Ir para o conteúdo principal

Manual SIF para Chefes Imediato


Data de criação Autor Última revisão Validade
26/02/2020 Bruna Brilhante - Até a alteração dos procedimentos
Observações
-

Para que serve?


O Sistema Integrado de Frequência (SIF) serve para gerenciar o registro de frequência, tanto digital quanto biométrico. OBSERVAÇÃO : Caso aconteça algum problema em relação ao servidor dentro do sistema, consulte o RH para verificar se o mesmo está devidamente cadastrado no E-Estado.


01 - Administrar Frequência


Passo 01 - Em sua página inicial clique em Frequência e depois em Administrar Frequência:

Imagem 01

Passo 02 - É necessário que você selecione o tipo de busca ( se irá procurar seu servidor pelo CPF, PIS ou Matrícula) , inserir o número correspondente ao colaborador e especificar uma data que esse colaborador tenha frequência ( ponto registrado). Após preencher as informações, clique em Buscar:

Imagem 02

Passo 03 - Após buscar você conseguirá visualizar a frequência do colaborador naquela data específica. Caso seja necessário você poderá realizar algumas ações, são elas: adicionar registro, desativar/ativar registro e editar o registro.

Adicionar Registro

Passo 03.1.1 – Normalmente a adição de registro está ligada a falta de bater o ponto na entrar ou saída, mas pode ocorrer em outras ocasiões. Para adicionar um registro, após buscar o servidor, cliquem em Adicionar Registro:

Imagem 03

Passo 03.1.2 - Após clicar em Adicionar Registro será aberta uma nova tela para realizar o registro. Selecione o horário e coloque uma observação sobre esse registro e clique em salvar:

Imagem 04

Nota: É obrigatório que seja inserida uma observação, o registro não é feito sem a mesma.

Passo 03.1.3 - O registro feito aparecerá na tela, na parte inferior:

Imagem 05

Desativar/Ativar registro

Passo 03.2.1 - Caso tenha algum registro que você deseje remover da frequência do seu colaborador é preciso que desative o registro. Para desativar um registro, clique no ícone “X” daquele que deseja realizar essa alteração:

Imagem 06

Após esse procedimento ele aparecerá como desativado no status:

Imagem 07

Passo 03.2.2 - Para reativar o status do registro, é necessário clicar no ícone verde :

Imagem 08

Após o esse procedimento o status do registro voltará a ficar como “Ativado”:

Imagem 09

Editar Registro

Passo 03.3.1 - Para editar o registro, clique no ícone azul ao lado do registro que deseja editar:

Imagem 10

Passo 03.3.2 - Aparecerá uma nova janela onde será necessário definir a hora correta do registro e inserida a observação do por que aquele registro foi alterado, após isso, clique em salvar:

Imagem 11

Nota: É obrigatório que seja inserida uma observação, o registro não é feito sem a mesma.


02 - Homologar Frequência


Passo 01 - Em sua página inicial clique em Frequência e depois em Homologar Frequência:

Imagem 12

Passo 02 - Selecione o AnoMês e Departamento (aparecerá apenas aquele que você é chefe imediato). Você pode apenas buscar, aparecendo assim todos os servidores da sua unidade ou você pode colocar o nome do servidor específico que você deseja homologar a frequência. Após isso, clique em buscar:

Imagem 13

Passo 03 - Ao selecionar o servidor o qual quer homologar a frequência, clique no ícone azul a direita do nome do mesmo:

Imagem 14

Passo 03 - Uma nova página será aberta. Nessa você terá acesso à um cabeçalho com todas as informações referentes ao servidor e abaixo estará todos os registros do mesmo. É necessário verificar se todas os registros estão condizentes. No final da página haverá alguns campos para preenchimento :

Imagem 15

Passo 04 - Nesse ponto você pode verificar que haverá ou não horas acumuladas pelo seu servidor. Você pode homologar horas para o mesmo, caso seja do interesse da administração pública, colocando a quantidade de horas e minutos que deseja homologar nos campos referidos.

NOTA: O número máximo de horas que poderá ser homologadas é de 30 horas mensais, conforme decreto 21.971/2017. O chefe deverá verificar quantas horas entre 0 e 30 homologará, as horas que excedem esse limite serão descartadas.

Imagem 16

Passo 05 - Caso seja necessário colocar alguma observação, insira a mesma. Após isso você deve assinalar o termo de responsabilidade e por último Confirmar Frequência:

Imagem 17

Nota: O botão Confirmar Frequência só ficará disponível após assinalado o termo de responsabilidade.

