Ir para o conteúdo principal

PROJETO BIOHACKATHON - SEGUNDA VERSÃO

PROJETO BIOHACKATHON - Versão II

DATA: 14/05/2021

REVISORES: CLAUDIO LEAL E LUANA OLIVEIRA

 

 

Nome do Órgão - Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação - SETIC

Nome do Município/UF - Porto Velho, Rondônia

Nome do Gestor da Unidade: Delner Freire 

 

Equipe Técnica responsável pela elaboração:

Claudio Antônio Rodrigues Leal

Luana Braz de Oliveira

Rosemeire Vidal

 

1.RESUMO DO PROJETO

A modernização pública e a transformação digital são anseios cada vez maiores da Sociedade Brasileira, exigindo grandes investimentos por parte do Governo Federal e Estaduais. É, por meio do desenvolvimento de softwares e da expansão da Infraestrutura Tecnológica que as unidades de TI vem trabalhado arduamente para construção desse ambiente público cada dia mais digital e simplificado, sempre tão desejado pela população.

Visando potencializar ainda mais esse movimento de simplificação e modernização pública, o Governo do Estado de Rondônia realizará o BioHackathon (Desafio de Programação Sustentável, com 48horas ininterruptas) em Agosto de 2021.

O Evento objetiva gerar Integração ao focar nas equipes de TI’s do Governo do Estado e nas convidadas TCERO, ALERO e TJRO, Inovação por se permitir trazer para um evento a temática do BioHackathon e a melhoria de sistemas criados ou em uso pela SETIC, Simplificação por tornar possível essa ampla troca de conhecimento entre  as TI’s e  proporcionar a Transformação Digital entre os servidores de TI do Estado, assim como, servidores das mais diversas áreas que envolvem a administração pública.

E ainda, transformar ferramentas criadas e usadas na SETIC do seu pacote de facilidades em ferramentas reutilizáveis por todos os entes do Governo do Estado, buscando evitar retrabalho em projetos isolados, simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas e aumentar a integração entre os sistemas, proporcionando assim uma experiência digital mais fluída e simplificada com resultados mais efetivos para servidores públicos e para o cidadão rondoniense.

2.JUSTIFICATIVA

O BioHackathon é um Desafio de Programação Sustentável que busca realizar a melhoria dos sistemas ofertados pela SETIC de forma sustentável a nível de aproveitamento de recursos já dispensados na construção de soluções tecnológicas, em tempo que possibilita a área de tecnologia da informação ser mais participativa na realização de soluções através de compartilhamento, integração, inovação, simplificação gerando transformação digital entre as áreas e servidores de TI como um todo, dentro do Estado de Rondônia

Visando melhorias nos serviços, disponibilização de seus recursos, atendimento ao cidadão e economicidade ao Estado a SETIC compartilha de seu projeto “BIOCODE” (Pacote de Facilidades) ferramentas e sistemas desenvolvidos na SETIC, e que, estarão disponíveis para as demais Secretárias), para que sejam trabalhadas propostas de melhorias durante o evento.

Nesse contexto, além de divulgação para demais unidades que por ventura ainda não tem conhecimento, trazemos uma pesquisa realizada no mês de março de 2021, com uma amostragem em 8 unidades da Administração Estadual, atingindo um número de 58 participantes, que visou identificar a viabilidade de execução desse projeto, demonstrado abaixo:

1.JPG

Questionamentos e Posições:

  1. Opinião dos participantes, referente ao conhecimento da lista BIOCODE, na mesma questão foi possível aos participantes a fazerem a inserção de sistemas utilizados por eles e que não constavam na lista:

 

Conforme o gráfico acima, o sistema SAURON representa um percentual de utilização de 59,34%, logo em seguida temos o Meu Acesso com apenas 18,68%.  Apesar do SAURON estar relativamente bem colocado e conhecido, a ausência de outras soluções da BIOCODE volta a justificar um evento que as coloque em evidência, permitindo assim que todos possam conhecer e possam usufruir do seu valor para potencializar a transformação digital em cada unidade.

  1. Opinião dos participantes quanto à adesão ao evento BioHackathon:

2.JPG

Foi possível verificar uma adesão significativa de 87,93%, contra apenas 12,07% que não demonstraram interesse na adesão. Este resultado confirma os posicionamentos de alguns participantes, referente a se sentirem atuantes e participativos em assunto em comum a TIC.

  1. Opinião dos participantes quanto ao conhecimento de evento na modalidade de maratona (Hackathon) de programação:

3.JPG

Os dados mostram 53,45% são conhecedores do evento Hackathon e 46,55% desconhecem. Temos um percentual dividido, porém, foi possível perceber através de comentários e feedback o interesse em conhecimento e participação no evento.

Na amostragem é possível verificar a importância e valor da realização do evento BioHackathon.

O evento irá proporcionar aos servidores conhecimentos com as ferramentas utilizadas pela SETIC, buscando interação e evitando retrabalho em projetos isolados, simplificando e acelerando o processo de desenvolvimento de sistemas das TI’s, proporcionando assim uma experiência digital mais fluída e simples para os servidores públicos.

O formato do evento foi escolhido por proporcionar a reunião de desenvolvedores e outros profissionais relacionados à área de programação, com intuito de num curto espaço de tempo, criarem soluções inovadoras para sistemas e problemas propostos. Dessa forma, promove-se o engajamento dos participantes e nesse caso, em especial, onde todos atendem a objetivos “comuns” às necessidades do Governo do Estado e por via de regra ao cidadão, sendo também uma ótima maneira de incentivo e promoção de uma cultura digital mais dinâmica, divertida e informal, ao mesmo tempo em que os participantes aprendem coisas novas e criam laços de colaboração entre os colegas.

3.OBJETIVO GERAL

O objetivo do evento é fazer com que os envolvidos tenham uma experiência de interação com soluções tecnológicas ofertadas pela SETIC e proporcionar uma aproximação das unidade de TI’s  do Governo do Estado, resultando em uma rica experiência profissional para simplificar e acelerar processos de desenvolvimento, aumentar a integração entre os sistemas e pessoas, proporcionando uma experiência digital mais fluída para os cidadãos e servidores públicos do Estado de Rondônia.

3.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Solucionar problemas nos sistemas da BIOCODE em curto espaço de tempo;
  • Gerar confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC;
  • Proporcionar  co-participação entre às TI’s setoriais nas soluções da BIOCODE;
  • Melhorar o relacionamento entre as unidades setoriais de TI’s;
  • Aprimorar os sistemas já desenvolvidos pela SETIC;
  • Despertar e fortalecer a cultura digital no Governo do Estado;
  • Promover o conhecimento geral de ferramentas reutilizáveis da SETIC;
  • Simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas;
    • Gerar integração, inovação, simplificação e transformação digital entre os servidores de TI do Estado;
  • Realizar a inscrição de até 100 participantes;
  • Executar os projetos aprovados durante o evento.

 

4.PÚBLICO ALVO / BENEFICIÁRIOS

Os participantes serão compostos por servidores do Poder Executivo Estadual, Poder Judiciário, Poder Legislativo Estadual e Tribunal de Contas do Estado, especialmente oriundos de unidades de tecnologia da informação.

Público alvo direto: Servidores públicos estaduais, do legislativo  e judiciário.

Público alvo indireto: Usuários dos sistemas que receberão melhorias e a sociedade através de um atendimento online mais atualizado.

 

5.METODOLOGIA 

A metodologia do Evento foi descrita visando apresentar o Roteiro Oficial do Evento para o parceiro Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura - SEDI, com o amplo nível de detalhamento, como descrito a seguir

  • Da Proposta de Local para o Evento BioHackathon - EEEM Major Guapindaia

 

Essa proposta leva em consideração a necessidade de se utilizar uma área com boa localização geográfica, espaçamento físico interno, auditório para aproximadamente 400 pessoas, refeitório, segurança e estacionamento, dentre outras características:

  • Área Climatizada; 
  • Espaço para 100 pessoas com espaçamento social;
  • INFOVIA.

 

E.E.E.M MAJOR GUAPINDAIA

4.JPG

 

  • Da data e horário (sugeridos) do Evento  

DIA

HORÁRIO

ATIVIDADE

27/08/2021

11h às 12h

Cerimonial de Abertura - Biohackathon

 

13h às 18h

Ideação e Mentoria

 

19h às 24h

Prototipação e Validação

28/08/2021

01h às 12h

Prototipação e Validação

 

13h às 15h

Pitch

 

16h às 24h

Codificação

29/08/2021

00h às 07h

Codificação

 

08h às 10h

Armazenagem Códigos GITLAB

 

10h às 12h

Premiação

 

12h às 13h

Encerramento

 

  • Das Inscrições 

O evento terá 100 (cem) vagas individuais para inscrições de servidores do Poder Executivo Estadual, Poder Judiciário, Poder Legislativo Estadual e Tribunal de Contas do Estado por meio da URL: eventos.sistemas.ro.gov.br e sem cobrança de taxa de inscrição.

 

As inscrições serão na modalidade on-line e ocorrerão com até 15 dias de antecedência ao início do Evento. Durante a inscrição, os participantes deverão assinar um Termo de Confidencialidade e Participação. A seguir, apresentamos pontos importantes que constarão no termo:

 1) O participante concederá ao Governo do Estado o direito de reprodução parcial ou integral, edição, adaptação, tradução para qualquer outro idioma, publicação, transmissão, emissão, distribuição e comunicação ao público por quaisquer meios e em quaisquer formatos de:

2) Nome, imagem, vídeo e voz, que poderão ser gravados durante o período de participação neste evento, a critério da equipe organizadora; 

3) Divulgação do escopo, conteúdo e funcionalidades dos projetos vencedores;

4) Os participantes vencedores ou qualquer dos participantes não terão direito ao recebimento de quaisquer valores, seja a que tempo e/ou a que título for, em virtude de qualquer forma de utilização, divulgação e reprodução do produto desenvolvido. 

5) Os participantes deverão declarar, ainda, que qualquer funcionalidade dos respectivos projetos, bem como os próprios projetos desenvolvidos para a participação neste evento, não ofendem ou venham a transgredir quaisquer direitos de terceiros, especialmente direitos de propriedade intelectual, e que não são ofensivos, injuriosos, difamadores, nem são de qualquer forma ilegais ou ilícitos.

Após o período de inscrição, os grupos serão criados pelos organizadores do evento de forma randômica, pois os projetos deverão ser desenvolvidos em grupo. A divisão das equipes será proporcional à quantidade de participantes, prevalecendo sempre a maior quantidade de grupos. Será permitida participação remota em formato de rodízio de até 40% dos membros da equipe, no entanto, acima dessa porcentagem estabelecida, tem-se como regra que durante todo o evento será necessário que pelo menos 03 membros de equipe estejam no local do desafio para que toda a equipe não seja desclassificada. 

 

As soluções poderão usar quaisquer tecnologias desejadas pela equipe, sem restrição alguma ou linguagem padrão a ser utilizada. No entanto, a implantação da solução em ambiente de produção ficará sob responsabilidade da SETIC após o evento, para que nenhum problema inesperado ocorra com os produtos que já estão em produção. A proposta de solução a ser desenvolvida será livre, desde que limitada ao escopo de atuação da BIOCODE.

 

  • Da Proposta de Alimentação durante o Evento

Data

Tipo de Alimentação

27/08/2021

Coffee-break, Jantar

28/08/2021

Café da manhã, Coffee-break, Almoço, Coffee-break, Jantar

29/08/2021

Café da Manhã, Coffee-break

 

  • Do Uso de Computadores no evento

O evento não irá disponibilizar computadores ou similares, cada participante  deverá portar seu próprio equipamento: PC, notebook, outros. O evento garantirá rede elétrica estabilizada. (110/220 volt).

5.6.     Do Julgamento e Desclassificação

A pontuação de julgamento será auferida a partir da avaliação do Pitch levando em consideração os seguintes critérios:

- Grau de inovação;

- Usabilidade;

- Qualidade da solução;

- Originalidade;

- Tecnologia empregada;

- Experiência do Usuário.

 

O Pitch a ser apresentado à banca julgadora terá os seguintes tempos:

3 (três) minutos de apresentação pelo representante da equipe;

3 (três) minutos para perguntas dos jurados e respostas do apresentador;

Os três melhores  trabalhos que atenderam aos critérios estabelecidos irão receber pontuação pela banca julgadora,   compondo a pontuação classificatória. Os detalhamento estarão contido nas regras e regulamentos do Evento. Todas as decisões da Comissão Técnica serão soberanas, não cabendo, em qualquer etapa do BioHackathon, seja durante a avaliação ou na efetiva premiação, recursos ou impugnações por partes dos participantes..

