Análise de dados RHs
Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação |
Última Alteração |
Versão |
|
Time: |
Amazonas |
|
|
Cliente: |
Maico Moreira e David Lucas |
20/05/2020 |
1.0 |
Product Owner: |
Henrique Douglas |
LISTA DE SIGLAS:
SETIC- Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação
SEDAM- Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental
SUPEL- Superintendência Estadual de Licitações
IDARON- Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia
SEDUC- Secretaria de Estado da Educação
SESAU- Secretaria de Estado da Saúde
DESP- Diretoria Executiva de Sistema e Pagamento
SEGEP- Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas
RH- Recursos Humanos
ÍNDICE:
1.INTRODUÇÃO
2. ANÁLISE DOS RESULTADOS
3. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
Levando em consideração as ações que estão sendo realizadas ao Projeto de folha de pagamento, o time buscou conhecer as funcionalidades que os usuários de Recursos Humanos das secretarias utilizam. Para elaboração da pesquisa foram levados em consideração o módulo folha de pagamento dentro do sistema governa que recentemente passou ao domínio total do GOVERNO, e para cada funcionalidades foram elaboradas perguntas sobre o uso ou não dos campos e em caso de não utilização pedimos para que os envolvidos respondessem o motivo. Com isso, este documento tem como intuito demonstrar de forma gráfica e textual a utilização e as justificativa da não utilização, deixando claro as dificuldades que os envolvidos vêm enfrentando com o uso do software. A pesquisa foi aplicada com 7 RHS: SETIC,SEDAM, SUPEL, IDARON, SEDUC, SESAU e DESP.
Através desta abordagem espera-se beneficiar todos os envolvidos no projeto buscando melhorar a experiência de utilização do sistema dando celeridade nos trabalhos realizados.
2. ANÁLISE DOS RESULTADOS
Gráfico 1. Qual setor você trabalha?
Como podemos perceber nos dados ilustrados acima obtivemos respostas de todos os 7 RHs que têm interação com o módulo de folha de pagamento no Sistema Governa .
Gráfico 2. No campo cadastro de servidor quais funcionalidades você preenche?
Como ilustrado no gráfico acima , podemos observar uma grande variância entre os campos que são preenchidos, conseguimos analisar que entre os campos utilizados, temos um maior volume na utilização do campo Informações que representa um percentual de 85,7% (6 setores) e Informações mensais com 71,4% (5 setores) dos 7 setores envolvidos, e com um percentual inferior de utilização temos o campo Concurso com um percentual de 14,3 % (1 setor), Reintegração com 14,3% (1 setor), Especialização 28,6% (2 setores), Graduação 42,9 (3 setores), e por fim com 0% de utilização ou seja, nenhum setor preenche o campo de Curso Técnico.
2.1 As funcionalidades que você não marcou, nos diga o por que não preenche.
Após coletarmos a utilização de cada funcionalidade referente ao módulo de folha de pagamento dentro do sistema governa, solicitamos aos respondentes que justificassem, caso tivesse, o não preenchimento de alguns campos, o que se pode notar é que algumas justificativas estavam voltadas a:
- "O RH ser subordinado a SEGEP"
- "A não obrigação do preenchimento do campo,"
- "Não existem todos os tipos de cursos técnicos dentro do sistema, como por exemplo o curso de TEC. Em RADIOLOGIA,"
- "Se trata de preenchimento básico"
- "O RH só consegue realizar consultas."
Gráfico 3. Na funcionalidade de informações mensais, quais tópicos você preenche?
Como ilustrado no gráfico acima, podemos observar que dos RHs que preenchem a funcionalidade informações mensais, grande parte tem o proveito dos tópicos mencionados, é possível perceber que entre os tópicos utilizados, existe um maior volume na utilização do campo Informações Bancárias com 85,7% (5 setores), Local de Trabalho com 83,3% (5 setores) e Complementar com 66,7 (4 setores), já com uma margem inferior temos o tópico Cálculo com um percentual de 50% (3 setores), Dependente com um percentual de 16,7 % (1 setor), e por fim, Contábil com 16,7% (1 setor).
Gráfico 3.1 Os tópicos que você não marcou, nos diga o por que você não preenche.
Após coletarmos a utilização de cada funcionalidade, solicitamos aos respondentes que justificassem, caso tivesse, o não preenchimento de alguns campos, o que se pode notar é que algumas justificativas estavam voltada a :
- “Por que não é solicitado pela SEGEP, exemplo: dependente não solicita mais documentação.”
