Ir para o conteúdo principal

Homologando solicitações

As solicitações de alteração ou de criação de  novas estruturas no organograma precisam de passar por conferência de base legal.
Saiba aqui como elas são homologadas no sistema.

#FicaDica: Este manual está disponível na criação de Solicitações no Módulo de Organograma do e-Estado: acesse-o pelo botão (?) Ajuda que consta na parte superior da tela!

 

Solicitação: Consultando detalhes

No Módulo de Organograma (Organograma) do e-Estado, acesso o Menu Solicitações (submenu Homologação) para visualizar os detalhes de uma solicitação.

Na tela de detalhes é possível consultar:

  • Tipo de solicitação: alteração, extinção ou criação (de nova estrutura organizacional ou em estrutura preexistente);
  • Norma: tipo, nº e data;
  • DOE: nº e data do diário onde o ato normativo foi publicado. Pode conter também o número da página e/ou o link.
  • Organograma: visualização gráfica da hierarquia com link em cada ramificação (unidades/departamentos) para consulta de seus detalhes.

Confira abaixo como acessar à lista de solicitações.

consulta-solitacao-homologacao.gif

 

Na animação abaixo é possível conferir como explorar o organograma.

Tome nota! Unidades e departamentos alterados constarão com uma etiqueta (flag) informando que foram atualizadas. Porém, se tratando de criação, a etiqueta (flag) exibida informará que se trata de unidade ou departamento novo(a)

detalhando-solitacao-homologacao.gif

 

Accept tasks-pana.pngHomologar Solicitação

Primeiramente é importante saber que o processo de homologação é longo e cheio de validações visto que precisa ser replicado do e-Estado para o Sei!. Por isso, toda homologação entra numa fila de execução podendo demorar alguns segundos a depender da quantidade de alterações/criações na solicitação.

Efim, para homologar basta ir à barra de contexto de uma solicitação e clicar no botão Homologar. Veja um exemplo na animação abaixo.

homologando-solitacao-homologacao.gif

Após confirmar o ato de homologar, o status da solicitação é alterado para Homologando solicitação. Atualize a tela (tecle f5) para atualizar o status da solicitação.

Sucesso! Caso tudo ocorra bem, o status da solicitação será alterado para homologada. Isso significa que todas as alteração foram processadas e atualizadas no e-Estado e Sei!.

homologado-solitacao-homologacao.gif

 

Erro! Falhas de comunicão, de rede, dentre outros motivos, podem causar erro durante a homologação.

erro-homologar-solitacao-homologacao.gif

 

Muitos erros são apenas validação, mas caso encontre dificuldade entre em contato com o suporte técnico por meio desse link (abertura de chamados).

 

Recusando uma solicitação

Para a recusa, basta ir à barra de contexto de uma solicitação e clicar no botão Recusar

Atenção! Não deixe de escrever suncintamente o motivo da recusa. 

Após explanar os motivos da recusa, clica em salvar e mais uma vez em confirmar. Veja um exemplo na animação abaixo.

Cautela! A recusa devolve uma solicitação ao solicitador, ficando indisponível para o homologador.

recusando-solitacao-homologacao.gif

 

Done-pana.pngTudo certo?

Esperamos que sim, mas caso encontre alguma dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento por meio desse link (abertura de chamados) ou acesse aos demais Manuais e Tutoriais.

Ah! Ajude-nos a melhorar o Organograma enviando sua sugestão de melhoria nesse link (Que tal..., Que bom..., Que pena...).

 


© 2021 Governo do Estado de Rondônia - Todos os Direitos Reservados. As animações e imagens do e-RH foram feitas no próprio sistema usando dados fictícios. Illustration by Freepik Storyset.