 

A composição da banca avaliadora:

 

  • Superintendente da SETIC;
  • Diretor Técnico;
  • Coordenadores da SETIC;
  • Representante de Inovação da SEDI;
  • Representante da Casa Civil.

 

A composição dos mentores, será:

 

  • Todos os PO's da CODE;
  • Comissão de Líderes Técnicos da CODE;
  • Comissão liderança técnica da COGE;
  • Mentor de Segurança da Informação;
  • Mentor de Adequação a LGPD;
  • Equipe de DEVOPS.

 

Critérios para a desclassificação:

 

  • Ferir os princípios de Fair Play;
  • Ferir os critérios do regulamento do evento;
  • Causar tumulto ou confusão durante o evento;
  • Pedir apoio para qualquer pessoa fora do evento;
  • Se ausentar durante as etapas da competição (a equipe deverá manter sempre ao menos dois representantes no local do evento);
  • Quebrar o termo de confidencialidade.

              

  1. FLUXO

6.1. Da abertura do Evento BioHackathon 

 

  • Momento - Superintendente SETIC
  • Momento - Diretoria SETIC
  • Momento - Superintendente SEDI
  • Momento - Secretário Casa Civil

 

Sugestão de Convidados (maiores TI's)

 

  • Momento Secretário SEFIN
  • Momento Secretário SESAU
  • Momento Secretário SEDAM

 

Encerrada a abertura, o Diretor SETIC convida os demais idealizadores os senhores Janderson e David Coordenador de Desenvolvimento GDEV e da COGE respectivamente para assumirem com ele a ABERTURA dos trabalhos informando como se processará o Desafio,  expondo a todos participantes à dinâmica do evento.

  • Da Apresentação do Desafio (Exposição da Dinâmica do Evento)

O Sr. Janderson dará as Boas Vindas a todos os participantes em nome da SETIC e do Governo do Estado.

Esclarecerá a todos os presentes os desafios propostos para o Evento, qual sejam, criar melhorias no Pacote de Facilidades BIOCODE  para que as demais TI's do  Governo do Estado e entidades convidadas  possam utilizá-las de forma padronizada em suas rotinas, sem ter que empreender esforços para criá-las do zero, com isso economizando tempo e recursos com sistemas já existentes. Destaca ainda a importância da leitura e compreensão por todos de todos participantes sobre os itens do Regulamento do Evento, e para dirimir quaisquer dúvidas os participantes devem  procurar a Comissão Técnica do evento.

Oficializa-se então, a abertura do BioHackathon - Desafio de Programação Sustentável.

  • Das partes do Evento
  • Da Ideação e Mentoria

 

Na tarde do primeiro dia, com as equipes formadas previamente, cada uma delas define com qual ferramenta Biocode irá trabalhar. Ao analisarem o sistema escolhido, acessam fontes de informação sobre sua origem, coletam e analisam dados inclusive fazendo uso de brainstorming,  a fim de definirem um norte a ser seguido  baseado em suas  convicções. A partir deste momento único para cada time novas decisões passam a serem tomadas em relação aos passos que devem ser concretizados até a finalização das melhorias propostas, e  que, ainda deverão passar por validação. Os times podem usufruir da expertise de mentores até  momento que precede a realização do Pitch.

 

  • Do Protótipo e Validação 

 

Durante a noite do primeiro dia e a madrugada do segundo dia e dia ocorre a etapa de Prototipação e a Validação do que foi produzido pelos times que agora buscam ter seus produtos validados. 

 

  • Do Pitch

 

Na tarde do segundo dia os Times passam a realizar  suas apresentações momento Pitch para que uma Banca de Jurados julguem os melhores  levando em consideração os critérios:  Grau de inovação;  Usabilidade;  Qualidade da solução;  Originalidade;  Tecnologia empregada;  Experiência do Usuário. Os dez times classificados seguem no desafio passando para a fase Codificação, onde os participantes  promovem as suas melhorias.

 

  • Da Codificação e Armazenagem

Na tarde e noite do segundo dia e madrugada do terceiro dia os times realizam a codificação de suas melhorias, tendo das 8h até às 10 horas do terceiro e último dia para armazenarem seus códigos no  GITLAB.

