Onboard SETIC
ÍNDICE:
1.
2.
3.
4.
4.1 Cultura e valores
5.
- Coordenadorias
6. Coordenadorias
7.Estratégia da SETIC
8.Projetos prioritários
9.
10.
11. Ambientação de novos servidores
12.Fontes
12.Fontes
- INTRODUÇÃO:
1.
O processo de onboarding de funcionários refere-se à integração e adaptação de novos funcionários em uma empresa. O objetivo do onboarding é educar os novos funcionários sobre a cultura, rotinas e dinâmicas da empresa. (Gilhem Dias | GUPY).
Portanto, este documento é uma compilação de informações que servirão de subsídio para estruturar o material didático que será disponibilizado ao novo servidor desta superintendência (SETIC). Todas as informações aqui contidas foram coletadas através dos servidores da organização, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, que resguarda a proteção de informações privadas como imagens e dados pessoais. Todos os dados coletados foram tratados e serão validados com os stakeholders da solicitação, assim como Product Owner do time.
2.
Para que o novo servidor se sinta "em casa", este documento fornece as seguintes informações relacionadas à SETIC:
História da SETIC;
Nosso propósito/ PTM e Valores;
- Coordenadorias;
Coordenadorias;Cultura de cada coordenadoria;
Objetivos estratégicos e projetos principais;
Organograma geral;
Estratégia da SETIC;
Primeiros passos (Questões administrativas).
3.
O processo de onboarding de servidores refere-se à integração e adaptação de novos servidores na SETIC. O objetivo do onboarding é educar os novos servidores sobre a cultura e dinâmicas dessa organização.
4.
Em 2016 éramos SEAE com propósito voltado a todos os projetos estratégicos de governo, independente de tecnologia, a equipe era composta por 14 pessoas, entre analista de requisitos, DBA, desenvolvedor e gerente.
Tivemos projetos de grande importância como morada nova, gfood, reembolsa juros e recicla Rondônia, porém diversos fatores impediram o sucesso da unidade e dos projetos.
A gestão tomava decisões meramente políticas o que gerava desmotivação e sobrecarga de trabalho, além do processo indefinido de tecnologia, inexperiência, falta de conhecimento em boas práticas e ferramentas da qualidade, a unidade seguia apenas o método cascata, O cenário interno inconstante que pouco conhecia de gestão de projetos e o cenário externo que re-prioriza suas necessidades refletindo em leis e requisitos.
O modelo de gestão permitiu o fracasso antes mesmo da conclusão dos projetos como o GFood, reembolso de juros e recicla Rondônia. a metodologia tornou o as entregas morosa,morosas, com uma variável de 6 meses a 1 ano.
Morada nova foi um case que o prejuízo passou dos 20 milhões, mesmo cumprindo seu papel, o esforço e retrabalho que gerou eram reflexo da falta de conhecimento da unidade da época.
A falta de gestão e conhecimento em tecnologia levou ao fracasso de 96% dos cases da unidade, tecnologia essas de médio e grande porte. Hoje os sistemas que temos da época são os de escopo pequeno como os portais do governo, sga e gdop. EM CONSTRUÇÃO
O projeto embrionário de Tecnologia do Estado nasceu como DETIC, passando a existir como superintendência em 2020 através da Lei Complementar N° 1062 de 04 de Junhojunho de 2020, em seu artigo nº 114, no qual cria a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC, órgão de natureza estratégica e tática, responsável por exercer a coordenação, supervisão, orientação técnica e controle, em nível central, das atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Mas a nossa história não se resume à lei, em 2015 quandoquando surgiu a necessidade de negócio em tecnologia do Estado pelo visionário dirigente, o nível tático pouco entendia da visão estratégica para a área, o que gerou poucas entregas e muito recurso disponível.
Foi somente em 2019, quando o atual superintendente Coronel Delner assumiu a gestão e travou uma batalha em favor da economia, com uma equipe engajada, perseverante, unida e focada em completar a missão de tornar o estado de Rondônia referência em tecnologia, que passamos de 17 soluções tecnológicas para 160 soluções.
E não parou por aí, os desafios continuaram, as unidades de gestão buscavam inovação, e as demandas só cresciam, em busca de uma solução para atender às solicitações enviadas ao gabinete, surge a necessidade de reorganizar a estrutura da SETIC. Com a ajuda do nosso atual diretor executivo Maico Moreira que plantou uma sementinha de agilidade foi possível acontecer essa reorganização. Nos últimos dois anos enfrentamos muitos desafios com a temida pandemia, porém nada nos abalou e esse cenário apenas nos ajudou a aproximar a superintendência das coordenadorias, ampliando e diversificando os nossos resultados, promovemos a cultura da transformação digital e acima de tudo o trabalho e interação das pessoas.
Para conhecer mais clique aqui.
4.1 Cultura e valores
Somos a superintendência de tecnologia do estado de Rondônia, buscamos através da inovação, colaboração e interação entre as pessoas tornar cultural o nosso propósito transformador massivo:
“Promover soluções digitais para conectar pessoas ao estado”.
Os valores fazem parte da formação, da consciência e da maneira de agir e se relacionar em uma sociedade, são normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. Na SETIC não é diferente, valorizamos atitudes e comportamentos que primam pela:
transparência, melhoria contínua, inovação, confiança, colaboração, satisfação do cliente e comprometimento.
5.
Um organograma é um método de estruturação de equipes dentro de uma organização, é uma representação visual da estrutura organizacional. Ou seja, o organograma serve para descrever como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Também é conhecido como gráficos hierárquicos.
6.Coordenadorias
A competência de cada unidade torna possível o desenvolvimento dos projetos, funcionando em sinergia a cada entrega. As competências intrínsecas de cada parte dessa poderosa organização estão relacionadas abaixo conforme o organograma apresentado.
A Chefe de Gabinete, compete prestar apoio imediato ao superintendente e ao diretor, assim como promover a articulação das atividades das assessorias, dentre outras atividades ligadas ao gabinete.
A Assessoria de Comunicação - ASCOM, compete planejar e executar a política de comunicação externa e interna da superintendência Estadual de Comunicação, dentre outras demandas relacionadas ao meio jornalístico.
A Assessoria Especial, compete elaborar ou revisar estudos, propostas, prestar suporte a projetos estratégicos e realizar outras atividades designadas pelo superintendente.
A Assessoria Jurídica, compete elaborar atividades de natureza jurídica.
Ao Controle Interno - CI, compete elaborar relatórios de prestação de contas assim como expedir pareceres, orientar os ordenadores de despesas, assim como as demandas advindas desta superintendência e também da Controladoria Geral do estado-CGE.
A Coordenadoria de Gestão Estratégica - COGE, compete promover a transformação digital e a modernização pública do Estado de Rondônia visando a eficiência e a efetividade dos serviços públicos.
A Coordenadoria de Administração e Finanças - CAF, compete gerir questões financeiras, orçamentárias, contábeis, operacionais, patrimoniais e administrativas pertinentes à SETIC.
A Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços - COINFRA, compete prestar serviços de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação para os órgãos e entidades do Executivo Estadual, provendo suporte técnico, conectividade, Data Center, Voip e consultoria em redes de computadores.
A Coordenadoria de Segurança da Informação - COSEGI, compete assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação armazenada, processada ou trafegada em sistemas informatizados do poder Executivo Estadual.
A Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas - CODE, compete desenvolver, implantar e manter soluções de sistemas de informação, visando a entrega de produtos com qualidade, eficiência e confiabilidade impulsionando a transformação digital e as melhorias do poder Executivo Estadual.
A Coordenadoria de Análise e Gestão de Dados - CAGD, compete fornecer ferramentas e subsídios que possibilitem a SETIC e ao Poder Executivo Estadual tomar decisões orientadas a dados.
Principais metodologias e Frameworks
Metodologias criam oportunidades para o envolvimento de pessoas em um projeto. Desse modo, há um alto nível de colaboração entre as partes, o que torna transparente a visão do cliente e suas expectativas. De maneira geral, metodologias ágeis visam minimizar os riscos relacionados às incertezas dos projetos e com os imprevistos de maneira mais natural e rápida, também proporcionam melhor comunicação e o mais importante, a maior satisfação dos clientes.
Na SETIC trabalhamos com as melhores abordagens aplicadas em cada coordenação, integrando os fluxos de produção e trazendo maior valor aos nossos produtos e serviços.
ITIL V4
ITIL V4
A biblioteca ITIL, (Information Technology Infrastructure Library) pode ser definida como um conjunto de práticas. Essas boas práticas foram desenvolvidas para melhorar a produtividade do setor de TI, com o objetivo de otimizar os processos e a operação do uso da infraestrutura tecnológica de uma organização. Nesse sentido, grandes empresas utilizam o ITIL como um guia para melhorar continuamente o setor de tecnologia.
A ITIL 4 tem como estrutura principal o Sistema de Valor de Serviço (SVS), que tem como principal característica possibilitar a criação e a co-criação de valor, a partir das oportunidades identificadas ou demandas efetuadas pelas áreas de negócio da organização.
O Sistema de Valor de Serviço (SVS) é composto pelos Princípios Orientadores, Governança, Cadeia de Valor de Serviço, Práticas e Melhoria Contínua.
PDCA
PDCA
PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
SEIS SIGMA
Seis Sigma é um conjunto de práticas desenvolvidas que visam maximizar o desempenho dos processos dentro de uma organização e, com isso, eliminar os defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que busca o defeito zero. O principal foco da metodologia é a satisfação do cliente por meio da redução de defeitos nos processos e um ótimo desempenho da organização. Ele pode ser considerado uma estratégia gerencial planejada, que tem como foco os resultados na melhoria da competitividade dos processos.
SCRUM
Scrum é uma estrutura de boas práticas empregado no gerenciamento de projetos complexos, em que não se conhece todas as etapas ou necessidades. Focado nos membros da equipe, o Scrum torna os processos mais simples e claros, pois mantém registros visíveis sobre o andamento de todas as etapas.
UX
Experiência do usuário (EU), do inglês user experience (UX), é o conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa.é uma disciplina que estuda a experiência do usuário de um produto ou serviço, com o objetivo de estimular melhorias nos mesmos.
KANBAN
Kanban é um sistema de gestão visual para controle de tarefas e fluxos de trabalho através da utilização de colunas e cartões, facilitando a gestão de atividades. É uma forma de organizar o fluxo de produção tornando a equipe de trabalho mais focada nos objetivos prioritários.
Foram coletados com todas as coordenações o framework e métodos mais utilizados, COINFRA utiliza ITIL em sua versão 4, CAF utiliza PDCA e seis sigma, COGE utiliza scrum, kanban e seis sigma, CODE utiliza SCRUM, KANBAN e UX, CAGD utiliza SCRUM,ITIL e Kanban e CONSEGI utiliza…
Como de praxe, sempre que é necessário realizar a coleta de dados o time cria um formulário para que estas informações fiquem documentadas e visuais, sendo assim este documento foi elaborado no forms (ferramenta google) e disponibilizado às coordenadorias, com o objetivo de coletar os responsáveis, as competências, as trajetórias de conhecimento, os sistemas e plataforma, a cultura e por fim solicitamos uma imagem da equipe, para insumo do nosso organograma. Abaixo segue as planilhas com informações preenchidas pelos responsáveis.
ASSESSORIA ESPECIAL |
||
Responsável pelo setor |
Bárbara Rosas Garcez |
|
Competências |
Elaborar ou revisar estudos, propostas, prestar suporte a projetos estratégicos e realizar outras atividades designadas pelo superintendente. |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sistema: SEI Plataforma: Google Drive (Drive, Docs, Sheets); Google Agenda; Trello |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
Alura |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Bárbara Garcez e Deison Stuani |
|
Qual a cultura do setor? |
|
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD e PSI |
ASSESSORIA JURÍDICA |
||
Responsável pelo setor |
Dr. Leonardo Falcão |
|
Competências |
Atividades de natureza jurídica |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sistema: SEI |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
SEI, AVA |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Servidor com maior propriedade no setor |
|
Qual a cultura do setor? |
Não possui |
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD, PSI, Curso de Direito Administrativo |
COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - CAF |
||
Responsável pelo setor |
Frederico Nakahara |
|
Competências |
Gerir questões financeiras, orçamentárias, contábeis, operacionais, patrimoniais e administrativas pertinentes a SETIC |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sistema:ComprasNet, Banco de Preços, S-geseg, SIMA, SIMAP, Frota de veículos, Sistema PRIME, Ticketlog, SEI, Sirp Fácil |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
Não possui |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Luiz Henrique ou Carlos Cunha. |
|
Qual a cultura do setor? |
Não possui |
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD e PSI |
COORDENADORIA DE ANÁLISE E GESTÃO DE DADOS - CAGD |
||
Responsável pelo setor |
Abdenildo Deividy |
|
Competências |
Fornecer ferramentas e subsídios que possibilitem a SETIC e ao Poder Executivo Estadual tomar decisões orientadas a dados |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sistema: SEI, SQL Server, Dbeaver Plataforma: Excel, Pipefy, Notepad ++, Visual Studio, Power BI, Docker, Grafana./Doc.Sistemas. |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
Alura |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Todo o time |
|
Qual a cultura do setor? |
Não possui |
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD e PSI Scrum básico |
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - CODE |
||
Responsável pelo setor |
Jônatas |
|
Competências |
Desenvolver, implantar e manter soluções de sistemas de informação, visando a entrega de produtos com qualidade, eficiência e confiabilidade impulsionando a transformação digital e as melhorias do poder Executivo Estadual |
|
Quem são seus Product Owner e Scrum Master. |
Product Owners: Denise, Luiza, Adriano, Euriane, Gabriel e Gezineia. SMs: Emilly, Edson e Wagner. |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sistema:SEI, SQL Server, Dbeaver Plataforma: Excel, Pipefy, Notepad ++, Visual Studio, Power BI, Docker, Grafana./Doc.Sistemas. |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
Alura, AVA, materiais em pdf, integração em time que compartilha conhecimento |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Scrum Master |
|
Qual a cultura do setor? |
|
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD, PSI, .Net, pipefy, Scrum Guide |
COORDENADORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA -COGE |
||
Responsável pelo setor |
Henrique Douglas de Araujo Freire Costa |
|
Competências |
Promover a transformação digital e a modernização pública do Estado de Rondônia visando a eficiência e a efetividade dos serviços públicos |
|
Quem são seus Product Owner e Scrum Master. |
PO - Ádila Pires / SM - Isis Barroso |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sistema:SEI Plataforma:Documentos.sistemas, Drive.sistemas, Pipefy, SGPP, Portal do Servidor |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
LGPD no ambiente AVA da SETIC, Alura na plataforma AVA do Alura, Rotas de Transformação no ambiente AVA da Elo Group, White e Yellow Belt no ambiente AVA da FM2S, EVG White e Escola Virtual Gov - EVG (https://www.escolavirtual.gov.br/) |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Scrum Master |
|
Qual a cultura do setor? |
|
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD, PSI, White Belt, Yellow Belt |
COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS - COINFRA |
||
Responsável pelo setor |
Gabriel Carrijo |
|
Competências |
Prestar serviços de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação para os órgãos e entidades do Executivo Estadual, provendo suporte técnico, conectividade, Data Center, Voip e consultoria em redes de computadores |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sistema - SEI Plataformas - GLPI, Wiki, Rocketchat, Metabase, Drive SETIC |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
Alura, Ava SETIC |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
O chefe imediato |
|
Qual a cultura do setor? |
|
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD e PSI |
CONTROLE INTERNO |
||
Responsável pelo setor |
Pedro Alexandre de Sá Barbosa |
|
Competências |
Elaborar relatórios de prestação de contas assim como expedir pareceres, orientar os ordenadores de despesas, assim como as demandas advindas desta superintendência e também da Controladoria Geral do estado-CGE. |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sei, E-SIC, fala.BR, auditoria. CGE. |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
Escola de Governo através da CGE e outros cursos disponibilizados pelo Enap |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Servidor com maior propriedade no setor |
|
Qual a cultura do setor? |
Não possui |
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD e PSI |
COORDENADORIA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - COSEGI |
||
Responsável pelo setor |
Leonardo Courinos |
|
Competências |
Assegura a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação armazenada, processada ou trafegada em sistemas informatizados do poder Executivo Estadual. |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
sistemas:SEI Plataforma: WIKI, OSSIM, google apps. |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
AVA, Alura, treinamentos e capacitações específicas de hardwares e softwares utilizados na infra local |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Servidor com maior propriedade no setor |
|
Qual a cultura do setor? |
Não possui |
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD e PSI |
GABINETE |
||
Responsável pelo setor |
Jônica Evelyn |
|
Competências |
Prestar apoio imediato ao superintendente e ao diretor, assim como promover a articulação das atividades das assessorias, dentre outras atividades ligadas ao gabinete. |
|
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
|
|
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sistemas:SEI Plataforma: Google Agenda, Zimbra, Mr. Day, WhatsApp, Agnom Digital, GLPI |
|
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
AVA, ENAP |
|
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Chefe de Gabinete |
|
Qual a cultura do setor? |
Não possui |
|
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
SEI, LGPD e PSI, Mr. Day |
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO- ASCOM |
|
Responsável pelo setor |
|
Competências |
Planejar e executar a política de comunicação externa e interna da superintendência Estadual de Comunicação, dentre outras demandas relacionadas ao meio jornalístico. |
Quais solicitações que precisam ser realizadas para um novo servidor desenvolver suas atividades. |
Sem resposta |
Sistemas e plataformas utilizados pela coordenadoria. |
Sem resposta |
Quais meios de aprendizagem disponibilizados aos servidores. |
Sem resposta |
Quem poderá ajudar o novo servidor no período de ambientação na coordenadoria? |
Sem resposta |
Qual a cultura do setor? |
Sem resposta |
Existe algum curso ou capacitação obrigatórios nos primeiros dias? |
Sem resposta |
7.Estratégia da SETIC
Bom, agora vamos falar um pouco de como funciona a relação do estado com a SETIC, se tiver dúvida pode perguntar ao seu mentor, ok?!
Bom, o governo trabalha com a finalidade de executar as iniciativas definidas no planejamento estratégico de Estado 2019-2023 - “Um novo norte, Novos caminhos”, lá estão definidos os projetos de maior impacto para o desenvolvimento de Rondônia.
Agrupados em 7 eixos com duração de 4 anos. Esses projetos são planejados e executados pela administração direta e indireta, e monitorados pela SEPOG e Casa Civil.
Mas calma, vou te explicar direitinho como funciona!
O Plano Estratégico do Estado de Rondônia 2019-2023 foi construído alinhado às ações estratégicas com o Planejamento Plurianual 2020-2023 (PPA), Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES) e o bem-estar do cidadão. A partir disso foram formulados sete eixos temáticos, são eles: gestão e estratégia, saúde, segurança, educação, cidadania, desenvolvimento econômico e meio ambiente e desenvolvimento territorial. Para cada um deles foram definidas grandes batalhas, resultados-chave e iniciativas.
fonte: planejamento estratégico novos caminhos
A SETIC influencia indiretamente em todos os eixos, em projetos que envolvam tecnologia. Viu a importância dos nossos serviços??
Agora você também faz parte disso!
Além de ações indiretas, temos as nossas iniciativas que estão na 3ª batalha do eixo de gestão estratégica: “Aumentar a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia”.
