Ir para o conteúdo principal

RELATO: Liderança técnica: quando, como e por quê?

O conteúdo desta página foi retirado do link: https://medium.com/@danielaarajo/parte-1-lideran%C3%A7a-t%C3%A9cnica-quando-como-e-por-qu%C3%AA-430ea0bc5cba

Image for post

Faz 16 anos que trabalho com tecnologia. Nesse período atuei em várias empresas e, em quatro delas, tive a oportunidade de ser líder técnica (ou tech lead) em pelo menos um time. Neste último ano algumas pessoas tem me procurado para conversar e compartilhar alguns dos meus aprendizados neste papel. Muitas são as dúvidas sobre como realizar este trabalho e, acima de tudo, entender as responsabilidades contempladas por ele. Por isso resolvi criar uma série de textos com o intuito de ajudar a compreender melhor o que é liderança técnica e trazer os pontos que acredito serem essenciais para se desenvolver nesta frente.

Lembre-se: todas as informações compartilhadas aqui fazem parte da minha jornada pessoal como líder técnica. Existem várias maneiras de exercer o papel e, portanto, outras pessoas podem ser bem sucedidas trilhando caminhos diferentes.

Quando uma líder técnica é necessária?

Acredito que times onde todas as pessoas exercem as tarefas com autonomia, tem abertura e maturidade para feedbacks, possuem conhecimentos técnicos complementares para suprir as necessidades do projeto/produto, são proativas e capazes de interagir, negociar e alinhar expectativas com pessoas de negócio, não precisam de uma líder técnica.

Entretanto a realidade é que obter esse conjunto de características não é nada fácil (para não dizer utópico) e entendo que atingir esse patamar é, provavelmente, resultado do trabalho de uma boa liderança técnica. Além disso, os times mudam o tempo todo e é preciso um tempo rodando juntas para conseguir o engajamento necessário para chegar nesse nível de maturidade e autonomia. Afinal, toda vez que uma pessoa entra ou deixa o time, nos deparamos com uma nova composição, e consequentemente um novo time.

Tendo isso em consideração, uma pessoa técnica que atue como facilitadora tende a tornar o trabalho de todas mais fácil e pode colaborar para que o time se torne, mais rapidamente, um time de alto desempenho.

Se você quiser se aprofundar um pouco mais nesta questão, deixo 3 textos (em inglês) onde os autores discutem sobre o assunto. A leitura sequencial é importante pois se trata de um argumento, uma réplica e uma tréplica.

Quais são as atribuições de uma líder técnica?

Diferente de outras funções que tem isso bem definido, cada empresa tem suas próprias expectativas sobre o que uma pessoa em posição de liderança técnica faz. Há empresas que, inclusive, tratam o papel como um cargo, o que na minha opinião não faz sentido algum. Somos todas desenvolvedoras e, eventualmente, estamos líderes técnicas.

Considerando esse contexto é impossível definir um modelo único que se encaixe para todas as empresas. Mas no fim das contas o objetivo é sempre o mesmo: ajudar a construir times de alto desempenho e colaborar para que o trabalho flua de maneira performática. E minha experiência diz que exercer o papel está muito mais relacionado a lidar com pessoas (e com o negócio) do que com qualquer mazela técnica que se possa imaginar. Habilidades como ter uma visão estratégica do todo e desenvolver pessoas se mostram muito mais importantes nesta hora.

Então, como posso ser uma boa líder técnica se não sei quais são as responsabilidades desse papel?

Cada pessoa vai encontrar o seu próprio estilo de exercer liderança técnica e isso não é um problema. Eu tenho apostado em três bases fundamentais nos últimos times em que atuei. São elas: pessoasnegócio e tecnologia (com uma grande ênfase para pessoas).

Quando se fala em desenvolver times de alto desempenho é simplemente impossível não falar de pessoas. Uma liderança que ignore isso tende a ser uma liderança ineficaz. As pessoas são o coração dos times e sem seu engajamento nada se contrói. Nesse aspecto é muito importante se conectar com cada uma, entender os seus pontos fortes e fracos e ajudá-las a se desenvolver. Também é preciso empoderar o time e direcioná-lo para um caminho onde todas se tornem autônomas.

Colaborar em questões de negócio também é esencial. Uma líder técnica precisa ser capaz de apoiar em temas de viabilidade técnica, ter uma visão da arquitetura da aplicação e traduzir informação de negócio para informação técnica e vice-versa.

Tecnologia é um ponto óbvio dentro desse contexto, pois afinal, uma líder técnica é antes de tudo uma pessoa desenvolvedora e, portanto, precisa se manter atualizada. O que muitas vezes não é tão óbvio é que você não precisa ser a pessoa mais forte tecnicamente dentro do time. Não tem nada de errado em contar com o apoio e o suporte de outras. Muito pelo contrário, ter consciência disso e estar aberta ao aprendizado vai te tornar uma líder técnica cada vez melhor.