Análise do fluxo de exportações e importações de dados de verbas eventuais entre os sistemas Governa e Consignação
Data de elaboração |
08/02/2023 |
---|---|
Autores |
Diego Gonçalves de Almeida (Assessor) Jônatas Neves Legal (Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação) |
Sistema(s) | Governa, Consignação |
Observações |
Sem observações. |
RealizarObjetivo umadeste análiseestudo técnicaé aanalisar respeito doo fluxo de exportações e importações de dados de verbas eventuais (especificamente da modalidade cartão) entre os sistemas Governa e Consignação, a fim de identificar o motivo deste tipo de verba permanecer na contabilidade da folha de pagamento, para dependentes de pensão por morte, quando deveria cessar.
2. Introdução
O SIDsistema (Sistema Integrado de Descanso)Consignação é responsável pelopor controlegerir de fériasaverbações dos servidores do(e poderdemais executivodependentes) do Estadoestado Dede Rondônia. Mensalmente, Oos fluxodados principalde desteaverbações constantes no Consignação são exportados pra o sistema funcionaGoverna basicamentea todosfim de serem contabilizados na folha de pagamento. Posteriormente, é realizada a análise crítica destes dados no Governa corrigindo eventualidades fora do escopo de gestão do Consignação (como por exemplo o falecimento de servidor), e por fim, os anos no mêsdados de setembro,retorno ondeda todosanálise oscrítica servidorespodem devemser indicar suas preferências de período de fériasexportados para o anoConsignação.
2.1. OProblema
Ocorre Titãsque assumiuindependente do status da verba eventual, seja quitada ou suspensa no Consignação, a responsabilidademesma dasainda manutençõesé referentetransferida ao SID e vem fazendo correções de extrema importânciamensalmente para que não aconteçamGoverna imprevistospor durantemeio seuda uso.exportação
3. Desenvolvimento - Remarcação de férias paralisadas
OPara cenáriocontornar atualo paraproblema, fériasuma paralisadas é um pouco crítico, a açvalidação parapode remarcarser fériasadicionada paralisadasna não foi projetada para funcionar nas mesmas regrasfuncionalidade de solicitações comuns. Uma das soluções encontradas e já em faseimportação de implementaçãoverba foieventual separarno essas solicitações de férias paralisadas de solicitações de férias comuns,Governa, para que sigam seu fluxo normalmente, mas mantendo impeça integridade de suas respectivas regras. É possível reforçar ainda, que a falta de tratamento para essa regra vem causando várias reclamações de usuários, o maiorregistro relatoda éverba ana perda de seus períodos de férias que não foram paralisados, devido o SID não está atendendo essa necessidade ainda. Para soluçmovimentação dessamensal demanda,do foiservidor, dividida as necessidade em histórias de usuários para analisar melhor sua complexidade, vejamos:sendo:
O que: Eu como Porque: | |
VistasSendo asa funcionalidadesmelhoria já levantadas já desenvolvidas,desenvolvida, acreditamos que o problema poderá ser sanado sem impactos ao sistema a curto e longo prazo, no entanto ainda faltam algumas histórias para fechamento da demanda.prazo.
3.1. Possíveis problemas
Um dos problemas da falta dedesta soluçvalidação dessa demanda é oa seguinte cenário: Seu João, servidor público tem uma solictaçimplementação comem 2folha períodosda deverba férias de 15 dias, um desses períodos foi paralisado e ele precisa remarcar, quando Seu João faz a remarcação de férias do período paralisado, o sistema por falha, impede Seu João de remarcar os outros períodos o qual ele tinha direito e que não era paralisação.indevidamente
3.2. Valor agregado
A correçãoverba eventual, que consista do referido problema no SID poderá proporcionar maior conforto aos servidores que estãocenário em situaçãoquestão, deserá emergênciaremovida e que suas respectivas chefias precisam paralisar suas férias. Esses servidoresautomaticamente, não podemhavendo sermais prejudicadosa pornecessidade contado dissousuário removê-la manualmente e conseguiremainda remarcarde suasvários fériascasos normalmente.possíveis.
4. Conclusão
O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela CORREÇÃO DO SID COM RELAÇÃO AS FÉRIAS PARALISADAS por meio das solução das histórias de usuário envolvidas, uma vez que foram considerados potenciais problemas que afetem a disponibilidade do serviço. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda.