Estudo de impacto para realizar de uso de múltiplos perfis no Regulariza já
Data: 15/02/22
Autores:
- Vinicius da Rosa Pereira
- Lucas da Silva Andrade
1. Objetivo
Visto que o AC/DC tem interesse em atribuir perfis múltiplos para os usuários, realizamos o estudo de impacto para realizar de uso de múltiplos perfis.
2. Introdução
Atualmente no Regulariza Já, possuímos o perfil de “responsável do convênio”, que tem suas particularidades, assim como o perfil de “unidade de regularização”, possuindo atividades diferentes.
No entanto, foi identificado o cenário em que o responsável do convênio é quem realiza os atendimentos e análises dos processos, atividades delegadas ao perfil de “unidade de regularização”.
3. Desenvolvimento
3.1 Mudanças no back-end
Devido a estrutura do projeto, as camadas de serviço separam a regra de negócio, sendo assim, utilizando o exemplo do responsável do convênio, para cadastra-lo temos a seguinte implementação:
No serviço de cadastro de responsável, fazemos o seu registro no banco e chamamos o serviço “CadastrarUsuario” através da injeção de dependência
O serviço de cadastro de usuário faz a chamada para a api do sauron, cadastrando no sistema sauron, tanto o usuário, quanto o perfil associado a ele.
Para a adição de um perfil para o usuário, existe também uma chamada da api do sauron, que nos possibilita completar a ação, e para essa chamada foi criado o serviço “AdicionarPerfilAoUsuario”
O serviço verifica se o usuário já possui um cadastro no sistema, e logo em seguida faz a chamada para atribuir o perfil ao usuário em questão.
3.2 Mudanças no front-end
O front-end do projeto possui diversas validações de acesso, sendo elas para acesso ou para execução de atividades, apenas sendo visível aos usuários que possuem o perfil necessário.
4. Conclusão
Podemos avaliar através desse estudo, que as alterações para o funcionamento de múltiplos perfis não é custosa, sem complexidade nas alterações de front-end, apenas apresentando mais opções de acordo com o perfil, e em relação ao front-end, a divisão de serviços permite a chamada de atribuição de perfil onde for necessário, aumentando apenas a complexidade dos testes referentes a tais serviços.