Ir para o conteúdo principal

Cadastro de Servidores e Ficha Funcional

Consulte informações funcionais de servidores e saiba como editar seus cadastros.

#FicaDica: Este manual está disponível no cadastro dos servidores no e-RH: acesse-o pelo botão (?) Ajuda que consta na parte superior da tela!

Servidores: detalhes!

No Módulo de Recursos Humano (e-RH), após localizar a matrícula desejada (para maiores informações, clique aqui), clique no nome do servidor para acessar aos detalhes de seu vínculo.

Na tela de detalhes do servidor é exibido algumas informações relacionadas ao vínculo com a Administração Pública, como: matrículacargodata de adminissãounidades de vínculo e pagamento, carga horáriapadrão, etc.

Ainda nessa tela é possível consultar a lista de Dependentes, bem como a lista de Ocorrências registradas em seu histórico funcional. Ambas as listas podem ser acessadas rolando a página, ou, simplesmente, clicando nos botões da barra de contexto (barra verde). Veja na animação abaixo.

e-Estado-Governo-do-Estado-de-Rondônia-Google-Chrome-2021-03-23-22-51-35.gif

Por meio da tela de detalhes é possível imprimir a ficha funcional de servidores estatutários. Basta clicar no botão Ficha Funcional na barra de contexto que um PDF será gerado e exibido numa nova guia/aba do navegador com todas as informações funcionais e pessoais. Caso precise consultar ou alterar os dados pessoais, basta acessar o botão Cadastro Geral que o cadastro pessoal do sevidor é aberto numa nova guia/aba do navegador.

Atenção! A depender da configuração de acesso e perfil, algumas funcionalidades poderão ser limitadas ou ausentes.

Resume-pana.pngEditando cadastro

A certeza que RH's têm é que a vida funcional de servidores não é estática: morta!

E pensando na maratona de deixar os cadastros de seus servidores 5 estrelas, juntamos todas edições em um único local:

A partir da tela de detalhes do servidor, clica no botão Editar na barra de contexto para acessar a tela de edição.

Atenção! A depender da configuração de acesso e perfil, essa funcionalidade pode estar indiponível.

Dados do Vínculo

Os dados de cadastro de vínculo vai depender do tipo de vínculo cadastrado pela Unidade Central de Gestão de Pessoas (atualmente a Segep), mas no geral contam: data de admissãocargoregime, etc. Veja um exemplo abaixo (ou clica na imagem para ampliar em um nova guia):

dadosvinculo.png

 

Frequência

Na segunda aba da tela de edição é possível configurar a frequência do servidor. As seguintes informações são requeridas:

At work-pana.png

  • Horas semanais: informe em números a carga horária semanal contratada. O SIF, por exemplo, usa essa informação para montar a frequência semanal e mensal do servidor;

  • Horas extras: opcionalmente, informe em números a quantidade máxima permitida de horas extras a ser realizada;

  • Plantonista: marque essa opção quando o servidor for plantonista; desmarque caso não o seja. O Skala, por exemplo, usa essa informação pra montar escalas de plantões;

  • Está em atividade privativa ao cargo? Marque essa opção caso o servidor esteja exercendo atividade inerente ao cargo; desmarque caso o servidor esteja em readaptação ou em quaisquer circustâncias de restrição das atividades inerente ao cargo. O SID, por exemplo, usa essa informação para aplicar, ou deixar de aplicar, concessão especial de férias a servidor que opera com Raios X ,ou Substâncias Radioativas ou Ionizantes, bem como a servidor/professor no Exercício do Magistério.

  • Frequência: escolha entre Biométrico ou Digital, a marcação do ponto eletrônico. O Portal do Servidor, por exemplo, usa essa informação para disponibilizar ao servidor com ponto Digital o registro de ponto online.

Após realizar as alterações, clica em Salvar para deixar registrado!

Ainda na aba de frequência, se faz necessário definir o local de trabalhdo do servidor.

No campo de departamento, pesquise pelo local de trabalho do servidor. No resultados da busca, seleciona o departamento desejado e depois clica no botão Adicionar.

O departamento adicionado será exibido logo abaixo numa relação na qual deverá ser definido o departamento padrão.

e-Estado-Governo-do-Estado-de-Rondônia-Google-Chrome-2021-03-23-23-57-29.gif

Embora um servidor possa ter vários locais de trabalhos (professores, profissionais da saúde, mebros de comissão, etc.), alguns sistemas precisam saber quem é o chefe-imediato desse servidor; que nesses caso será o chefe do departamento definido como padrão. O SID, por exemplo, usa essa informação para que o homologador das férias do servidor seja o chefe do departamento padrão.

Entretanto, outros sistemas precisam saber de todos os locais de trabalho. O Skala, por exemplo, usa essa informação para configurar escalas de médicos que podem trabalhar em vários hospitais enquanto o SIF usa essa informação para montar frequência do servidor em cada local de trabalho, respeitando os feriados e pontos facultativos decretado nos municípios desses departamentos.

Para remover um departamento, basta clicar no botão Remover na lista de departamentos.

Perigo! A remoção de departamentos causa impacto em vários outros sistema, como mencionado acima, e é irreversível. Tenha consciência do ato!

Pagamento

Na aba de pagamento, defina:

  • Unidade de pagamento: a unidade que efetiva o pagamento do salário do servidor;
  • Padrão: defina o padrão de classe, nível e referência atual do servidor após promoções e progressões; e,
  • Conta de pagamento: escolha, dentra as contas cadastradas pelo servidor no Cadastro Geral, aquela por onde ele receberá os proventos.

Após atualizar os dados, clica no botão Salvar.

 

Mind map-pana.pngFunções não gratificadas

 

Na aba de funções não gratificadas, defina as funções e papéis que o servidor atualmente excerce, como por exemplo: gerente de projeto, dono de processo, dono de produto, desenvolvedor de sistemas, design de UX de serviços públicos, etc...

Para remover, basta clica no ícone vermelho em forma de X que aparece ao lado da função adicionada.

Tome nota! A função aqui descrita não são as gratificadas definida em lei. Mas apenas as que o servidor executa informalmente.

 

 

e-Estado-Governo-do-Estado-de-Rondônia-Google-Chrome-2021-03-24-00-25-34.gif

Essa informação deve ser usado em banco de competências e também será usada na Central de Desenvolvedor - uma aplicação funcionalidades com acesso restrito a servidores que exerçam determindas funções não gratificadas.

Online Review-pana.pngCadastro 5 ⭐?

 

Agora ficou mais fácil complementar os cadastros dos servidores com máximo de informações possíveis; mas, caso encontre alguma dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento por meio desse link (abertura de chamados) ou acesse aos demais Manuais e Tutoriais.

Ah! Ajude-nos a melhorar o e-RH enviando sua sugestão de melhoria nesse link (Que tal..., Que bom..., Que pena...).

 


© 2021 Governo do Estado de Rondônia - Todos os Direitos Reservados. As animações e imagens do e-RH foram feitas no próprio sistema usando dados fictícios. Illustration by Freepik Storyset.