Ir para o conteúdo principal

Análise do fluxo de exportações e importações de dados de verbas eventuais entre os sistemas Governa e Consignação

Data de elaboração

 08/02/2023


Autores

Diego Gonçalves de Almeida (Assessor)
Ádrian Rabelo Mendes (Assessor)

Jônatas Neves Legal (Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação) 

Sistema(s) Governa, Consignação

Observações

Sem observações.

1. Objetivo

RealizarObjetivo umadeste análiseestudo técnicaé aanalisar respeito doo fluxo de exportações e importações de dados de verbas eventuais (especificamente da modalidade cartão) entre os sistemas Governa e Consignação, a fim de identificar o motivo deste tipo de verba permanecer na contabilidade da folha de pagamento, para dependentes de pensão por morte, quando deveria cessar. 

2. Introdução


O SIDsistema (Sistema Integrado de Descanso)Consignação é responsável pelopor controlegerir de fériasaverbações dos servidores do(e poderdemais executivodependentes) do Estadoestado Dede Rondônia. Mensalmente, Oos fluxodados principalde desteaverbações constantes no Consignação são exportados pra o sistema funcionaGoverna basicamentea todosfim de serem contabilizados na folha de pagamento. Posteriormente, é realizada a análise crítica destes dados no Governa corrigindo eventualidades fora do escopo de gestão do Consignação (como por exemplo o falecimento de servidor), e por fim, os anos no mêsdados de setembro,retorno ondeda todosanálise oscrítica servidorespodem devemser indicar suas preferências de período de fériasexportados para o anoConsignação.

subsequente.
2.1. OProblema
time

Ocorre Titãsque assumiuindependente do status da verba eventual, seja quitada ou suspensa no Consignação, a responsabilidademesma dasainda manutençõesé referentetransferida ao SID e vem fazendo correções de extrema importânciamensalmente para que não aconteçamGoverna imprevistospor durantemeio seuda uso.exportação

O objetivo deste estudo é realizar uma análise técnica a respeito das férias paralisadas dentro do sistema SID.


3. Desenvolvimento - Remarcação de férias paralisadas


OPara cenáriocontornar atualo paraproblema, fériasuma paralisadas é um pouco crítico, a açvalidação parapode remarcarser fériasadicionada paralisadasna não foi projetada para funcionar nas mesmas regrasfuncionalidade de solicitações comuns. Uma das soluções encontradas e já em faseimportação de implementaçãoverba foieventual separarno essas solicitações de férias paralisadas de solicitações de férias comuns,Governa, para que sigam seu fluxo normalmente, mas mantendo impeça integridade de suas respectivas regras. É possível reforçar ainda, que a falta de tratamento para essa regra vem causando várias reclamações de usuários, o maiorregistro relatoda éverba ana perda de seus períodos de férias que não foram paralisados, devido o SID não está atendendo essa necessidade ainda. Para soluçmovimentação dessamensal demanda,do foiservidor, dividida as necessidade em histórias de usuários para analisar melhor sua complexidade, vejamos:sendo:

User Story (5pts)Melhoria

O que: Eu como Titãs,Cliente, preciso que asseja solicitaçõesadicionada uma validação na funcionalidade de remarcação para períodos paralisados sigam o mesmo quantitivo limitador da solicitação original, o servidor não pode remarcar mais que duas vezes ao ano em solicitações normais, as solicitações de remarcaçimportação de períodosverba paralisadoseventual.

devem

Porque: seguir essa regra observando a solicitação de origem, se a solicitação de origem já excede esse limite então deve refletir esse mesmo limitador a essas novas remarcações.

User Story (2pts)Eu como Titãs, precisoPara que verbas eventuais não sejasejam possívelregistradas aprovarna uma solicitaçmovimentação de paralisação quando já existir uma "Aguardando aprovação".
User Story (3pts)Eu como Titãs, preciso que a solicitaçãomensal de origemservidor que possua períodos paralisados a ser remarcados, não seja alterada o status para remarcada, ressalve-se o seguinte: Se o pai é uma solicitação com forma de período comum e se o pedido é uma remarcação de paralisação então o pai não deve ser remarcado para que as duas solicitações sigam normalmente o seu fluxo.
User Story (2pts)Eu como titãs, preciso alterar a regra do limitador de férias para as solicitações normais, a alteração consiste em incluir um código que não seja contabilizado as solitações de remarcação de paralisação, já que seu fluxo segue em paralelo e com suas próprias verificações.
Débito técnico (1pts)Eu como titãs, preciso alterar acrescentar na tabela de período do banco de dados o seguinte campo: PeriodoDeFeriasInalteravel, necessário para que as solicitações normais não tenha períodos paralisados que possam ser modificados já que seu fluxo segue em outra solicitação.
Débito técnico (1pts)Eu como titãs, preciso que a rota de MarcarFeriasPendentes seja desabilitada temporariamente, após análise técnica foi visto que é bem improvável que ela seja utilizada, a razão é devido sua implementação de regras não contemplar a demanda de paralisação e talvez gerar problemas de inconsistência no banco de dados.falecido.

UserRegras Storye (3pts)cenários Eu como titãs, preciso criar uma validação na área de remarcação para verificar se os períodos de férias que não podem ser mexidos estão intactos por meio do novo atributo "PeriodoDeFeriasInalteravel"

VistasSendo asa funcionalidadesmelhoria já levantadas já desenvolvidas,desenvolvida, acreditamos que o problema poderá ser sanado sem impactos ao sistema a curto e longo prazo, no entanto ainda faltam algumas histórias para fechamento da demanda.prazo.

3.1. Possíveis problemas

Um dos problemas da falta dedesta soluçvalidação dessa demanda é oa seguinte cenário: Seu João, servidor público tem uma solictaçimplementação comem 2folha períodosda deverba férias de 15 dias, um desses períodos foi paralisado e ele precisa remarcar, quando Seu João faz a remarcação de férias do período paralisado, o sistema por falha, impede Seu João de remarcar os outros períodos o qual ele tinha direito e que não era paralisação.indevidamente

3.2. Valor agregado

A correçãoverba eventual, que consista do referido problema no SID poderá proporcionar maior conforto aos servidores que estãocenário em situaçãoquestão, deserá emergênciaremovida e que suas respectivas chefias precisam paralisar suas férias. Esses servidoresautomaticamente, não podemhavendo sermais prejudicadosa pornecessidade contado dissousuário removê-la manualmente e conseguiremainda remarcarde suasvários fériascasos normalmente.possíveis.

4. Conclusão


O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela CORREÇÃO DO SID COM RELAÇÃO AS FÉRIAS PARALISADAS por meio das solução das histórias de usuário envolvidas, uma vez que foram considerados potenciais problemas que afetem a disponibilidade do serviço. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda.