Ir para o conteúdo principal

[Estudo] OKRs

 

OKR - é uma sigla para Objectives and Key Results. Trata-se de uma ferramenta de FOCO (aplicação de Pareto), ou seja, deverão ser idealizados os objetivos chaves da organização. Com isso, a metodologia busca definir metas e a manutenção do foco. Como Steve Jobs disse:

“As pessoas pensam que foco é dizer sim para a coisa que você deve focar. Mas foco é dizer não para as centenas de outras boas idéias que existem”.

OKRs são frequentemente definidos, medidos e reavaliados, geralmente trimestralmente, criando o alinhamento e definindo a cadência para a organização. O objetivo é garantir o alinhamento e o engajamento em torno de metas mensuráveis, fazendo com que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante.

Como exemplo, pode-se utilizar a fórmula para estabelecer metas de Metas de Doerr: Eu vou ________ medido por ____________. Nesta fórmula é estipulado o objetivo (Objective) e como serão aferidos os seus resultados (Key Result).

Objetivos são descrições qualitativas memoráveis do que deseja alcançar. Os objetivos devem ser curtos, inspiradores e envolventes. Um Objetivo deve motivar e desafiar a equipe. (Ex.: O que queremos alcançar em 3 meses)

Dicas para escrever bons OKRs:

  • Antes de tudo, os objetivos devem ser simples, curtos e fáceis de memorizar. Se você tem que parar para respirar quando lê seu objetivo, você está fazendo errado.
  • Segundo, os objetivos não precisam ser chatos. Eles podem se encaixar na cultura organizacional e ser informais e divertidos. Você pode usar gírias, piadas internas e até palavrões, qualquer coisa que combine com sua cultura.

1) Usar OKR como uma lista de tarefas: use OKR para medir se você está adicionando valor, não se você está entregando tarefas

2) Criar OKRs demais: este erro é uma consequência comum do primeiro. Em vez de ser uma lista de tudo o que você poderia fazer, OKR lista as suas principais prioridades. OKR é a sua definição do que é mais importante durante esse trimestre

3) Não alinhar os OKRs: OKR é uma ferramenta de alinhamento, então você nunca deve definir seus OKRs isoladamente

4) “Set it and Forget it“: OKRs não são resoluções de Ano Novo. Sem acompanhamento regular, você nunca irá alcançá-los.

METAS ÁGEIS: em vez de usar um planejamento anual estático, o OKR usa uma abordagem ágil. Usando ciclos de metas curtos, as empresas podem se adaptar e responder às mudanças.
SIMPLICIDADE: a abordagem OKR é simples, e os próprios OKRs são fáceis de entender. 
TRANSPARÊNCIA: O propósito principal do OKR é criar alinhamento na organização, são públicos para todos os níveis da empresa.

Erros comuns com OKR

Key Results são um conjunto de métricas que medem o seu progresso em direção ao objetivo. Para cada Objetivo, você deve ter um conjunto de 2 a 5 resultados principais. Mais do que isso e ninguém se lembrará deles.

Key Results devem ser métricas e não tarefas, por 2 motivos:

  • Queremos construir uma Cultura de Foco em Resultados, não em tarefas. Se você fez suas tarefas e nada melhorou, isto não é sucesso. Entregar o projeto não basta. O projeto deve ser feito com sucesso – as vendas aumentaram, os clientes estão mais satisfeitos, contratamos pessoas melhores, etc.
  • Sua lista de tarefas é somente uma hipótese. Na maioria dos casos, você não tem certeza de qual ação vai gerar o resultado esperado. Foque no objetivo final e não na atividade meio.

Se não tem um número, não é um Key Result.

ESCREVER INICIATIVAS: ações que serão tomadas para que os Keys Results sejam alcançados.


Ex.: