[ETP] Publicação de aplicativos Android na Play Store - Google Play
Devido ao advento do Portal de Rondônia, foi necessário buscar maior visibilidade ao projeto e proporcionar maior utilidade em seu uso, foi levantada a hipótese de criar um aplicativo para a plataforma Android e enumerar quais seriam os requisitos para esta publicação. Este estudo objetiva demonstrar todos os procedimentos necessários para a publicação de aplicativos no serviço Play Store para viabilizar o acesso público ao portal.
2 - DOS REQUISITOS PARA ATENDER A NECESSIDADE
Até a presente data 01/09/2022, a empresa Google cobra uma taxa única de 25 dólares para liberar as publicações de aplicativo, o equivale a aproximadamente R$ 130,46 na cotação atual. Após o pagamento, a publicação de aplicativos na plataforma é liberada. Conjuntamente é necessário abordar que será necessário confeccionar todo o material de marketing ou o básico para apresentação introdutória aos usuários. Pois durante o processo de publicar o aplicativo a plataforma solicitará até 5 capturas de tela por resolução de tela. As capturas de tela pelas validações atuais não devem ser transparentes. O ícone deve estar sem filetes e transparência. Por fim, os requisitos abordados devem ser atendidos antes de atender de se iniciar o processo de criação de publicação do aplicativo.
3 - DAS FUNCIONALIDADES NECESSÁRIAS E SUAS COMPLEXIDADES
3.1 - Gerar aplicativo em modo release
As formas de gerar aplicativo variam conforme cada framework de desenvolvimento para aplicativos,
3.2 - Melhorando consumo de RAM do aplicativo com o zipalign
O zipalign é uma ferramenta que garante que todos os dados descompactados comecem com um alinhamento de byte específico em relação ao início do arquivo, o que reduz a quantidade de RAM consumida. Para realizar a melhoria desse desempenho basta executar o comando a seguir:
zipalign -v -p 4 my-app-unsigned.apk my-app-unsigned-aligned.apk
3.3 - Criar certificado para assinatura
A plataforma do Android exige que todos os aplicativos sejam assinados digitalmente com um certificado antes de serem publicados. Para distribuir o aplicativo na Google Play Store, ele precisa ser assinado com um certificado digital de lançamento, que será necessário também quando for necessário atualizações futuras. Desde 2017, é possível que o Google Play gerencie as versões de assinatura automaticamente, graças à funcionalidade App Signing by Google Play . No entanto, antes que o binário do seu aplicativo seja carregado no Google Play, ele precisa ser assinado com uma chave de upload. A página Assinando seus aplicativos na documentação dos desenvolvedores Android descreve o tópico em detalhes. Este guia aborda o processo de forma resumida, bem como lista as etapas necessárias para empacotar o pacote JavaScript.
3.4 - Assinar o aplicativo com certificado digital
De acordo própria instrução da empresa Google, não é necessário instalar Android Studio para assinar digitalmente o aplicativo. Também é possível assiná-lo por linha de comando, usando apksigner para APKs ou jarsigner para pacotes de apps ou configurando o Gradle para assiná-lo durante a criação. Para assinatura usando keytool, deve-se utilizar este comando no terminal do sistema operacional:
keytool -genkey -v -keystore my-release-key.jks -keyalg RSA -keysize 2048 -validity 10000 -alias my-alias
3.5 - Otimizar tamanho do aplicativo para publicação
3.6 - Envio do aplicativo pela plataforma Google Play Console
3.7 - Tempo de publicação e avaliação
4 - POSSÍVEIS PROBLEMAS
5 - VALOR AGREGADO
5 - CONCLUSÃO DO ESTUDO