Ir para o conteúdo principal

Análise do fluxo de exportações e importações de dados de verbas eventuais entre os sistemas Governa e Consignação

Data de elaboração

 08/02/2023


Autores

Diego Gonçalves de Almeida (Assessor)
Ádrian Rabelo Mendes (Assessor)

Jônatas Neves Legal (Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação) 

Sistema(s) Governa, Consignação

Observações

Sem observações.

1. Objetivo

Objetivo deste estudo é analisar o fluxo de exportações e importações de dados de verbas eventuais (especificamente da modalidade cartão) entre os sistemas Governa e Consignação, a fim de identificar o motivo deste tipo de verba permanecer na contabilidade da folha de pagamento, para dependentes de pensão por morte, quando deveria cessar. 

2. Introdução


O sistema Consignação é responsável por gerir averbações dos servidores (e demais dependentes) do estado de Rondônia. Mensalmente, os dados de averbações constantes no Consignação são exportados pra o sistema Governa a fim de serem contabilizados na folha de pagamento. Posteriormente, é realizada a análise crítica destes dados no Governa corrigindo eventualidades fora do escopo de gestão do Consignação (como por exemplo o falecimento de servidor), e por fim, os dados de retorno da análise crítica podem ser exportados para o Consignação.

2.1. Problema

Ocorre que independente do status da verba eventual, seja quitada ou suspensa no Consignação, a mesma ainda é transferida mensalmente para o Governa por meio da exportação


3. Desenvolvimento


Para contornar o problema, uma validação pode ser adicionada na funcionalidade de importação de verba eventual no Governa, para que impeça o registro da verba na movimentação mensal do servidor, sendo:

Melhoria

O que: Eu como Cliente, preciso que seja adicionada uma validação na funcionalidade de importação de verba eventual.

Porque: Para que verbas eventuais não sejam registradas na movimentação mensal de servidor falecido.

Regras e cenários

Sendo a melhoria desenvolvida, acreditamos que o problema poderá ser sanado sem impactos ao sistema a curto e longo prazo.

3.1. Possíveis problemas

Um dos problemas da falta desta validação é a implementação em folha da verba indevidamente

3.2. Valor agregado

A verba eventual, que consista do cenário em questão, será removida automaticamente, não havendo mais a necessidade do usuário removê-la manualmente e ainda de vários casos possíveis.

4. Conclusão


O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela CORREÇÃO DO SID COM RELAÇÃO AS FÉRIAS PARALISADAS por meio das solução das histórias de usuário envolvidas, uma vez que foram considerados potenciais problemas que afetem a disponibilidade do serviço. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda.CAOS...