Ir para o conteúdo principal

Proposta de Repasse de Sistema a SESAU

Trata-se deste documento um levantamento de informações afim de subsidiar a tomada de decisão de repasse de tecnologia desenvolvida por esta SETIC. Neste documento faremos uma abordagem sobre o conceito de projeto, conceito de produto, demonstrando cada um dos componentes de acordo com o desenvolvido.

Projeto

Um projeto consiste de um esforço temporário empreendido com objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim determinados, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.

Produto

Produto é uma solução criada para resolver a problemática que os nossos clientes e usuários vem enfrentando, com essa solução estaremos automatizando ou informatizando um serviço/processo de uma determinada secretaria.

Roman Pichler, especialista em gerenciamento de produtos digitais, acredita que um produto é algo que cria valor específico para um grupo de pessoas (clientes e pessoas usuárias) e para a organização que o desenvolve e fornece.

Para o negócio, o valor está na receita que o produto traz (como o Microsoft Office e o Adobe Illustrator) na ajuda que provém para vender outro produto ou serviço (como no caso do iTunes e do Google Chrome), ou no aumento da produtividade e redução de custos (como desenvolvimentos internos de TI fazem).

O Projeto Tupã

O projeto tupã, nome dado ao projeto que trabalhará a Gestão da distribuição e rastreio de medicamentos no Estado de Rondônia, faz referência ao Deus da cultura indígena Guarani, sendo este o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Atribuído o nome ao projeto, o Tupã tem como objetivo realizar a distribuição de medicamentos e materiais hospitalares do Estado. 

O Produto Odisseu

A fase de desenvolvimento de uma solução é iniciada após o redesenho do processo. Dividido por etapas, visto que o processo de distribuição de medicamentos comuns seguia um fluxo e os demais possuíam fluxos totalmente diferentes, a gestão optou pelo início do desenvolvimento do processo de Distribuição de Medicamentos Comuns, onde o mesmo passou pela fase de ideação, ao qual a SETIC utiliza a metodologia de Lean Inception para construção da ideia da solução.

Abaixo Segue o cronograma de execução da Lean Inception.

CRONOGRAMA EXECUTADO 

Horário 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

14:00 - 15:50

Visão de Produto

Objetivos

Features

Nivelando Features

Nivelando Features e Canvas MVP

15:50 - 16:10

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

 

16:10 - 18:00

Definição do Produto e Objetivos

Personas

Features

Nivelando Features

 
Participantes deste evento

Papel

Nome do participante

Facilitador

Moisés Santos 

Facilitador

Janderson de Castro

PO

Adriano Bonazoni

Time de desenvolvimento

Raissa Sousa 

Time de desenvolvimento

Wagner Moreira 

Time de desenvolvimento

Tiago Bernardo

Time de desenvolvimento

João Vitor Martins 

Time de negócio 

Giseli Vieira 

Cliente

Maíra Oliveira Nery 

Cliente

Raquel Jorge da Costa 

Cliente

Leandro Firmino da Silva

Durante a Lean Inception são colocados em discussão todos os pontos de sistema, levando sempre em consideração as alterações e melhorias propostas pelo time de negócio, que objetivam melhorar a forma como o sistema irá agir para cumprir os requisitos legais necessários.

VISÃO DO PRODUTO

Um dos pontos mais necessários para garantir que a Lean Inception seja bem sucedida é o time, este composto pelos desenvolvedores, clientes, analistas e demais envolvidos no processo de desenvolvimento, construirem a Visão do produto. Com a visão do produto construída, todas as demais etapas seguintes sempre olharão para esta visão para avançar nas demais etapas. Aqui é fundamental que a solução proposta atenda e seja clara por todos os membros participantes do projeto.

Abaixo é possível visualizar o que é o Odisseu, para quem ele é feito, quais problemas serão resolvidos, sua razão de existência e porque ele é diferente dos demais sistemas.

Para [cliente final]: Gerentes de farmácias hospitalares, farmacêuticos unidades hospitalar; farmacêuticos caf1, enfermeiros unidade hospitalar, coordenador de processos de aquisição medicamentos comuns - CGAF, médicos  

Cujo [problema que precisa ser resolvido]: Base de dados não unificadas, não há registro que o paciente tomou o medicamento, relatórios dependem de pessoas especializadas, sistema não acusa vencimento de medicamento comuns, relatório não são confiáveis, falta de gerenciamento de estoque, falta de visibilidade de estoque da unid.hosp 

O [nome do produto]: Odisseu

É um [categoria do produto]: Sistema web

Que [benefício-chave, razão para ser usado]: Emissão de relatórios contábeis para composição de inventário, gerencia a distribuição de medicamentos, otimiza a aplicação e recursos para a aquisição de medicamentos, transparência, visibilidade dos medicamentos, visibilidade dos medicamentos, garante rastreabilidade, padroniza os pedidos de medicamentos, agiliza a geração de relatórios

Diferentemente da(o) [alternativa atual]: Whatsapp, hospub, excel, horus, forma de trabalho em word

O nosso produto [diferença-chave]: Via única de solicitação, suporte técnico, gerenciamento de distribuição, gerenciamento de estoque, distribuição de medicamentos conforme necessidades, tem base de dados unificada

DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Na definição do produto é possível começar a filtrar o que é a proposta do sistema, desta forma conseguimos garantir que estaremos bem alinhados em relação ao que estará sendo desenvolvido. A seguir é possível ver qual a definição do produto Odisseu.

É: Uma ferramenta, controle, intuitivo para o usuário , simples de usar, um sistema online , responsivo , transparente ,uma ferramenta que auxilia a distribuição de medicamentos

Não é: Um sistema para medicamentos especializados , agenda de atendimento , um acumulador de documentos, registro de servidores, um aplicativo, ERP (enterpreise resouce planning)

Faz: Registrar o endereçamento para armazenamento do medicamento, gera relatório (quantitativo, valor total, custo de reposição), emite relatórios gerenciais( consumo médio, posição de estoque, saídas e entradas individualizadas por item e por unidade hospitalar), consulta de medicamento ,registro e gestão de quantidade de medicamento, gerenciamento de medicamentos, sinaliza vencimento , distribui medicamentos de maneira eficiente, cadastro do medicamento , rastreabilidade do medicamento até a aplicação do paciente, registro das movimentações do medicamento, registro de lote e validade do medicamento, gerar mapa de distribuição de medicamentos, controle de medicamentos, gerar solicitação automatizada de reposição, levando em consideração  cmm x estoque

 Não faz: Registro de servidores, upload de nota fiscal, pagamentos de medicamentos, aquisição de medicamentos 

 

OBJETIVOS
Após definirmos o que a nossa solução faz e o que ela não faz é preciso definirmos os objetivos a serem alcançados com o desenvolvimento desta solução. Para que a Lean inception possa ser finalizada, todos os insumos gerados devem atender aos objetivos levantados. No caso do Odisseu, os Objetivos foram estes:
  • Controlar a distribuição de medicamento comuns conforme a real necessidade da unidade Hospitalar;
  • Controlar e gerir estoques de medicamentos;
  • Garantir a rastreabilidade dos medicamentos comuns até o paciente; e
  • Garantir relatórios adequados de forma prática.