Análise de Negócio
PROCESSO:DESCRIÇÃO:
Uma análise sobre a solicitação do cliente, principalmente sobre a viabilidade do projeto proposto. Buscando apresentar os problemas enfrentados, as raízes dos problemas e os seus impactos. Levanta-se números e fontes sobre possíveis impactos na economia de gastos públicos e/ou arrecadação. Busca-se identificar se a demanda está estrategicamente alinhada, se vai precisar otimizar processos e quais produtos possivelmente serão criados ou utilizados.
ENTRADA:
Proposta de Projeto.Projeto enviada analisada e consolidada. 
SAÍDA:
- Diagnóstico de Negócio;
- Entendimento sobre os problemas, os riscos, os dados comprobatórios ou sobre a ausência de dados;
- Entendimento sobre o macroprocesso.
QUEM ESTÁ ENVOLVIDO?
- 
Coordenador de Desenvolvimento
- Coordenador de Gestão Estratégica- Gerente de Portfólio de Projetos
- 
Time de Negócios
- 
Scrum Master
- 
Product Owner
- 
Cliente
O coordenador de desenvolvimento ou o gerente de portfólio de projetos irá informar o product owner do time de negócios que tem nova demanda para entrar em análise de negócios.
O PO do time de negócios então colocará a demanda na próxima sprint mais próxima de um dos times de negócio.
Após entrada da demanda para análise de negócios, o time e o cliente se reunirão para construção de uma diagnóstico sobre a solicitação do cliente.
QUANDO ACONTECE?
Após o cliente enviar o estudo de impactos, a demanda aguardará uma vaga para entrar em análise de negócio. 
Quando entrar para desenvolvimento, o time de negócios fará sua análise em uma Sprint, portanto, acontecerá durante 10 dias úteis.
ONDE ACONTECE?
Sala providenciada pelo Cliente.
PROCEDIMENTOS QUE MERECEM ATENÇÃO
1
- O time de negócios deverá fornecer a análise da solicitação na página do projeto dentro do documentos.sistemas, na prateleiraAnálise deprojetos.Negócio.
- No final da sprint, o PO deverá alimentar os campos do Card da solicitação no pipe “Gestão de Demandas”Projetos”, informando impacto na economia, arrecadação, o alinhamentoestratégico e aestratégico, qual portfólioda GDEVque o projeto poderápertence,pertencer, entre outras informações.
- O PO precisa verificar se haverá necessidade de envio da análise de negócios via SEI para o cliente ou outro interessado.
- O PO precisa informar ao cliente que a análise está feita e que a solicitação ficará aguardando abrir vaga para desenvolvimento do projeto.
2 - 
3 - 
4 - 
CUSTO COM SALÁRIO
- Time Amazonas: R$
- Time Dark Souls: R$
Essa média tem como base o valor da hora quando se identifica a média do salário dos membros de cada time.
DOCUMENTAÇÃO
1 - Todas as análises estarão na prateleira de projetos que pode ser acessada através do Link: https://documentos.sistemas.ro.gov.br/shelves/projetos
2 - A solicitação do cliente deverá estar no pipefy, no Pipe “ Gestão de Demandas”.
INDICADORES QUE DEVEM SER GERENCIADOS
- Quantos projetos com diagnóstico positivo que geraram produtos fracassados?
- Quantos projetos com diagnóstico negativos que geraram produtos fracassados?
- Quantos projetos com diagnóstico positivo que geraram produtos de sucesso?
- Quantos projetos desenvolvidos sem diagnóstico geraram produtos fracassados?
- Quantos projetos desenvolvidos sem diagnóstico geraram produtos de sucesso?
- Qual tempo médio para realização do diagnóstico? (Horas)
CONCEITOS ENVOLVIDOS QUE MERECEM ATENÇÃO
- Análise de negócio: Forma de validar se o problema que o cliente esta enfrentando realmente existe, se é da forma que ele entendeu, se tem relação de causa efeito, ou se é efeito de outros problemas.
 
        