Ir para o conteúdo principal

Outras Ferramentas

ELK Stack

"ELK" é o acrônimo para três projetos open source: Elasticsearch, Logstash e Kibana. O Elasticsearch é um mecanismo de busca e análise. O Logstash é um pipeline de processamento de dados do lado do servidor que faz a ingestão de dados a partir de inúmeras fontes simultaneamente, transforma-os e envia-os para um "esconderijo" como o Elasticsearch. O Kibana permite que os usuários visualizem dados com diagramas e gráficos no Elasticsearch.

Atualmente utilizamos apenas a função de APM do ELK Stack para monitoramento e observabilidade de nossos sistemas.

Matomo Analytics

Matomo é o aplicativo de análise da web gratuito e de código aberto mais comum para rastrear visitas on-line a um ou mais sites e exibir relatórios sobre essas visitas para análise.

Ferramentas em preparo

Abaixo temos ferramentas que são de uso desta SETIC mas ainda estão sendo preparadas para uso de outras unidades:

Kong API Gateway

O Kong é um API Gateway nativo da nuvem, independente de plataforma e escalável, diferenciado por seu alto desempenho e extensibilidade por meio de plug-ins.

redis

Redis é um armazenamento de estrutura de dados em memória, usado como um banco de dados em memória distribuído de chave-valor, cache e agente de mensagens.

RabbitMQ

O RabbitMQ é um software de mensagens com código aberto, que implementou o protocolo "Advanced Message Queuing Protocol", que foi estendido com uma arquitetura de plug-in para suportar o protocolo "Streaming Text Oriented Messaging Protocol", o MQTT entre outros protocolos.

Uptime Kuma

O Uptime Kuma é uma ferramenta de monitorização de código aberto. Permite monitorizar serviços através de HTTP/S, TCP, DNS, e outros protocolos. Pode receber alertas de notificação de inatividade e até criar páginas de estado personalizadas para os seus utilizadores.