Ir para o conteúdo principal

Sonatype Nexus

Introdução

 

Nexus é um gerenciador de repositório. Ele permite que você faça proxy, colete e gerencie suas dependências. Utilizamos o Nexus para fazer proxy do nuget.org, maven, docker.io ou outros repositórios de contêineres, assim como armazenamento dos mesmos criados por nós.

Orientações

Pré-requisitos

Instalação de certificado

Para utilização do Nexus em seu ambiente de trabalho é necessário a instalação do certificado para validar a rota local em HTTPS.

Para realizar o download, acesse este link.

Recomendamos que a instalação seja feita na Máquina Local

Para o funcionamento correto do certificado é necessário que seja escolhido o repositório de instalação e em seguida escolha o diretório Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis, conforme exemplos abaixo:

image.png

image.png

Consumo dos recursos do Nexus

O Nexus atua como um proxy que armazena em cache todos os pacotes ou imagens Docker para otimizar o consumo, tempo de execução e tempo de restauração de pacotes e build de imagens.

Pacotes NuGet

Para usar o servidor Nexus no seu Visual Studio é necessário ir até Ferramentas>Opções>Gerenciador de Pacotes do NuGet>Origens do NuGet e adicionar a origem https://nuget.okd.local/repository/nuget-hosted/ conforme a imagem abaixo:

image-1643647355924.png
Fig. 1 - Tela de configuração de origens do pacote da IDE Visual Studio

Após a configuração, sua IDE estará preparada para restaurar pacotes do Nexus, assim como listar os pacotes na tela de instalação de pacotes, conforme ilustrado na imagem abaixo.

image-1652966690909.png
Fig 2 - Tela de instalação de pacotes no Visual Studio

Para configuração em outras IDEs consulte a documentação da IDE desejada.

Para restaurações manuais onde será necessário especificar a origem dos pacotes, como por exemplo, no comando dotnet restore utilize a URL: https://nuget.okd.local/repository/api.nuget-group/index.json

Imagens Docker

Para usar o servidor Nexus em uma imagem Docker, basta que a fonte da imagem seja alterada para a fonte de imagens Docker do Nexus, conforme o exemplo abaixo:

Ao invés de:

docker pull mcr.microsoft.com/mssql/server:2019-latest

Utilize:

docker pull registry.okd.local/mssql/server:2019-latest

Isso fará com que a imagem seja armazenada no Nexus, otimizando o tempo de download.