- “Pq não pertencem a esses campo de informações funcionais.”
- “A instrução passada foi para preenchimento apenas desses campos.”
- “As abas que estão disponíveis para o RH são somente para consultas.”
- “Não são campos obrigatórios.”
- “alguns campos são de responsabilidade da folha de pagamento do Estado.”
Gráfico 4. No campo de movimentação mensal você preenche a funcionalidade de "Planilha Diferença"?
Como ilustrado no gráfico acima, das 7 respostas obtidas podemos perceber que grande parte dos setores não preenche o campo de Movimentação Mensal, somando um total de 6 respondentes que marcaram a opção “NÃO” e 1 respondente que marcou a opção “SIM”. Logo, conseguimos analisar o percentual de 85,7% dos setores que não preenchem o campo.
Gráfico 4.1 Os tópicos que você não marcou, nos diga o por que você não preenche.
Após coletarmos a utilização de cada funcionalidade, solicitamos aos respondentes que justificassem, caso tivesse, o não preenchimento de alguns campos, o que se pode notar é que algumas justificativas estavam voltada a :
- “Não é de responsabilidade do RH, sim da folha de pagamento”
- Não vejo utilidade para o meu trabalho”
- “Não é obrigatória”
- “competência da SEGEP”
- “As abas que estão disponíveis para o RH são somente para consultas”
- “O RH não tem acesso”
Gráfico 5. No campo movimentação mensal, quais funcionalidades você preenche?
Como ilustrado no gráfico acima, podemos observar os RHs que preenchem a funcionalidade movimentação mensal, assim temos uma porcentagem de 57,1%( 4 setores) dando referência ao campo Individual, 14% (1 setor) ao campo de Importação, 0% ao campo coletivo e Inconsistência Histórica e 57,1 % nos afirmou não ter acesso a nenhum dos campos representados acima .
Gráfico 5.1 Os tópicos que você não marcou, nos diga o por que você não preenche.
Após coletarmos a utilização de cada funcionalidade, solicitamos aos respondentes que justificassem, caso tivesse, o não preenchimento de alguns campos, o que se pode notar é que algumas justificativas estavam voltada a :
- “Preenchemos apenas o campo férias”
- “Não há necessidade”.
- “O RH não tem acesso. Obs.: Não temos acesso a nenhuma das alternativas”.
- “As abas que estão disponíveis para o RH são somente para consultas”.
- “Não tenho acesso”.
- “São informações de implantação de verbas, que são de responsabilidade da folha de pagamento. Apenas as férias são marcadas aqui no RH SESAU”.
- “Nenhuma das alternativas".
Gráfico 6. Nos diga quais funcionalidades de verba periódica você preenche.
Como ilustrado no gráfico acima, podemos observar os RHs que preenchem a funcionalidade verba periódica, assim temos uma porcentagem de 42,9 %( 3 setores) dando referência ao campo verba individual 14,3 % (1 setor) ao campo de verba coletiva, 57,1 % ( 4 setores) que não fazem utilização de nenhum dos campos representados acima .
Gráfico 6.1 Os tópicos que você não marcou, nos diga o por que você não preenche.
Após coletarmos a utilização de cada funcionalidade, solicitamos aos respondentes que justificassem, caso tivesse, o não preenchimento de alguns campos,o que se pode notar é que algumas justificativas estavam voltada a :
- “Porque esse campo não existe.”
- “Não preenchemos verba. Até então não temos acesso a inserção de verbas, com exceção ao auxílio saúde condicional.”
- “As abas que estão disponíveis para o RH são somente para consultas”.
- “Não tenho acesso.”
3. CONCLUSÃO
Partindo da informação que o sistema governa passa a partir deste ano a ser de total responsabilidade do estado de RONDÔNIA, baseado nos aspectos expostos acima, tentou-se coletar ao máximo a utilização e a percepção de cada respondente dos setores de Rh. Destacamos ainda, que por motivos ainda não detectados é possível perceber que existe uma centralização de atividades na DESP, e que os RHS tem liberações mais simples como por exemplo inserção de dados dos servidores e criação de matricula, quando a DESP possui acessos mais complexos como: alterações e exclusões financeiras, ressalto que estamos buscando o entendimento parcial da utilização das funcionalidades e campos, para que possamos em um futuro próximo implementar melhorias , visando a celeridade nos processos e a melhor entrega de resultados aos envolvidos.
Nenhum comentário