Passo 06 - Ao voltar para a lista de colaboradores você irá verificar que terão mais ícones ao lado direito do nome daquele que já teve sua frequência homologada. Caso a frequência precise ser, por exemplo, impressa, é necessário que seja clicado no ícone “Visualizar Frequência Individual”:

Imagem 20

Após isso irá aparecer o documento individualizado da frequência do servidor, ao final do documento sempre aparecerá quem foi que homologou aquela frequência.

Após a homologação da frequência, caso tenham reparado alguma anormalidade é possível auditar a frequência.


03 - Auditar Frequência


Passo 01 - Para auditar é necessário que, após a homologação, você volte para a lista de servidores e selecione o ícone auditar frequência

Imagem 18

Passo 02 - Irá ser aberta uma nova página onde será possível verificar onde o colaborador bateu o ponto ( através do IP), entre outros. Você deve fazer as verificações e dar seguimento a possíveis procedimentos relacionados a problemas no ponto do colaborador.

Imagem 19

—-

04 - Remover Homologação


Passo 01 - Para remover a homologação, quando estiver na tela de lista de clique no ícone Remover homologação individual:

Imagem 21

Passo 02 - Será necessária a confirmação da remoção. Para isso clique em ”Remover Homologação Individual”

Imagem 22


05 - Banco de Horas


Banco de Horas

Passo 01 - Para verificar o extrato do banco de horas do servidor, clique em banco de horas e depois novamente em banco de horas:

Imagem 23

Passo 02 - Selecione o setor pelo qual você é responsável e o nome do colaborador. Clique em buscar, após isso irá aparecer o saldo do servidor selecionado:

Imagem 24

Solicitação de Compensações

Passo 01 - Para consultar quais foras as solicitações de folga através do banco de horas clique em Banco de Horas e depois em Solicitações de Compensações:

Imagem 34

Passo 02 - Ao abrir a nova página você deverá especificar os campos de ano,mês e Departamento. Caso você queira ver todas as solicitações do seu departamento, não é necessário colocar o nome do colaborador. Após selecionar as opções clique em buscar:

Imagem 35

Passo 03 - Após buscar será possível deferir (aprovar) ou indeferir (recusar) a solicitação de compensação.

Imagem 36

Passo 03 - Caso vá deferir, clique em deferir e depois confirme a sua ação:

Imagem 37

Imagem 38

Passo 04 - Caso vá indeferir o pedido clique em indeferir

Imagem 39

Passo 05 - Na nova página aberta será necessário justificar a sua ação. Após escrever a justificativa clique em indeferir:

Imagem 40


06 - Frequência não homologadas


Passo 01 - Para consultar quais frequências ainda não foram homologadas clique em Consultas e depois em Frequências não Homologadas:

Imagem 25

Passo 02 - Selecione o Ano, o mês e a unidade orçamentária ( secretaria) a qual você quer verificar os servidores que estão sem a frequência homologada. Após a seleção clique em buscar:

Imagem 26

Passo 03 - Após isso será possível verificar a lista de todos os servidores que ainda não tiveram suas frequências homologadas:

Imagem 27


07 - Colaboradores com Falta


Passo 01 - Para verificar os colaboradores que possuem faltas em um determinado mês clique primeiro em Consultas e depois em Colaboradores com Falta:

Imagem 28

Passo 02 - Selecione o ano, o mês e a unidade orçamentária (Secretaria) e clique em buscar:

Imagem 29

Passo 03 - Dessa forma apareceram todos os servidores que possuem faltas no mês referido:

Imagem 30


08 - Frequência Reincscindidas


Passo 01 - É realizado quando é necessário ter acesso a folha de frequência de algum servidor já exonerado. Para isso clique em Consultas e depois em Frequências Reincididas :

Imagem 31

Passo 02 - É necessário selecionar a matrícula do ex-colaborador, o ano e o mês que deseja visualizar. Após isso clique em Emitir:

Imagem 32

Passo 03 - Após emitir você terá acesso a uma página que conterá as informações do colaborador e a frequência requerida:

Imagem 33


09 - FAQ


1. Caso um servidor específico não esteja aparecendo na listagem de servidores para homologação o que pode ter ocorrido?

Existem dois motivos : o primeiro é ligado ao fato do servidor estar Inativo no E-ESTADO e o segundo deve-se ao fato do servidor estar sem local de trabalho no E-ESTADO.

2. Qual o motivo dos registros de frequência não constarem na folha do servidor?

Existem três possibilidades: Pode estar ligado ao fato do servidor estar com PIS/PASEP errado ou no E-estado ou no Henry (Ponto eletrônico), ao fato do servidor não estar batendo ponto ou ao fato do local de trabalho do servidor não esta vinculado ao ip do ponto eletrônico.

3. O que pode estar acontecendo se o chefe imediato não está conseguindo homologar a frequência do servidor?

Significa que o local de trabalho do chefe imediato ser diferente do local de trabalho no servidor.