São 5 iniciativas em desenvolvimento atreladas aos resultados-chave da 3ª batalha:
Portal do Cidadão - plataforma online para que as Secretarias do Estado façam a disponibilização de suas cartas de serviços. Tem o objetivo de disponibilizar o acesso aos serviços públicos ofertados pelo Estado ao cidadão de forma online, possibilitando solicitação e acompanhamento dos mesmos pela plataforma, além de oferecer avisos relevantes através de notificação. O cidadão pode solicitar:
Carteira de Identidade (RG);
Certidão de nascimento/casamento;
Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE);
Passe Livre do idoso/portador de deficiências, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física e digital, entre outros serviços.
Expansão da INFOVIA nas unidades governamentais - tem o objetivo de interligar as unidades organizacionais do poder público por meio de uma rede de alta disponibilidade e velocidade. O projeto surgiu para estabelecer uma melhor educação, inclusão social e assim, aumentar a competitividade do estado. A Infovia já conecta mais de 300 unidades de Governo em Ariquemes, Candeias do Jamari e Porto Velho.
Implantação do Data center redundante
Tem o objetivo de implementar um Datacenter redundante para o Governo do Estado de Rondônia. Criar um ambiente secundário para o armazenamento de dados do Governo do Estado de Rondônia, prover uma infraestrutura altamente disponível, para continuidade na prestação de serviços, mesmo em caso de desastre.
Implantação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)
Projeto já concluído, teve o objetivo de criar um documento que fosse o norte do planejamento tático e operacional da SETIC.
Implantação da Política Estadual de Segurança da Informação (PESI)
A PSI é uma declaração formal acerca do seu compromisso com a proteção das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, devendo ser cumprida por todos os envolvidos internamente e externamente ao Governo do Estado de Rondônia.
É ela quem estabelece diretrizes gerais que servem como base para as normas, procedimentos e instruções referentes à Segurança da Informação, atribuindo responsabilidades adequadas para o manuseio, tratamento, controle e proteção das informações.
Você pode ler mais sobre, acessando a página do governo e baixando o planejamento “um novo norte, novos caminhos”.
8.Projetos prioritários
Além dos projetos estabelecidos no planejamento estratégico do governo, a SeticSETIC também executa projetos definidos como prioritários para o propósito da organização, alinhados com as batalhas de estado. São eles:
Portal do Cidadão - Plataforma de Governo Digital para oferta e prestação de serviços públicos. Tem a finalidade de disponibilizar o acesso aos serviços públicos ofertados pelo Estado ao cidadão de forma online, possibilitando solicitação e acompanhamento dos mesmos pela plataforma, além de oferecer avisos relevantes através de notificação.
Gestão do ciclo do sangue
Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia (SIHRO), para gerenciamento do ciclo de sangue. Tem a finalidade de automatizar e gerir todo o ciclo de sangue, desde a captação até a distribuição do hemocomponente.hemocomponente. O sistema controla cada etapa do processamento da bolsa de sangue, que é onde ocorrem os passos procedimentais da bolsa de sangue total, transformando-a em hemocomponentes
Gestão do ciclo do sangue
Módulo Salve Vidas, área do de consulta do doador. Este módulo é o perfil destinado ao doador, que irá proporcionar uma maior facilidade na interação com o governo. Através deste módulo, será possível ao doador gerenciar o seu cadastro, ter um histórico de doações, atestado de doação, alertas de sua próxima doação e liberação para doação. Futuramente será implementado a liberação de exames e comprovante de doador.
Meio dia - Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia (SOLAR)
Plataforma de solicitação e emissão de Licença Ambiental e Outorga de Recursos Hídricos, tem como objetivo automatizar e tornar online todo o processo de licenciamento ambiental desde a solicitação até a emissão da licença. O software desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM traz mais agilidade na tramitação dos processos.
Plataforma Moodle AVA
Busca proporcionar maior efetividade nas ações relacionadas aos cursos ofertados pela Escola de Governo via web para os servidores públicos, além de incentivar as atividades intelectuais, por meio da plataforma de autoaprendizagem de código aberto.