  • Da proposta de Premiação

 

A premiação é o auge do evento, é o quanto de dedicação e esforço as equipes participantes se dispuseram à entregar em prol de um objetivo comum. Considerando ainda que, os times foram agrupados de forma randômica , ou seja, times formados por 5 pessoas diferentes  e que necessitam se empenhar ao máximo para  superarem suas dificuldades de integração para alcançarem suas metas e resultados.  

 

Serão premiadas  03 (três) equipes ao final do evento, de acordo com os critérios estabelecidos pela banca julgadora ficando definido para:

1º Lugar

  • Viagem técnica para conhecer o Porto Digital - Recife - Pernambuco; (translado aéreo de ida e volta para os 5 integrantes da equipe vencedora com saída e chegada em  Porto Velho)
  • Custeio de alimentação e hospedagem da equipe, no valor de até R$ 3.750,00 (três setecentos e cinquenta reais);

 

 2º Lugar

  • Bolsa de Capacitação com valor de R$ 900,00 (novecentos reais) para cada membro da equipe;

A ser definido entre:

  • Curso de Scrum;
  • Licença em Plataforma Digital Alura;
  • Pós-Graduação em TI;

 

3º Lugar

  • Premiação em dinheiro no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para cada membro da equipe;

 

OBS.: Todos os campeões receberão Certificação de 1º, 2º e/ou 3º lugar e folga de um dia de expediente de trabalho;

 

  • Do Encerramento do Evento BioHackathon

O Momento solene de encerramento ocorre sequencialmente entrega dos prêmios aos vendedores com falas finais:

  • Momento - Superintendente SETIC
  • Momento - Diretoria SETIC
  • Momento - Superintendente SEDI

 

  1. ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - EAP

Estrutura Analítica do Projeto tem por objetivo descrever visualmente suas principais fases. No evento BioHackathon esta estruturado em três pilares: Organização, Infraestrutura e Aquisições.

EAP
PLANOS DE ATIVIDADE
PRODUTO 1.BIOHACKATHON
FASES DO CICLO DE VIDA SUB-PRODUTOS 1.1. PLANO ADMINISTRATIVO E DE SUPRIMENTOS 1.2. PLANO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA 1.3. PLANO DEV 1.4. PLANO DE COMUNICA-ÇÃO 1.5. PLANO DE ENCERRA-MENTO
COMPONEN-TES 1.1.1. APROVAÇÃO 1 VERSÃO PROJETO BIO HACKATHON MARATONA DE PROGRAMA-ÇÃO SUSTENTÁVEL 1.1.2. AQUISIÇÃO DE MATERIAL, EQUIPAMEN-TOS , SERVIÇOS 1.1.3.  CREDENCIA-MENTO DESAFIANTES, CONVIDADOS, PESSOAL DE APOIO,  1.2.1. VISITA TÉCNICA - PLANTA BAIXA COM LAYOUT COM DISTANCIA-MENTO SOCIAL, DISTRIBUIÇÃO DE CARGA ELÉTRICA  E LÓGICA 1.2.2. MATERIAL - MOVIMEN-TAÇÃO DE MOBILIÁRIO E EQUIPAMEN-TOS 1.2.3. SEGURANÇA - VIGILÂNCIA 1.3.1. DESENVOVI-MENTO DE SISTEMA PARA CREDENCIA-MENTO E ACESSO AO EVENTO 1.4.1. CERIMONIAL, IMAGEM, CONTEÚDO E IMPRENSA 1.5.1. EMISSÃO DE RELATÓRIOS POR PLANOS DE ATIVIDADE

 

  1. CRONOGRAMA

Este cronograma tem por objetivo organizar atividades macro e prazos em único lugar para se ter uma melhor visibilidade das tarefas e suas dependências 

