Ir para o conteúdo principal

[Simeron] Finalização do Produto até 29/Março/2022

Objetivo

O objetivo deste estudo é analisar e estimar o esforço de entregar até 29/Março o que falta do produto Simeron para que possa ser implantado em produção e comece a ser utilizado.

Introdução

Dentro deste estudo, será identificado as funcionalidades que falta ser implementadas e/ou melhoradas afim de que seja alcançado o objetivo. Além disso, será determinado as user stories para finalização do produto junto com a pontuação determinando o esforço/complexidade.

Conversa com o Time do Hospub

Foi identificado que no Simeron está faltando a saída do medicamento pelo paciente. A partir disso, analisamos e identificamos que o esforço para implementar esse módulo, ou melhor, desenvolver e integrar esse novo produto com o Simeron seria um esforço muito grande e não seria possível implementar em tempo hábil.  A alternativa que encontramos foi integrar o Simeron com o módulo de Prescrição de Médica e Baixa do Medicamento pela Farmácia do Hospub. Conforme conversado com o time que dá manutenção do Hospub junto ao Time Tambaqui¹, a melhor alternativa para resolver o problema do Simeron e facilitar a integração com o Hospub seria o Hospub ter uma API com dois métodos. Sendo eles:

  1. Consultar dados da prescrição médica e da baixa dada no medicamento pelo farmacêutico: Para que o Simeron possa dar baixa no medicamento no e-Estado e assim, possa ter também a rastreabilidade desde da entrada no CAFI até a saída para o paciente.
  2. Importar entrada na unidade/hospital: Para que o Simeron possa informar ao Hospub que houve uma entrada no estoque daquela unidade/daquele hospital.

A priori, será possível somente ser implementado o primeiro método informado acima. Conforme conversado com o time do Hospub, o Hospub será temporariamente alimentado através de uma injeção de dados manual para que o mesmo continue operando até que o segundo método seja implementado. Sem o segundo método, o Hospub não terá entradas de medicamento constando e assim, pode chegar a faltar estoque além de que, mesmo que seja feito a injeção de dados manualmente, constará um estoque divergente.

Ficou combinado de que o Time Tambaqui irá levantar quais informações são necessárias para dar baixa no e-Estado e será enviado no email clemilsongalvao@gmail.com do Clemilson (Hospub) as informações que precisamos. E será levantado pelo time do Hospub quais as informações que eles precisarão para que seja realizada a entrada de medicamentos no Hospub.

Informações levantadas que a priori são relevantes para a baixa do Simeron:

  • Prescrição médica
    • Medicamento
    • Paciente: para rastrear aonde foi parar o medicamento.
    • Médico: para saber quem que prescreveu o medicamento.
  • Baixa do farmacêutico:
    • Quantidade liberada: para saber a quantidade que será dado baixa.
    • Lote: para saber qual lote que será dado baixa.
    • Validade: para confirmar que o lote selecionado está correto.
    • Farmacêutico: para saber quem autorizou a baixa.

Foi identificado também que será necessário fazer o esforço de montar uma tabela DE/PARA que constará o identificador do medicamento no Hospub e o identificador do medicamento no e-Estado, e assim, facilitar a integração e cruzamento de dados.

Análise do Time Tambaqui

Essa análise foi elaborada pelos desenvolvedores (Raissa e Taillon) junto ao Product Owner (Adriano) e Scrum Master (Wagner). Foi identificado que será necessário implementar ou melhorar as seguintes funcionalidades dentro do Simeron:

  • Corrigir a funcionalidade de Aceite do Medicamento (que é quando a solicitação atendida é recebida pela unidade solicitante).
  • Finalizar a funcionalidade de Corte da Ordem de Separação (onde a solicitação foi atendida mas foi identificado um erro ao separar ou ao receber a solicitação e será necessário realizar um ajuste na solicitação/ordem de separação).
  • Implementar a parte de relatórios. A priori, será feito um estudo para ver se será possível os desenvolvedores integrar ao Power BI e colocar no Simeron usando o iframe pois os usuários da SESAU/CAFI possuem um know how da ferramenta que facilitará e dará autonomia para que eles possam gerar os relatórios que precisam.
  • Integrar ao Hospub. Essa parte de criar a API dentro do Hospub para que o Simeron possa integrar à ele será implementada pelo time do Hospub, o que gera uma dependência deles. Após a implementação dessa API, será implementado o consumo (que é a baixa ocasionada pela prescrição médica e é aprovada pelo farmacêutico) do Hospub dentro do Simeron.

Conclusão

Essa estimativa foi realizada pelos desenvolvedores do Time Tambaqui (Raissa e Taillon). Foi identificado as storias e pontuação para alcançar o objetivo (lembrando que é uma estimativa): 

  • Eu, como Tambaqui, preciso atualizar a rota da API do e-Estado utilizada no Assine Aqui (pois a atual rota será descontinuada) - 5 pts
  • Eu, como Tambaqui, preciso consumir a rota de dar baixa nos medicamentos da Api do Hospub

Superintendente
Delner Freire

Diretor
Maico Moreira da Silva

Gerente de Desenvolvimento
Janderson de Castro Thomaz

Product Owner
Adriano Bonazoni Sol Sol de Oliveira

Scrum Master
Wagner Moreira Melo

Time de Desenvolvimento
Tambaquis

 
Membros do Time Tambaqui
Adriano Bonazoni Sol Sol de Oliveira
Gabriel Santi Binda
Taillon Miguel Gonçalves
Raissa de Sousa Stolduski
Wagner Moreira Melo

 

¹ Conversa ocorreu no dia 07/03/2022 às 09h na SESAU. Participantes: Time Tambaqui (Raissa, Taillon e Adriano) e Time do Hospub (Clemilson e [pegar nome])