Ir para o conteúdo principal

Roman Voting (Votação Romana)

Por Rodrigo Arnaldo Kreuzberg

 

ÉComo crenços grupos devem tomar decisões? As respostas comuns a paraesta muitospergunta incluem "por votação" ou "por discussão e então o chefe decide". Mas e se quisermos um método de decisão que reuniõforneça consenso, ou o mais próximo do consenso possível?

Um indivíduo que toma uma decisão pode sofrer com isso. Mas quando mais de uma pessoa está envolvida, o processo de tomada de decisão pode se transformar em uma discussão. Portanto, os grupos precisam de uma maneira de testar seu acordo, discutir preocupações costumam ser cansativas e estressantes,chegar a fim de reduzir esse estresse e cansaço, foram desenvolvidas técnicas de facilitação, onde Scrum Masters tendem a agregar valor como facilitadores.

Reunião Estressante

 

O Think-Pair-Share é uma simples e poderosa técnica de facilitaçãdecisão utilizadaque geralmentetodos parapossam quebrar gelo entre os participantes. Também é um pouco similar ao 1-2-4-ALL, onde seu objetivo é buscar o envolvimento dos participantes, assim, almejando não ser apenas uma temida reunião.

 

O surgimento do THINK-PAIR-SHARE

 apoiar.

Pensamento de ideia

A

 

Roman

Oriundo das metodologias pedagógicas, e segundo Lyman, F.Voting (1981),Votação Romana) leva o Think-Pair-Sharenome éda uma estratégia de ensino colaborativa, utilizada por Professores para ajudar alunos a pensarem e formularem ideias individuais a partirprática de um tópicoimperador romano segurar o polegar para cima ou questionamento,para posteriormentebaixo definido,para juntoindicar comse um amigogladiador deviveria classeou dissertar sobre suas ideias e compartilhar com os demais com um colega da classe/grupo.

 morreria.

Dupla de amigos

 

Trazendo ao nosso cotidiano, podemos conduzir o Think-Pair-Share como umaEssa técnica degera facilitaçãconsenso. Consenso não colaborativa,significa utilizadanecessariamente porunanimidade Scrumtotal. MastersConsenso parasignifica ajudarque ostodos membrosdevem daestar reuniãodispostos a pensarem, compactuar ideias e compartilhá-las em grupo.

 

Entendido, mas como usar tal técnica?

 

  • Busque identificar questionamento/dúvidas relacionadasapoiar a reunião;
  • ideia,
  • Solicite aos participantes a pensarem em respostas para dúvidas em questão, deixe-os pensarem por até 2 minutos (se for de agrado aos mesmos, podem escrever suas respostas em post-its);
  • Após pensarem em suas respostas, peça paramesmo que formemnão duplasseja esua expliquemprimeira suasescolha respostas uns aos outros, assim compactuando suas ideias em comum. Isso pode durar mais 2 minutos de troca de ideias;
  • Por fim, peça que compartilhem suas respostas com todo grupo. 

 

Equipe unida

 

Fazer com que os participantes pensem sobre os assuntos e questionamentos a serem tratados durante as reuniões, discutam e compartilhem suas crenças, pode trazer maior engajamento a partir dos primeiros momentos de reunião.pessoal.

 

 

 

Roman Voting (Votação Romana) na prática

 

A votação romana é usada por equipes ou outros grupos em organizações ágeis ao tomar uma única decisão sim / não. Depois de discutir o mérito de uma possível decisão, cada participante vota. Um polegar para cima é um voto a favor de uma decisão. Um polegar para baixo é um voto contra essa decisão.

 

ATENÇÃO

Por exemplo, suponha que a equipe esteja se reunindo para tomar uma decisão sobre a contratação de um novo membro da equipe que todos acabaram de entrevistar. E Caleb segura o polegar de lado.

O que isso significa? Não podemos contratar a pessoa pela metade. Uma decisão como essa é binária. Ou contratamos ou não.

Compartilho esse exemplo porque costumava acontecer muito comigo. Um membro da equipe seguraria o polegar de lado e diria algo como “O candidato é bom, mas talvez possamos encontrar um DBA melhor”.

Uh, claro, eu acho. Nunca decidimos contratar o melhor DBA do mundo . Queríamos apenas um ótimo DBA que também fosse adequado para essa equipe. O que realmente preciso saber é se esse candidato é essa pessoa ou não.


 
REFERÊNCIAS

Nettleton, Carlton. The Roman Voting Technique for Agile Teams. Disponível em: <https://appliedframeworks.com/the-roman-voting-technique-for-agile-teams/> acessado em: 27/09/2020.

Segar, Adrian. Testing consensus using Roman voting. Disponível em:<https://www.conferencesthatwork.com/index.php/event-design/2012/06/testing-consensus-using-roman-voting/>. acessado em: 27/09/2020.

Baldaud, Corinna. Ways to Vote. Disponível em: <https://wall-skills.com/2015/ways-to-vote>. acessado em: 27/09/2020.

Cohn, Mike. Four Quick Ways to Gain or Assess Team Consensus. Disponível em: <https://www.mountaingoatsoftware.com/blog/four-quick-ways-to-gain-or-assess-team-consensus>. acessado em: 27/09/2020.