encostar-se em uma sombra com água fresca.

 

Burro-e-dragão-shrek.jpg

 

Aproveitando-se do conceito foi-se incorporado em reuniões, em todos os tipos de eventos e workshops. O conceito de Speed Dating, Speed Network ou Encontros Rápidos para favorecer apresentações rápidas, dinamizar momentos, proporcionar uma maior rede de contatos e manter o foco em reuniões.

Como é dito no artigo do Edson Hiraçaka sobre Dot Voting que para cada técnica ou método existem diferentes maneiras de adaptá-las a realidade que está enfrentando.

Independente de como adaptar a ideia é que os participante estejam preparados para otimizar o tempo ao fazer as perguntas e respondê-las.

Em eventos de grandes ou pequenas proporções é um momento de promover oportunidades de negócios e aprendizados. Por exemplo:

1- Em um evento de negócios específicos pode-se separar em dois grupos de interesses distintos. Em um dos grupos os participantes ficam fixos e o outro os participantes irá rotacionar. Nesse cenário, é importante que os participantes tenham perguntas e tópicos previamente preparados para começar uma conversa;

Speed-Dating-Mentoring---cortada.jpg

 

2- Em um evento com convidado(s) especialistas, e organiza-se grupos - para agilizar ou por interessees - para falar com cada especialista. Dando um curto tempo para um participante (ex.: 1 min) para fazer a sua pergunta e 2 a 3 minutos para o especialista responder;

Meeting-Reunião-Group.jpg

 

3- Em uma reunião ou workshop. Em que cada pessoa tem um intervalo curto de tempo para explicar a sua ideia e determina-se mais um intervalo de tempo curto para aqueles que estejam com dúvida possam elaborar sua pergunta, e um segundo intervalo de tempo para a tréplica; ou

Workshop.jpg

 

4- Determina-se um intervalo de tempo já definido para discutir uma pauta levantada, e controle o tempo dos participantes instigando-os a serem mais sucintos e objetivos.

 

É uma ferramenta tão versátil que proporciona a possibilidade de usá-la como técnica de quebra gelo por promover ação, movimento e disposição. Em uma breve introdução, dinãmicas quebra gelo é o momento de alavancar o astral de uma equipe e movimentar os participantes de um evento.

Em experiências semelhantes a reunião de treinamento, ideação ou sessão de formação de equipe permite-se conhecer os outros participantes rapidamente, e até mesmo potenciais colegas próximos. O último benefício citado pode aumentar o valor de participar do ajuntamento.

Para quebra gelo é bom que deixe algumas perguntas de sugestão para os participantes usarem para se conhecerem. Em casos de participantes que já se conhece pode propor perguntas mais particulares como: algo que seu não colega conhece; citar 5 comidas preferido; 3 lugares que tem vontade conhecer; qual comediante predileto; etc.

Speed Dating é muito mais um conceito do que uma ferramenta com forma concreta.