Ir para o conteúdo principal

Esteira de Automação

Introdução

A esteira de automação foi desenvolvida pelo time BlackOps com a finalidade de automatizar análise e publicação de projetos no Openshift.

Cenário Ideal

No ambiente perfeito, toda nova implementação (branch) será mergida primeiramente com a branch de desenvolvimento (development).

Há momentos em que uma correção rápida deve ser realizada em ambiente de treinamento e/ou produção. Nestes casos, o fluxo correto deve ser criar uma branch com a nomenclatura hotfix-*. Você pode entender melhor no nosso Guideline de Workflow .

Estrutura da Esteira

A esteira possui 2 passos atualmente com finalidades distintas, são eles:

  • Code-Quality
  • Deploy

Code-Quality

O passo de Code-Quality é responsável por acionar o sonar scanner, que baseado nas regras e validações do SonarQube nas alterações que estão sendo enviadas no Merge Request do projeto.

O Code-Quality só será executado no momento em que um Merge Request for realizado para a branch development ou quando se tratar de uma correção rápida(hotfix) nas branches principais.

Deploy

O passo de Deploy tem o objetivo de realizar a publicação do projeto no seu respectivo ambiente no OpenShift.

Utilizando a abordagem de publicação em Dockerfile, o Deploy publicará o projeto em uma nova aplicação no OpenShiftou atualizará a existente.

Precauções

Apesar de estarmos nos aproximando de um produto final, precisamos nos atentar que ainda estamos validando nossos jobs, colhendo feedback para manter a esteira sempre atualizada e funcionando da melhor forma.