Ir para o conteúdo principal

Avaliação de Servidores 360º - CODE

O que é?

A avaliação de Servidores 360º é uma série de perguntas a serem respondidas por cada colaborador e pelas pessoas que convivem diariamente com ele no âmbito da SETIC. 

Para que serve?

Esta avaliação serve para identificar pontos fortes e melhorias em cada colaborador, dar feedback e feedforward, com ênfase no desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual, bem como identificar quais servidores merecem subir ou descer o CDS. 

Como foi elaborado?

A avaliação de servidores foi elaborada com base na técnica "CHA', que avalia o tripé das competências: CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE. Para cada competência "CHA", há perguntas que irão ajudar a organização a entender os pontos fortes e melhorias que precisam ser aplicadas para a evolução do colaborador.

Além disso, também foi utilizado o conceito de avaliação 360º:

Avaliação 360 graus é um método de análise dos funcionários que une autoavaliação e avaliações dos que trabalham com ele, incluindo subordinados, líderes e colegas de trabalho. A avaliação 360 consiste em ter a visão mais completa possível do desempenho do colaborador. 

Para obtermos critérios objetivos de avaliação, cada pergunta do formulário recebeu uma nota a ser atribuída, que totaliza 100 pontos. Todas as pessoas serão avaliadas diversas vezes por outros servidores, seguindo o conceito de avaliação 360º, as notas de cada avaliação serão somadas e a dividas pela quantidade de pessoas que avaliaram, resultando na média.

Exemplo prático: Fulano de tal se autoavaliou e alcançou 80 pontos. Cada pessoa de seu time o avaliou também e ele recebeu as respectivas notas: 95, 85 e 80. Portanto, a média desse servidor é de "80+95+85+80/4 = 85."

Com relação a competência habilidade, a avaliação será por cargo, sendo as perguntas diferentes e específicas a cada função: DESENVOLVEDORES, POs, SMs E GERENTES/GESTORES.

HABILIDADE

Desenvolvedores

Para avaliar a habilidade de cada desenvolvedor, serão feitas as seguintes perguntas:

  1. A quantidade de demandas entregues está: baixa, na média ou acima da média?
  2. Qual o nível de conhecimento dessa pessoa do sistema em que está trabalhando: