[Simeron] Analise do fluxo de rotas do e-Estado
Objetivo
O objetivo deste estudo é analisar o fluxo do Simeron e identificar o motivo do sistema não dar baixa ao receber os medicamentos pelo solicitante, para isso será feita a análise das rotas de almoxarifado do e-Estado, como: Criar Requisição, Analisar Requisição, Criar Pré-Separação, Criar Ordem de Separação e Receber Item.
Introdução
Dentro deste estudo, será feito testes das funcionalidades que afetam diretamente o fluxo do Simeron, será feito análise de código que pode ter afetado o sistema, consumo das rotas do e-Estado e todos os parâmetros estão sendo passados corretamente.
Funcionalidades Analisadas
por ser um sistema que é baseado em consumo de api do e-Estado o simeron utiliza algumas rotas como:
- Criar Requisição, é a primeira rota no fluxo é utilizada para atender uma solicitação do simeron.
foi feita a análise do método criar requisição e identificamos que estava de acordo com o que o eestado espera, todos os parâmetros como os principais:
PessoaId é a pessoa que irá criar a requisição nesse caso quem está logado atendendo a solicitação. DepartamentoId é o departamento do usuário que está logado no sistema. DepositoDestinoId é o deposito que os medicamentos irão ser transferido. DepositoId será o depósito de origem dos medicamentos, o mesmo depósito que a solicitação foi enviada, e de onde vai sair os medicamentos.
- Analisar Requisição, é a segunda rota e serve para identificar se todos os medicamentos e requisição que foi criada está ok
DepositoId é o mesmo deposito de origem que está enviando os medicamentos.
- Criar Pré-Separação, serve para manter o medicamento reservado é a terceira rota utilizada.
- Criar Ordem de Separação, é acionada no momento que a solicitação é enviada para o separador criando uma id para a separação.
- Receber Item é a ultima rota utilizada no fluxo, serve para o solicitante receber os medicamentos e dar baixa nos medicamentos no departamento de origem.
Conclusão
Foi identificado que o fluxo do Simeron está correto. Todas informações passadas para API do e-Estado estão de acordo com cada endpoint, foi identificado juntamente com um membro do Esquadrão que o endPoint Receber Item não estava de acordo com o Simeron, pois o mesmo não estava efetuando a baixa dos medicamentos no departamento do Solicitante, ocasionando um erro no fluxo, pois ao enviar os medicamentos os mesmo deveriam ser subtraído pela quantidade atendida.
Superintendente
Delner Freire
Diretor
Maico Moreira da Silva
Gerente de Desenvolvimento
Jônatas Justiniano Lima
Product Owner
Gabriel Santi Binda
Scrum Master
Wagner Moreira Melo
Time de Desenvolvimento
Tambaquis
Membros do Time Tambaqui |
Wagner Moreira Melo |
Gabriel Santi Binda |
Taillon Miguel Gonçalves Neves Raposo |
Raissa de Sousa Stolduski |
Vinicius Rosa Pereira |
Adelle Camarão Monteiro |