Ir para o conteúdo principal

[GLPI][SPIKE] Análise da Padronização para Criação de Demandas para a CAGD

CENÁRIO ATUAL

As demandas para a CAGD-Coordenadoria de Análise e Gestão de Dados proveem de várias fontes, podendo ser advindas do Sistema Eletrônico de Informação - SEI, pela ferramenta de gestão de fluxo de trabalho - Pipefy ou pela chefia. As demandas devem ser abertas manualmente pelos servidores da mesma, usa-se a ferramenta Pipefy para isso.

PROBLEMA

Muitas fontes de demandas promovem um trabalho maior ao gerenciar as atividades, analisar dados e gerar relatórios.

OBJETIVO

Centralizar a criação das demandas da CAGD para que sejam integradas à nossa ferramenta de fluxo de demandas, para serem delegadas de maneira automatizada.

BENEFÍCIOS

  • Relatórios em tempo real das demandas.
  • Delegação automática aos servidores da CAGD que estão alinhados com a demanda em específico.
  • Usuário precisa aprender a usar somente um sistema.

RESULTADOS ESPERADOS

Com este estudo espera-se:

  • Definir a viabilidade da utilização de um sistema de gerenciamento de chamados e ativos de TI;

PREMISSAS

P1) Precisa-se criar um catálogo de serviços, será usado para o usuário escolher um deles no momento de criar a demanda.

P2) A Coordenadoria de Infraestrutura faz com sucesso o uso do GLPI para fazer a centralização das demandas, ferramenta que pode atingir o objetivo apresentado neste estudo.

ENVOLVIDOS

  • Coordenadoria de Análise e Gestão de Dados.
  • Coordenadoria de Infraestrutura.

DISCUSSÃO

Considerando o cenário exposto, faz-se necessária a adoção de uma solução que atenda aos objetivos de diminuir a carga de trabalho de mapeamento, identificação e gestão de serviços. Por se tratar de uma solução já em utilização pela própria SETIC, com suporte pela COINF, optamos pela adoção da ferramenta GLPI.

Após reunião de alinhamento com responsáveis pela manutenção da ferramenta, fomos capazes de identificar pontos que atendem e justificam a adoção da mesma, como a disponibilização de painéis de monitoramento em tempo real, processo de automação para triagem dos serviços, mediante catálogo previamente definido.

A ferramenta conta com ampla documentação no que se refere a utilização de API's, para consumo dos dados, podendo ser está utilizada para implantação da automação da criação de cards já triados na nossa ferramenta de gestão de fluxo de trabalho (pipefy), sendo necessário para este, a realização de um novo estudo.

CONCLUSÃO

Como próximas etapas, faz-se necessário a elaboração de um conjunto de atividades e estudos técnicos para identificar qual a melhor abordagem de implantação da solução, sendo estes, listados a seguir:

  1. Criação do Catálogo de Serviços -- a criação deste é fundamental para que seja definido o escopo de atividades realizadas pela coordenadoria e seus times, sendo também utilizada como subsídio para preenchimento do formulário de criação dos chamados e triagem automática do mesmo.
  2. Estudo da Integração da ferramenta GLPI com o Pipefy -- por conseguinte, faz-se necessário o estudo das API's disponibilizadas tanto pelo GLPI, quanto pelo PIPEFY, afim de criar uma solução que atue como middleware, identificando novos chamados e persistindo os mesmos no pipefy.

REFERÊNCIAS

https://blog.tiagopassos.com/2019/03/22/api-do-glpi-listar-chamados-novos/

https://forum.glpi-project.org/viewtopic.php?id=163386

https://community.pipefy.com/ask-the-community-43/how-to-create-a-card-in-pipefy-using-the-api-345