Ir para o conteúdo principal

[ETP] Publicação de aplicativos Android na Play Store - Google Play

ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - ETP
Autores:
José Lucas da Silva Costa,
João Pedro Rocha Brito,
Jônatas Neves Legal,
José Henrique dos Santos Nogueira


1 - INTRODUÇÃO
 

Devido ao advento do Portal de Rondônia, foi necessário buscar maior visibilidade ao projeto e proporcionar maior utilidade em seu uso, foi levantada a hipótese de criar um aplicativo para a plataforma Android e enumerar quais seriam os requisitos para esta publicação. Este estudo objetiva demonstrar todos os procedimentos necessários para a publicação de aplicativos no serviço Play Store para viabilizar o acesso público ao portal.


2 - DOS REQUISITOS PARA ATENDER A NECESSIDADE

Até a presente data 01/09/2022, a empresa Google cobra uma taxa única de 25 dólares para liberar as publicações de aplicativo, o equivale a aproximadamente R$ 130,46 na cotação atual. Após o pagamento, a publicação de aplicativos na plataforma é liberada. Conjuntamente é necessário abordar que será necessário confeccionar todo o material de marketing ou o básico para apresentação introdutória aos usuários. Pois durante o processo de publicar o aplicativo a plataforma solicitará até 5 capturas de tela por resolução de tela. As capturas de tela pelas validações atuais não devem ser transparentes. O ícone deve estar sem filetes e transparência. Por fim, os requisitos abordados devem ser atendidos antes de atender de se iniciar o processo de criação de publicação do aplicativo.


3 - DAS FUNCIONALIDADES NECESSÁRIAS E SUAS COMPLEXIDADES

3.1 - Gerar aplicativo em modo release

As formas de gerar aplicativo variam conforme cada framework de desenvolvimento para aplicativos, 


3.2 - Melhorando consumo de RAM do aplicativo com o zipalign

O zipalign é uma  ferramenta que garante que todos os dados descompactados comecem com um alinhamento de byte específico em relação ao início do arquivo, o que reduz a quantidade de RAM consumida. Para realizar a melhoria desse desempenho basta executar o comando a seguir:

zipalign -v -p 4 my-app-unsigned.apk my-app-unsigned-aligned.apk


3.3 - Criar certificado para assinatura

A plataforma do Android exige que todos os aplicativos sejam assinados digitalmente com um certificado antes de serem publicados. Para distribuir o aplicativo na Google Play Store, ele precisa ser assinado com um certificado digital em seu lançamento, que será necessário também quando for necessário atualizações futuras. Para criar uma certificado para assinatura no Windows é necessário utilizar a ferramenta keytool que deve ser executada a partir de "C:\Program Files\Java\jdkx.x.x_x\bin", vejamos:

keytool -genkeypair -v -storetype PKCS12 -keystore my-upload-key.keystore -alias my-key-alias -keyalg RSA -keysize 2048 -validity 10000


3.4 - Assinar o aplicativo com certificado digital

De acordo própria instrução da empresa Google, não é necessário instalar Android Studio para assinar digitalmente o aplicativo. Também é possível assiná-lo por linha de comando, usando apksigner para APKs ou jarsigner para pacotes de apps ou configurando o Gradle para assiná-lo durante a criação. Para assinatura usando keytool, deve-se utilizar este comando no terminal do sistema operacional:

keytool -genkey -v -keystore my-release-key.jks -keyalg RSA -keysize 2048 -validity 10000 -alias my-alias


3.5 - Otimizar tamanho do aplicativo para publicação



3.6 - Envio do aplicativo pela plataforma Google Play Console


3.7 - Tempo de publicação e avaliação


4 - POSSÍVEIS PROBLEMAS


5 - VALOR AGREGADO


5 - CONCLUSÃO DO ESTUDO

O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes técnicos do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela VIABILIDADE DA PUBLICAÇÃO NA PLAY STORE uma vez que foram considerados os potenciais benefícios em termos de eficiência e também os problemas envolvidos, principalmente potenciais problemas de desempenho. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda.