CANVAS SISNE
SISNE – SISTEMA DE NOMEAÇÃO E EXONERAÇÃO
A
Realizado: 02/07/2021
Product Owner: Denise Jeane da Silva
Foi realizado uma reunião para criação do Canvas, uma ferramenta ágil que tem como objetivo buscar (o porquê, o quê, quem, quando e quanto) de construçãoforma a trazer as perspectivas dos envolvidos, visando contribuir para a confecção dessa ferramenta e estabelecer a ideia principal do CanvasSISNE. FinnochioPara utilizadoisso, emutilizamos nossaa Sprint,ferramenta Jambord que pode ser acessada no drive do Time Alquimistas, no Google. (Meu Drive - Google Drive) (elementos que deram origem a estrutura presente neste documento).
Sua construção só foi possível após o Time Alquimistas consultar as fontes originais do projeto Lean Inception (https://documentos.sistemas.ro.gov.br/books/automatizacao-de-entrada-e-saida-de-servidores-comissionados/page/lean-inception) conduzida pelo time Caveiras e da reunião ocorrida nessa data com a experiente Product Onwer (PO) Denise Jeane da Silva. (informar apenas o que foi consultado, não precisa contextualizar muito)
Na condução do Canvas, tanto eu Claudio Leal quanto minha colega Luana Oliveira explicamos para a PO Denise o objetivo do encontro e da necessidade de construirmos de forma conjunta o Canvas do Projeto Sisne. Para isso, utilizamos a ferramenta Jambord que pode ser acessada no drive do Time Alquimistas, no Google. (Meu Drive - Google Drive) (elementos quen deram origem a estrutura presente neste documento.
atentar-se a pontuação e acentuação em todo o texto.
CanvasJustificativa de Projeto SisNE – Sistema de Nomeação de Exoneração do Estado de Rondônia (em lista)
Realizado:Foi 02/07/2021
Productque Owner:os Deniseprocessos Jeanemanuais dalevaram Silva
Aum criaçãoprocesso dolento, Canvascom retrabalho, erros como de Projetodocumentação, édigitação umae ferramenta ágil que tem como finalidade buscar asdatas, informações de (o porquê, o quê, quem, quandodescentralizadas e quanto)gerando para trazer as perspectivas dos envolvidos, visando contribuir para a confecção dessa ferramenta e estabelecer a idéia principal do SisNE.
Justificativa (conforme regra, deixar um texto corrido)
Processo lentoProcesso manualProcesso com retrabalhoErros de documentaçãoInformações descentralizadasErros de digitaçãoErros com datasCustoscustos para o candidato(com fotocópias,deslocamentos,deslocamentosoutros)e
Objetivo Smart
Automatização do processo de nomeação e de exoneração de servidores comissionados até dezembro de
2020
Benefícios
- Melhoria do gerenciamento de dados
- Uso de sistema web governamental
- Controle de quantidade de servidores nomeados e exonerados
- Agenda publicação automaticamente
- Gratuito, não gera custos para o candidato a servidor na entrada e em sua saida do sistema
- Sistema desenvolvido para plataforma web governamental
- Possui informações centralizadas
- Automatiza o processo de nomeação e exoneração
- Sistema com fluxo organizado
- Inclui na folha de pagamento automaticamente
- Retira automaticamente da folha de pagamento
- Sistema Auditável
- Será mais ágil
- Será mais seguro (confiável)
Produto
Sistema que permite o controle de histórico de Nomeação e
Exoneração
Requisitos
-
1-Linguagem compatível (tipo c#) - Acesso com autenticação com Sauron
- Candidato receber link exclusivo para envio de documentos com Totem de validação e 15 dias de validade de acesso
- Solicitação de Ato Administrativo - Nomeia interinos, Exonera interinos;
- Banco
5-BDde dados SQL Server - Cessa efeitos (caso de falecimento)
- Auditoria dos processos de nomeação e exoneração
- Atribui responsável pelo cargo
- Designa F.G. e Dispensa F.G.
2-
3-
4-
6-
7-
8-
9-
Escopo
Deixar um texto corrido.
- Faz decretos de nomeação e
exoneração;exoneração, solicitação de nomeação eexoneração;exoneração,acompanhamento;acompanhamento, validação decertidões;certidões, agendamento do Decreto de publicação,Solicitaçãosolicitação deAtosatos administrativos,Parecerparecer técnico de certidões positivasGovernamental
Não Escopo
Deixar um texto corrido.
1-Não é um gerenciador de folha de pagamento;pagamento, pago;não é pago, gerenciador de perfil de acesso para sistemas.
2-Nãonão faz controle de frequência;frequência, Publicação;não Pagamento;faz Nomeaçãopublicação, não faz pagamento, nem nomeação e exoneração de efetivos; Exoneração de efetivosefetivos.
Stakeholders Externos
- Governador
- RH setoriais
- Secretário chefe da Casa Civil
- Decaane
- Novos Servidores (candidatos)
- Servidores DESP (SEGEP)
- NDVS (SEGEP)
- ASTEC (SEGEP)
- ASTEC (Casa Civil)
Equipe
GerênciaTimeSisNE(quem é gerencia sisne?)CaveirasTime Caveiras, SEGEP -SEGEP - Jandiara santos dasilva,silva- DECAANE - Leide Laura golfe Fontilelli
-e Luana (DECAANE)Atualmente)
Premissas
- Jandiara e Leide Laura para regra de fluxo; Sistema antigo serviria de base; Decretos, checklist de entrega de documentação da
CCCasa - O projeto tem que ser concluido até dezembro de
20202020.
Restrições
- Iniciou em Fev 2020, paralisou em Out/Nov; reativando Mai/2021
- Paralisado para iniciar o sistema Pentagono centraliza cadas PF/PJ (todos que se relacionam com o GOV)
- Na Lean
Inception onde asInCaption informações recebidasforamcom pouco nível de detalhamento (demora no mapeamento junto a cliente). - Pouco
restriçãoconhecimentoseriadoconsideradaclientequalquernasna disponibilizaçãoreuniões decomunicaçãotrabalho
2- Na Lean InCaption informações recebidas com pouco nível de detalhamento (demora no mapeamento junto a cliente)
3-
4- Pouco conhecimento do cliente nas reuniões de trabalho
Riscos
1-Paralisar para desenvolver outro Sistema (desanimo do cliente)
2-Mudança necessária nos fluxos e limpeza de códigos
3-API Pentágono ficar indisponível o candidato não consegue documentos
4-API PPE ficar indisponível não faz publicação
5-Parada da API Sauron para atualização, outros
Grupo de Entregas
(ver resumo tabela logo abaixo)
Time Line
(ver resumo tabela logo abaixo)
Custos R$ 176.705,00
Incluir todo o texto do resumo necessário nos blocos de referência para não haver redundância, o que for apenas contextualização de histórico deletar.
RESUMO
Atividades do Canvas com o Time e a PO
Com a PO buscamos compreender inicialmente quais foram os problemas e suas Justificativas que teriam dado origem à época, e que fizeram com que fosse necessária a existência dessa nova modelagem, o projeto SISNE. Nos foi relatado que os processos eram manuais revestindo-se em processos lentos, trabalhosos e com poucas informações e descentralizadas, gerando retrabalho em variados momentos.
Com a definição do Objetivo Smart para Automatização do processo de nomeação e exoneração de servidores comissionados até dezembro de 2020, o projeto SISNE ganhara seu norte. Com os problemas já identificados e com o norte definido, a equipe e a PO Denise começaram a desenhar os Benefícios do projeto SISNE. o como a melhoria do gerenciamento de dados, o uso da plataforma governamental na WEB,. Como benefício também se passaria a ter um controle mais efetivo de quantidade de servidores nomeados e exonerados, além de uma agenda de publicação automática. Tantra mudanças positivas tornaram o processo gratuito para o candidato a servidor, tanto na entrada e em sua saída do sistema. Agora, o sistema centralizaria as informações, seria um sistema automatizado para o processo de nomeação e exoneração, e que tornaram o sistema mais ágil, confiável e todas as suas fases, todas inclusive auditáveis.
Com a pronta definição de Produto como sendo, Sistema de controle de histórico de nomeações e exonerações. Passamos a nos debruçar sobre os Requisitos elencando o desenvolvimento do sistema em linguagem oficial utilizada no Governo do Estado como C# (C Sharp), o uso de banco de dados SQL Server, e acesso autenticado pelo Sauron. Esse último permitiria que o candidato recebesse um link exclusivo para poder enviar documentos e um totem para validação com prazo de validade de 15 dias.