CRONOGRAMA DO PROJETO
DESCRITIVO PERÍODO ATIVIDADES
ABR MAI JUN JUL AGO SET
1.   BIOHACKATHON         AGO  
  1.1. PLANO ADMINISTRATIVO E DE SUPRIMENTOS            
    1.1.1 APROVAÇÃO 1 VERSÃO PROJETO BIOHACKATHON MARATONA DE PROGRAMAÇÃO SUSTENTÁVEL X          
    1.1.2. APROVAÇÃO 2 VERSÃO PROJETO BIOHACKATHON DESAFIO DE PROGRAMAÇÃO SUSTENTÁVEL   X        
    1.1.3. AQUISIÇÃO DE MATERIAL, EQUIPAMENTOS , SERVIÇOS     X X    
    1.1.4. CREDENCIAMENTO -  MARATONISTAS, CONVIDADOS, PESSOAL DE APOIO         X  
  1.2. PLANO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA            
    1.2.1. VISITA TÉCNICA - EEEM MAJOR GUAPINDAIA - EQUIPE ALQUIMISTAS X          
    1.2.2. VISITA TÉCNICA - INFRAESTRUTURA - PLANTA BAIXA COM LAYOUT COM DISTANCIAMENTO SOCIAL, DISTRIBUIÇÃO DE CARGA ELÉTRICA  E LÓGICA   X        
    1.2.3. MATERIAL - MOVIMENTAÇÃO DE MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS         X  
    1.2.4. SEGURANÇA - VIGILÂNCIA         X  
  1.3. PLANO DEV            
    1.3.1. DESENVOVIMENTO DE SISTEMA PARA CREDENCIAMENTO E ACESSO AO EVENTO       X    
  1.4. PLANO DE COMUNICAÇÃO            
    1.4.1. CERIMONIAL, IMAGEM, CONTEÚDO E IMPRENSA   X X X X  
  1.5. PLANO DE ENCERRAMENTO            
    1.5.1. EMISSÃO DE RELATÓRIOS POR PLANOS DE ATIVIDADE           X
  1. RESULTADOS ESPERADOS 

A realização do evento tornará possível atingir diversas dores existentes no momento e gerar ganhos inestimáveis a SETIC e setores de TI. Os principais resultados esperados durante o evento serão monitorados através da gestão do desempenho de indicadores que serão realizados antes, durante e depois do evento, esse acompanhamento permitirá aprimorar a tomada de decisão necessária durante o percurso e possibilitará uma visão abrangente que corresponde aos objetivos específicos a serem atingidos durante o evento.

            Segue abaixo os indicadores:

Indicador 1:

Indicador:

Número de projetos propostos para melhoria correspondente ao número de sistemas da BIOCODE.

Objetivo específico :

“Solucionar problemas nos sistemas da BIOCODE em curto espaço de tempo”

“Aprimorar os sistemas já desenvolvidos pela SETIC”.

“Simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de sistemas”.

Descrição:

Obter no mínimo uma proposta de melhoria para cada sistema.

Recepcionar e avaliar as propostas de projetos de melhoria para os sistemas disponibilizados.

Como medir:

Número de sistemas disponibilizado / número de projetos aprovados pela comissão

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

100%  dos sistemas disponibilizados com apontamentos de melhorias.

 

Indicador 2:

Indicador:

Número de projetos aprovados e implantados nos respectivos sistemas.

Objetivo específico :

“ Executar os projetos aprovados em ambiente de testes durante o evento”.

Descrição:

Executar as soluções apontadas nos projetos aprovados pela comissão durante o evento.

Como medir:

Número de projetos contendo soluções aprovados / número de projetos aprovados implantados

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

100% das soluções dos projetos aprovados implantados.

 

Indicador 3:

Indicador:

Plano de comunicação divulgado para todos os setores de TI do Estado e Judiciário.

Objetivo específico:

“Promover o conhecimento geral de ferramentas reutilizáveis da SETIC”.

“Despertar e fortalecer a cultura digital no Governo do Estado”.

Descrição:

Trazer visibilidade e conhecimento a todas as soluções disponibilizadas pela SETIC e dos demais setores de TI do Estado, bem como promover a cultura digital.

Como medir:

Número de setores de TI no Estado e Judiciário / número de setores de TI contemplados com informações do evento BioHackathon.

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

100% dos setores de TI com conhecimento da realização do evento.

 

Indicador 4:

Indicador:

Medir o número de participantes que respondeu de forma positiva a pesquisa de satisfação quanto à confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC.

Objetivo específico:

“Gerar confiança no uso das tecnologias desenvolvidas pela SETIC”.

Descrição:

Aplicar formulário de pesquisa a fim de captar a percepção dos participantes quanto à confiança nas tecnologias disponibilizadas pela SETIC.

Como medir:

Número total de participantes que responderam o questionamento / número de respostas positivas quanto aos itens abordados na pesquisa referente ao evento.

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

Mínimo de 75% de satisfação dos participantes.

 

Indicador 5:

Indicador:

Medir o número de unidades do executivo, judiciária e legislativo aderentes ao evento.

