Implementar o uso de docker para projeto e-estado
Data: 19/09/31/01/22
Autores:
- Vinicius da Rosa Pereira
- Lucas da Silva Andrade
1. Objetivo
Visto que a liderança técnica tem o interesse de padronizar todos os projetos para a esteira e publicá los pelo Openshift, seguiremos o estudo de conteinerização do projeto e-estado.
2. Introdução
- Validar o sistema operacional usado, caso tenhas windows deve ter instalado o wsl, caso tenha linux basta instalar o docker;
- Ter instalado em sua máquina o docker, segue o link;
- Além do docker, deve instalar docker-compose, segue o link
3. Desenvolvimento
O ambiente terá base no php-fpm, além de ter algumas dependências com o composer, para essa configuração deve criar um arquivo Dockerfile:
3.1 Configuração nginx
O nginx será responsável por servir o projeto e-estado para o servidor, assim sendo possível requerer o projeto pelo navegador. Segue a configuração do projeto:
3.2 Ambiente multicontêiner
Usando o docker-compose é possivel utilizar multiplas imagens conforme a necessidade do projeto, para configurar nossas definições de serviço, criaremos um novo arquivo na razi do projeto chamado docker-compose.yml.
4. Conclusão
Após a conclusão da configuração, é possível ter um ambiente igual para todos os desenvolvedores, além de possibilitar escalar o projeto após o uso de enumeras requisições. E um gerenciamento de projeto de forma centralizada, gerando economia de recursos.
5. Referências
https://www.globalmind.com.br/vantagens-da-utilizacao-do-docker-container/
Elaborado por:
- Vinicius da Rosa Pereira
- Lucas da Silva Andrade