O time juntamente com a PO Denise entendera que o Escopo do projeto se definiria como um sistema que faria decretos de nomeação e exoneração, solicitação de nomeação e exoneração, acompanhamento processual, validaria certidões e faria agendamento do Decreto de publicação, bem como as solicitação de Atos administrativos, além de pareceres técnicos sobre as certidões positivas, e como Não Escopo a compreensão nos fez definir que o sistema não seria um gerenciador de folha de pagamento, nem gerenciador de perfil de acesso para sistemas e nem faria controle de freqüência, muito menos publicação, pagamentos e nomeação e exoneração de efetivos.
Quanto aos Stakeholders (externos) envolvidos no SISNE foram identificados como o próprio Governador, RH Setoriais, Servidores DESP, a SEGEOP, NDVS (SEGEP), ASTEC (SEGEP), ASTEC (CC),DECAANE, Secretário Chefe da CC e servidores candidatos.
Quanto a Equipe (stakeholders Internos) teve-se como consenso do Time, o próprio Time Caveiras sob coordenação da PO Denise que atuaram desenvolvendo o SISME e a Gerência do SISNE, na pessoa da Sra. Jandiara pela SEGEP, e a Sra. Leide Laura, e Luana (Atual DECAANE).
Para as Premissas foram levantadas duas situações, a primeira de que deveria ser concluído até dezembro de 2020, e ter como elementos presentes em todos os momentos de reuniões as senhoras Jandiara e Leide Laura para subsidiarem a construção das regra de fluxo do projeto SISNE. Notadamente o sistema anterior ao SISNE também serviria de base para consultas além de acesso a Decretos, check list's de entrega de documentação da Casa Civil.
Algumas Restrições foram identificadas devido a sua importância - o projeto Iniciou-se em Fev 2020, paralisando em Outubro só reativando Mai/2021 (paralisado para iniciar o sistema Pentágono, sistema que tinha por objetivo centralizar dados de PF/PJ (todos os entes que se relacionariam com o Governo de Rondônia), tal situação causou um desanimo geral no cliente não compreendia o porque da paralisação depois de todo empenho despendido para ajudar na construção do projeto SISNE. Outra restrição, foi o pouco conhecimento pouco conhecimento do cliente nas reuniões de trabalho e na semana
Na construção dos Riscos
- Paralisar
seriaparaumadesenvolverparalisaçãooutro Sistema (desanimo doprojetocliente) - Mudança
alémnecessária nos fluxos e limpeza decausarcódigos - API
nasPentágonoaçõesficardo cliente, quebrariaindisponível oritmo das entregas. Outro risco associado seriacandidato nãosaberconseguequandodocumentos - API
reinicializariaPPEumficarnovoindisponívelprocesso.não faz publicação - Parada da API Sauron para atualização, outros
O Grupo de Entregas
Fora recriado baseado na execução das Sprints do Time Caveiras sendo destacado a seguir:
Mês
|
Time
|
|
|
Solicitação de |
|
R$
| 12. |
Continuação do cadastro pessoal |
|
R$ 11. |
|
Continuação da documentação pessoal (parte 2) |
|
R$ 9. |
|
Concluir cadastros |
|
R$ 9. |
|
Solicitação de nomeação com vínculo e FG |
|
R$ 12. |
|
Aprovação dos documentos |
|
R$ 11. |
|
Reprovação dos documentos |
|
R$ 5. |
|
Solicitação de nomeação |
|
R$ 1. |
|
Atos de solicitação |
|
R$ 10. |
|
Ultimato |
|
R$ 10. |
|
|
|
R$ 11. |
|
DECAANE (aprovar/reprovar |
|
R$ 10. |
|
Finalizar Decretos de nomeação |
|
R$ 10. |
|
O |
|
R$ 10. |
|
Assinatura dos Decretos |
|
R$ 10. |
|
Consultar dados pessoais para análise |
|
R$ 10. |
|
Refatoração do sistema |
|
R$ 8. |
|
Refatoração do sistema |
|
R$ 8. | |
|
|
Custos Total
R$ 176.705,00
Time responsável pela elaboração: Alquimistas -
Claudio Leal
Luana Braz
Realizado no dia 02/07/2021