2º Dia: Projeto de Transformação

A apresentação usada no treinamento pode ser baixado em formato pdf através Link: Apresentação da Oficina de Processos - DPE (2).pdf

Docentes: Mayza Kelly, Victor Azevedo e Henrique Douglas

Templates utilizados: GUT, memória de ganhos e TAP

Dinâmica feita: Um, dois, ping, quatro, pong.

DESCRIÇÃO DA DINÂMICA:

Objetivo da dinâmica:

Construir um entrosamento maior entre Discentes e Docentes, assim como animar a turma antes do workshop começar.

Como funciona:

• Peça para os participantes formarem um círculo.
  • Os participantes devem decidir e que sentido seguir (horário ou anti-horário)
  • Alguém começa dizendo qualquer número positivo que não seja múltiplo de 3 ou 5.
  • A próxima pessoa, seguindo a direção decidida por todos, mentalmente adiciona 1.
  • Então se o número não é múltiplo de 3 ou 5 ela diz o número
  • Se o número é múltiplo de 3, diz pinge bate palma
  • Se o número é múltiplo de 5, diz ponge pula.

DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMA GERAL:

O segundo dia foi dedicado principalmente a Priorização dos processos. Desta forma, foi distribuído aos discentes um template da ferramenta GUT, buscando captar a Gravidade, Urgência e Tendência das etapas que eles intitularam como as Dores do processo no Diagrama de Escopo. Com a dor devidamente priorizada, foi aplicado o Termo de Abertura do Projeto -TAP para criação de um projeto para solucionar a Dor apontada, vale lembrar que o tempo escolhido pelo time para resolução de cada ferramenta foi de aproximadamente 40 minutos. Com o projeto em mãos devidamente preenchido, deu-se prosseguimento com a introdução da rota de transformação, que nada mais é do que caminhos alternativos que levam à um resultado desejado. A primeira etapa da Rota de Transformação é o Desafio, e foi aplicado o template Memória de ganhos, a fim de constituir uma análise dos ganhos que os discentes irão obter com seu projeto solucionador.

Saindo um pouco da prática, o próximo passo dentro da etapa Desafio é a definição da rota, ou seja, selecionar as técnicas e ferramentas mais assertivas para atacar os problemas, para isto foi exposto o Cardápio de técnicas e ferramentas, que nada mais é que uma planilha com diversas formas de condução do projeto de transformação que será trabalhado.

Com isso, chega ao fim o segundo dia de Oficina com a aplicação novamente do Que bom, que tal, que Pena.

Segue anexo, os feedbacks do segundo dia:

image-1612122483558.jpg