Ir para o conteúdo principal

Roman Voting (Votação Romana)

Por Rodrigo Arnaldo Kreuzberg

 

ÉComo crençaos paragrupos muitosdevem tomar decisões? As respostas comuns a esta pergunta incluem "por votação" ou "por discussão e então o chefe decide". Mas e se quisermos um método de decisão que reuniõesforneça costumamconsenso, serou cansativaso mais próximo do consenso possível?

Um indivíduo que toma uma decisão pode sofrer com isso. Mas quando mais de uma pessoa está envolvida, o processo de tomada de decisão pode se transformar em uma discussão. Portanto, os grupos precisam de uma maneira de testar seu acordo, discutir preocupações e estressantes,chegar a fim de reduzir esse estresse e cansaço, foram desenvolvidas técnicas de facilitação, onde Scrum Masters tendem a agregar valor como facilitadores.

Reunião Estressante

 

O Think-Pair-Share é uma simplesdecisão eque poderosatodos técnicapossam de facilitação utilizada geralmente para quebrar gelo entre os participantes. Também é um pouco similar ao 1-2-4-ALL, onde seu objetivo é buscar o envolvimento dos participantes, assim, almejando não ser apenas uma temida reunião.

 

O surgimento do THINK-PAIR-SHARE

 apoiar.

Pensamento de ideia

A

 

Roman

Oriundo das metodologias pedagógicas, e segundo Lyman, F.Voting (1981),Votação Romana) leva o Think-Pair-Sharenome éda uma estratégia de ensino colaborativa, utilizada por Professores para ajudar alunos a pensarem e formularem ideias individuais a partirprática de um tópicoimperador romano segurar o polegar para cima ou questionamento,para posteriormentebaixo definido,para juntoindicar comse um amigogladiador deviveria classeou dissertar sobre suas ideias e compartilhar com os demais com um colega da classe/grupo.

 morreria.

Dupla de amigos

 

Trazendo ao nosso cotidiano, podemos conduzir o Think-Pair-Share como umaEssa técnica degera facilitaçãoconsenso. colaborativa,Consenso utilizadanão porsignifica Scrumnecessariamente Mastersunanimidade paratotal. ajudarConsenso ossignifica membrosque datodos reuniãodevem estar dispostos a pensarem, compactuar ideias e compartilhá-las em grupo.

 

Entendido, mas como usar tal técnica?

 

  • Busque identificar questionamento/dúvidas relacionadasapoiar a reunião;
  • ideia,
  • Solicite aos participantes a pensarem em respostas para dúvidas em questão, deixe-os pensarem por até 2 minutos (se for de agrado aos mesmos, podem escrever suas respostas em post-its);
  • Após pensarem em suas respostas, peça paramesmo que formemnão duplasseja esua expliquemprimeira suasescolha respostas uns aos outros, assim compactuando suas ideias em comum. Isso pode durar mais 2 minutos de troca de ideias;
  • Por fim, peça que compartilhem suas respostas com todo grupo. 

 

Equipe unida

 

Fazer com que os participantes pensem sobre os assuntos e questionamentos a serem tratados durante as reuniões, discutam e compartilhem suas crenças, pode trazer maior engajamento a partir dos primeiros momentos de reunião.pessoal.

 

 

 

Roman Voting (Votação Romana) na prática

 

A votação romana é usada por equipes ou outros grupos em organizações ágeis ao tomar uma única decisão sim / não. Depois de discutir o mérito de uma possível decisão, cada participante vota. Um polegar para cima é um voto a favor de uma decisão. Um polegar para baixo é um voto contra essa decisão.

 

ATENÇÃO

Por exemplo, suponha que a equipe esteja se reunindo para tomar uma decisão sobre a contratação de um novo membro da equipe que todos acabaram de entrevistar. E Caleb segura o polegar de lado.

O que isso significa? Não podemos contratar a pessoa pela metade. Uma decisão como essa é binária. Ou contratamos ou não.

Compartilho esse exemplo porque costumava acontecer muito comigo. Um membro da equipe seguraria o polegar de lado e diria algo como “O candidato é bom, mas talvez possamos encontrar um DBA melhor”.

Uh, claro, eu acho. Nunca decidimos contratar o melhor DBA do mundo . Queríamos apenas um ótimo DBA que também fosse adequado para essa equipe. O que realmente preciso saber é se esse candidato é essa pessoa ou não.


 
REFERÊNCIAS

Nettleton, Carlton. The Roman Voting Technique for Agile Teams. Disponível em: <https://appliedframeworks.com/the-roman-voting-technique-for-agile-teams/> acessado em: 27/09/2020.

Segar, Adrian. Testing consensus using Roman voting. Disponível em:<https://www.conferencesthatwork.com/index.php/event-design/2012/06/testing-consensus-using-roman-voting/>. acessado em: 27/09/2020.

Baldaud, Corinna. Ways to Vote. Disponível em: <https://wall-skills.com/2015/ways-to-vote>. acessado em: 27/09/2020.

Cohn, Mike. Four Quick Ways to Gain or Assess Team Consensus. Disponível em: <https://www.mountaingoatsoftware.com/blog/four-quick-ways-to-gain-or-assess-team-consensus>. acessado em: 27/09/2020.