Parceiro(s): Escola de Governo.
●
●
Agora que você já conhece nosso propósito no governo, vamos te mostrar como você faz para embarcar nessa aventura que é ser um servidor da SETIC!!
Vamos lá??
9.
No seu primeiro dia de trabalho após ser ambientado você já poderá procurar o setor de Recursos Humanos para cadastrar sua biometria no ponto digital, aproveita e verifica se sua nomeação já saiu. Após a publicação do seu nome no Diário Oficial você terá que realizar seu cadastro no SAURON. Com esse login único você acessa todas as plataformas da setic.
Agora você já terá acesso ao portal do servidor com todas as suas informações como ficha funcional, assentamentos, Pagamento (contracheque), cautela, férias, frequência e banco de horas.
Nesse mesmo portal você ainda poderá solicitar:
acesso a plataforma de processos SEI;
folga, desde que tenha banco de horas;
Licença médica de até 3 dias com apresentação de atestado.
Após a solicitação de acesso a nossa plataforma SEI ser atendida dentro do portal do servidor, você poderá a qualquer momento acessar a plataforma.
O GLPI é a nossa ferramenta de suporte, lá você poderá solicitar a criação do seu e-mail institucional, Legallegal né?
Após resolver tudo sobre seus acessos e sobre sua contratação você terá uma semana para ambientação, cadastro de acesso aos sistemas e realização de curso que lhe auxiliarão nas suas atividades diárias…
Abaixo estão representados cursos que deverão ser realizados na primeira semana de trabalho:
Introdução a LGPD na SETIC
https://ava.escoladegoverno.ro.gov.br
Política de segurança da informação na SETIC
https://ava.escoladegoverno.ro.gov.br/course/search.php?q=psi&areaids=core_course-course
Inteligência emocional: aumente seu potencial de liderança
https://www.alura.com.br/curso-online-inteligencia-emocional-aumentando-potencial-lideranca
Scrum: Agilidade em seu projeto
https://www.alura.com.br/curso-online-agile-scrum
Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/74
Transformação Digital no Serviço Público
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/419
(Questões administrativas)
Principais sistemas e plataformas
Após a publicação do seu nome no Diário Oficial você terá que realizar seu cadastro no SAURON:
https://sauron.sistemas.ro.gov.br/Autenticacao/PrimeiroAcesso
PORTAL DO SERVIDOR
https://portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br
SEI
https://sei.sistemas.ro.gov.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=ABC&sigla_sistema=SEI
GLPI
https://atendimento.setic.ro.gov.br
10.
Seja bem-vindo a SETIC
A partir de agora você faz parte da nossa família ,lia, somos um órgão de nível estratégico e tático responsável pela transformação digital da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, exercendo a coordenação, supervisão, orientação técnica e controle em nível central das atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Rondônia. Nosso propósito é “ Promover soluções digitais para conectar pessoas ao estado”.
Valorizamos atitudes que primam pela transparência, melhoria contínua, inovação, confiança, colaboração, satisfação do cliente e comprometimento.
Estamos de braços abertos para que possamos somar conhecimentos, esperamos que tenha comprometimento para que esta possa ser a sua melhor experiência em um ambiente governamental.
11. Ambientação de novos servidores
Fica definido que a chefe de gabinete e o responsável pelo recursos humanos fará a ambientação dos novos servidores.
12.Fontes
https://somar.ro.gov.br/panels/detail_institution?abbreviation=SETIC
https://rondonia.ro.gov.br/setic/
https://www.significados.com.br/valores-humanos/
https://www.gupy.io/blog/organograma
https://kalendae.com.br/blog/itil-4/
pdca - https://www.sydle.com/br/blog/ciclo-pdca-6019c634725a6426834decea/
seis sigma - https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-o-conceito-dos-seis-sigma-e-sua-metodologia/
kanban - https://www.sabesim.com.br/o-que-e-kanban-conceito-e-definicao/