Objetivo específico:

“Proporcionar co-participação entre às TI’s setoriais nas soluções da BIOCODE”

Descrição:

Realizar a gestão de quantas unidades teve representante participando do evento, objetivando confirmar o índice de adesão ao evento.

Como medir:

Número total de unidades comunicadas oficialmente do evento / Número de matriculados (representantes) de cada unidade.

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

Mínimo de 75% de unidades aderente ao evento.

 

Indicador 6:

Indicador:

Medir o nível de satisfação dos participantes quanto a proximidade dos setores de TI na busca de soluções.

Objetivo específico:

“Melhorar o relacionamento entre as unidades setoriais de TI’s”

Descrição:

Aplicar formulário de pesquisa a fim de obter opinião dos participantes quanto a benefícios de proximidade entre as TI’s.

Como medir:

Número total de participantes que responderam o questionamento / número de respostas positivas para a proximidade entre as TI’s.

Responsável:

Coordenador do evento.

Meta:

Mínimo de 75% de participantes com resposta positiva quanto a melhoria de relacionamento setorial durante o evento.

Indicador 7:

 

Indicador:

Medir o número de matrículas efetivadas para a participação no evento.

Objetivo específico:

“Realizar a inscrição de até 100 participantes”.

Descrição:

Realizar a inscrição de 100 pessoas para formarem as equipes que irão participar na proposição de soluções tecnológicas da lista Biocode.

Como medir:

Número total de vagas disponíveis para matrícula / Número de matrículas efetivadas.

Responsável:

Coordenador do evento

Meta:

Mínimo de 90% de vagas preenchidas.

 

Indicador 8:

Indicador:

Alcançar o equivalente a 25 equipes com 4 participantes cada grupo, podendo ser integrantes de unidades diversificadas.

Objetivo específico:

““Gerar integração, inovação, simplificação e transformação digital entre os servidores de TI do estado”.

Descrição:

Organizar o número de inscritos divididos de forma a compor equipes de 4 ((3)) pessoas, podendo ser composto por integrantes de setores diferentes, dessa forma promovendo a interação, troca de conhecimento e expertise, a fim de garantir a transformação digital.

Como medir:

Número total de equipes permitido  / Número de equipes formadas.

Responsável:

Coordenador do evento

Meta:

Mínimo de 90% das equipes formadas.

 

 

Dessa forma, será possível deixar o Pacote de Facilidades Biocode mais robusto e aplicável à um maior número de clientes, com conteúdo inovador, atual, compatível com que os clientes de TI desejam ao fomentar a economicidade em contratação de software e mão de obra para construir soluções.

  1. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O monitoramento e avaliação deste projeto ocorrerá do momento que antecede ao evento, com e a preparação da estrutura que viabiliza o projeto, durante a ocorrência do evento através do monitoramento dos indicadores e aplicação de pesquisa individual de avaliação de itens importantes para viabilidade do projeto e no final do evento, a fim de obtermos feedback com espaço para elogios, críticas e sugestões para que possamos monitorar os indicadores e realizar melhorias para futuros eventos. O monitoramento aumenta a eficiência dos processos, facilita a divulgação de resultados para os clientes externos e internos e ajuda a mensurar de forma tangível os resultados obtidos com a realização do evento. O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução, possibilitando a correção de desvios e a retroalimentação do processo de planejamento. O monitoramento se diferencia de um acompanhamento, pois além de realizar a documentação da implantação, identifica os desvios na execução das atividades propostas, fornecendo subsídio para avaliação. Consequentemente, a avaliação possibilita a implantação de ações corretivas para ajustes e replanejamento das atividades. Durante e ao final do evento os formulários de avaliação, possibilitará um monitoramento através de uma seleção de perguntas aplicadas aos participantes de forma calculada e sistemática. Os conhecimentos adquiridos através das respostas permitirão aos gestores do evento tomar decisões, ajustar o planejado e na composição de uma nova estratégia, e assim, alcançar os objetivos da melhor maneira possível. Da mesma forma que o evento foi elaborado a partir de uma abordagem estratégica, o processo de monitoramento e avaliação de resultados do evento BioHackathon deverá pautar-se em uma abordagem estratégica, ou seja, atividades e ações foram consideradas prioritárias para estruturar a realização do evento bem como os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis serão monitorados e avaliados.